Iniciar sessão ou registar-se
    • DAJP
    • 22 novembro 2015

# 41

Uhmm não foi isso que me disseram na feira, tenho de confirmar com a ADENE então. Porque estamos a falar de uma diferença considerável.

Uma bomba de calor de média gama com um bom COP por oposição a um sistema solar térmico com circulação forçada pode significar metade do investimento inicial e a renda mensal não é muito diferente, sendo assim o investimento no solar térmico não faz muito sentido.
    Concordam com este comentário: EOF
  1.  # 42

Colocado por: DAJP o investimento no solar térmico não faz muito sentido.

Errado, o investimento faz muito sentido pois terá AQS de Maio a Setembro quase gratuito.
    • DAJP
    • 22 novembro 2015

# 43

Colocado por: arturluiscosta

qt à bomba de calor, tem toda a razão.

cumps

Quem tem razão?

É complicado comentar o português das outras pessoas quando o seu também não é o mais correto.

Atenção à pontuação e às abreviaturas.
    • DAJP
    • 22 novembro 2015

# 44

Colocado por: callinas
    Errado, o investimento faz muito sentido pois terá AQS de Maio a Setembro quase gratuito.

O problema está no quase.

Digamos que a bomba de calor gasta 100€ de electricidade por ano para AQS, quanto gasta no solar térmico? Qual a diferença de investimento inicial? Qual o tempo de amortização do solar térmico?

Tem tudo a ver com isto.
  2.  # 45

Colocado por: arturluiscosta

exigir é obra. nenhuma Câmara se pode dar ao luxo de ter a audácia de se meter em termos de exigir.

e "ele exigem" não é português.

qt à bomba de calor, tem toda a razão.

cumps

amigo isto não é um fórum para aprender português, e o picareta é uma das pessoas que contribui e muito para este forum
    Concordam com este comentário: jorgealves, Sabrina, A&J
  3.  # 46

Colocado por: arturluiscostae "ele exigem" não é português.

Escapou-me o "s" em "ele", e a si escaparam-lhe uma data de letras em "qt".

Colocado por: arturluiscostaqt à bomba de calor
  4.  # 47

Colocado por: DAJP

O problema está no quase.

Digamos que a bomba de calor gasta 100€ de electricidade por ano para AQS, quanto gasta no solar térmico? Qual a diferença de investimento inicial? Qual o tempo de amortização do solar térmico?

Tem tudo a ver com isto.

Se pensa assim deve ponderar umas coisas.
    Um termosifao custa 1000 euros
    De Maio a Setembro Setembro eu não gasto mais nada.
    Nos outros meses gasto em média 25 euros por mês em energia na resistência eléctrica.
    • DAJP
    • 22 novembro 2015

# 48

Lá está Callinas,

Painel Solar com Termossifão - (25€ x 7 meses = 175€) + (0€ x x 5 meses = 0€) = 175€ Custo Anual AQS

Bomba de calor - (15€ x 12 meses) = 180€ Custo Anual AQS

Falta perceber se a bomba gasta tanto por mês, os custos de manutenção de cada um dos sistemas e claro o investimento inicial. Sendo que se instalar Solar Térmico iria sempre para Circulação Forçada.

Alguém tem mais consumos deste tipo de sistemas para AQS? Partilhem aí.
  5.  # 49

Os sistemas solares que tenho instalado garantem AQS em cerca de 9 a 10 meses por ano por via solar, sendo que muito raramente eé feito o apoio por resistência electrica, não são sistemas para durarem menos de 20 anos.
    • DAJP
    • 22 novembro 2015

# 50

Colocado por: jorgealvesOs sistemas solares que tenho instalado garantem AQS em cerca de 9 a 10 meses por ano por via solar, sendo que muito raramente eé feito o apoio por resistência electrica, não são sistemas para durarem menos de 20 anos.

