Colocado por: DAJP o investimento no solar térmico não faz muito sentido.
Colocado por: arturluiscosta
qt à bomba de calor, tem toda a razão.
cumps
Colocado por: callinas
Errado, o investimento faz muito sentido pois terá AQS de Maio a Setembro quase gratuito.
Colocado por: arturluiscosta
exigir é obra. nenhuma Câmara se pode dar ao luxo de ter a audácia de se meter em termos de exigir.
e "ele exigem" não é português.
qt à bomba de calor, tem toda a razão.
cumps
Colocado por: arturluiscostae "ele exigem" não é português.
Colocado por: arturluiscostaqt à bomba de calor
Colocado por: DAJP
O problema está no quase.
Digamos que a bomba de calor gasta 100€ de electricidade por ano para AQS, quanto gasta no solar térmico? Qual a diferença de investimento inicial? Qual o tempo de amortização do solar térmico?
Tem tudo a ver com isto.
Colocado por: jorgealvesOs sistemas solares que tenho instalado garantem AQS em cerca de 9 a 10 meses por ano por via solar, sendo que muito raramente eé feito o apoio por resistência electrica, não são sistemas para durarem menos de 20 anos.
Colocado por: DAJPuhmm não me convenceram as opiniões que ouvi até agora! Nos meses de verão existem perdas assinaláveis de água por evaporação!
Colocado por: DAJPUhmm não foi isso que me disseram na feira, tenho de confirmar com a ADENE então. Porque estamos a falar de uma diferença considerável.
Uma bomba de calor de média gama com um bom COP por oposição a um sistema solar térmico com circulação forçada pode significar metade do investimento inicial e a renda mensal não é muito diferente, sendo assim o investimento no solar térmico não faz muito sentido.
Colocado por: fernandoFerreirapois falta sair um despacho do governo
Colocado por: callinasOnde evapora a água se í circuito é estanque?
Colocado por: DAJP
A água no verão atinge temperaturas de tal forma altas que o sistema tem de expulsar a mesma e repor água fria para compensar. Pelo menos nos sistemas que vi era assim que funcionava, mas nada que uma ficha técnica do sistema que falam não resolva. Que modelo falam?Concordam com este comentário:EOF