Pode dar um exemplo de modelo e custo genérico do quem instalado recentemente? Orçamenta ou trabalha na região norte?
  6.  # 51

São sistemas por tubos de vácuo.
    Nalguns sítios do país de nov a janeiro fevereiro. Só há nuvens, chuva, e gelo e nevoeiro. Por isso nesses meses ou...
    Não custam 1000 euros;)
    • DAJP
    • 23 novembro 2015

# 52

uhmm não me convenceram as opiniões que ouvi até agora! Nos meses de verão existem perdas assinaláveis de água por evaporação!
  7.  # 53

Onde evapora a água se í circuito é estanque?
  8.  # 54

Colocado por: DAJPuhmm não me convenceram as opiniões que ouvi até agora! Nos meses de verão existem perdas assinaláveis de água por evaporação!

!!??!!!
  9.  # 55

Uma nota em relação ao sistema da Energie.
    Se forem ao Solarkeymark o "painel solar" deles (que é o evaporador da bomba de calor) possui certificação Solarkeymark o que por si poderia ser suficiente para ser utilizado como sistema solar no âmbito da nossa térmica.
    No entanto se formos ler o certificado este foi obtido com o liquido a passar no coletor sendo água e não o gás utilizado na bomba de calor, ou seja para ser certificado o sistema teria de funcionar como colector solar normal e não como bomba de calor.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • EOF
    • 23 novembro 2015 editado

# 56

Do que vi aqui: https://forumdacasa.com/discussion/33806/rccte-paineis-solares-deixaram-de-ser-obrigatorios/ fiquei com a ideia de que a certificação é possível utilizando apenas a bomba de calor, desde que esta cumpra lá os requisitos definidos no despacho da DGE.
    Eof
  10.  # 57

Colocado por: DAJPUhmm não foi isso que me disseram na feira, tenho de confirmar com a ADENE então. Porque estamos a falar de uma diferença considerável.

Uma bomba de calor de média gama com um bom COP por oposição a um sistema solar térmico com circulação forçada pode significar metade do investimento inicial e a renda mensal não é muito diferente, sendo assim o investimento no solar térmico não faz muito sentido.

A Bomba de Calor não substitui os coletores solares (em termos regulamentares). pode vir a substituir em breve, pois falta sair um despacho do governo onde será definida a forma de contabilizar a componente renovável de uma bomba de calor, isto porque uma parcela da energia, é renovável, a Aerotermia.
    se depois de sair o despacho, a componente renovável de uma bomba de calor, for igual ou superior à Energia Solar para AQS, a Bomba de calor pode substituir os paineis solares (em termos regulamentares).
    até lá, apenas são aceites coletores solares térmicos, ou sistemas a Biomassa (lenha / pellets, etc)
    Concordam com este comentário: jorgealves, DAJP
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DAJP
    • EOF
    • 23 novembro 2015

# 58

Colocado por: fernandoFerreirapois falta sair um despacho do governo

Quase 2 anos depois e ainda não saiu?! :O
    Só mesmo neste retângulo à beira mar!
    Eof
    • DAJP
    • 23 novembro 2015

# 59

Colocado por: callinasOnde evapora a água se í circuito é estanque?

A água no verão atinge temperaturas de tal forma altas que o sistema tem de expulsar a mesma e repor água fria para compensar. Pelo menos nos sistemas que vi era assim que funcionava, mas nada que uma ficha técnica do sistema que falam não resolva. Que modelo falam?
    Concordam com este comentário: EOF
  11.  # 60

Colocado por: DAJP

A água no verão atinge temperaturas de tal forma altas que o sistema tem de expulsar a mesma e repor água fria para compensar. Pelo menos nos sistemas que vi era assim que funcionava, mas nada que uma ficha técnica do sistema que falam não resolva. Que modelo falam?
    Concordam com este comentário:EOF

Se o sistema funciona assim está mal montado. A água que vaporiza no colector solar é absorvida pelo vaso de expansão do circuito primário e nunca é perdida. Conheço sistemas (e montei alguns deles) que estiveram em estagnação 3 anos seguidos no meio do Alentejo (sem drainbacks nem nada do género) e ao fim desse tempo todo não perderam pressão nenhuma no primário (e não possuem sistemas de enchimento automático do primário)

0.0256 seg. NEW