Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite. Estou a tentar substituir um comutador de tecla dupla da garagem que tinha uma tecla partida. Uma das teclas liga/desliga uma lampada da garagem ( que estaria a funcionar como interruptor simples) e a outra liga/desliga as luzes das traseiras, que também podem ser ligadas num interruptor da cozinha que fica em cima. O anterior mecanismo tinha ligados 5 fios. Na caixa tenho seis fios. O novo mecanismo que adquiri é o comutador de escadas duplo da Efapel modelo 21100, que tem seis orifícios em cima e seis em baixo. Vou tentar mostrar numa figura os fios que saem na caixa.
  2.  # 2

    É pá. Se mostrasse os fios ligados ao antigo é que era. Tudo desligado às vezes é uma salada.
    Concordam com este comentário: joaobarreira
  3.  # 3

    Esquema dos fios que saem da caixa da garagem.
    Infelizmente não marquei antes corretamente os fios da ligação ao mecanismo anterior e não tirei foto.
    Anexo o esquema indicado de ligações para o comutador que comprei.

    O problema é identificar corretamente de onde vem os fios e o que fazem e onde os devo ligar.
    Obrigado
      efapel-comutador-de-escada-duplo-21101.jpg
      Esquema dos fios da tomada garagem.png
  4.  # 4

    Contrata um eletricista.
  5.  # 5

    Não percebia o que ia fazer e antes de desligar não tira foto, para voltar a ligar.

    Agora coloca o esquema de ligação da Efapel e um desenho do paint?
  6.  # 6

    Começando pelo simples:

    O fio que não ligava a nada não ligará a nada.

    Num dos interruptores, laranja com seta ao L (ponto comum do inversor), vermelho a qualquer outro contacto

    Noutro interruptor, laranja ao ponto comum, verde e azul aos restantes contactos.

    Fica também a saber que pode somente trocar a tecla por outra nova e escusava de desmontar isso tudo.
  7.  # 7

    Colocado por: VarejoteNão percebia o que ia fazer e antes de desligar não tira foto, para voltar a ligar.

    Agora coloca o esquema de ligação da Efapel e um desenho do paint?


    Obrigado pela ajuda ! Tem razão. Marquei inicialmente os fios com clips coloridos antes de os tirar. Contudo a meio da instalação os clipes começaram a saltar e perdi tudo. Tenho 2 fios castanhos e 4 pretos !
    Se quiser dizer algo mais construtivo eu agradeço.

    Colocado por: nielskyContrata um eletricista.

    Provavelmente terei de o fazer mas esperava que o forum ajudasse.
  8.  # 8

    Meta foto.
  9.  # 9

    Colocado por: CaravelleComeçando pelo simples:

    O fio que não ligava a nada não ligará a nada.

    Num dos interruptores, laranja com seta ao L (ponto comum do inversor), vermelho a qualquer outro contacto

    Noutro interruptor, laranja ao ponto comum, verde e azul aos restantes contactos.

    Fica também a saber que pode somente trocar a tecla por outra nova e escusava de desmontar isso tudo.


    Obrigado Caravelle
    O ponto L é um dos orificios centrais da fila dos seis ?
    Queria dizer "no outro interruptor azul ao ponto comum ?"
  10.  # 10

    Este comutador será como o meu novo. Não reparei se tinha lá aquelas letras e setas abaixo dos orifícios. Acho que não tem ( não estou em casa agora)
      Comutador_Escada_Duplo_21101_Efapel_DroPereira-700x525.jpg
  11.  # 11

    Meta mas é fotos dos fios.
  12.  # 12

    Colocado por: joaobarreiraO ponto L é um dos orificios centrais da fila dos seis


    Não. Se reparar no esquema que pôs, cada interruptor tem 3 contactos, 1 L (ponto comum) e duas "setas" (contactos que funcionam de forma alternada). O ponto L é comum e quando mexe a tecla, o interruptor alterna entre uma seta e a outra. Se não conseguir perceber, meta foto das traseiras do interruptor novo.

    Colocado por: joaobarreiraQueria dizer "no outro interruptor azul ao ponto comum


    Era preciso eu escrever muito mal para me enganar assim. Se o verde tem corrente quando manobra o int.da cozinha e o azul perde a alimentação e vice-versa, a ligação é exactamente como a descrevi.

    Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaobarreira
  13.  # 13

    Muito obrigado

    Colocado por: CaravelleEra preciso eu escrever muito mal para me enganar assim. Se o verde tem corrente quando manobra o int.da cozinha e o azul perde a alimentação e vice-versa, a ligação é exactamente como a descrevi.


    Desculpe a minha confusão. Eu pensei que colocava o azul no outro L porque também tem sempre corrente (?). É que só tenho um laranja. Não preciso de ligar nada no outro L desse interruptor. Basta ligar então o verde e e o azul.

    Desconfio que o branco devia fazer comutação com outro interruptor que tenho noutra entrada da garagem e que não funciona (!?). Se for assim onde o devo ligar ? Junto com o vermelho ?
  14.  # 14

    Segundo o esquema que desenhou, tem 3 tubos.

    De um saem 2 fios que desenhou a laranja e vermelho, cuja ligação descrevi em primeiro.

    De outro sai 1 fio que presumo que seja o que não estava ligado.

    Do último saem 3 fios que colocou a laranja, azul e verde, cuja ligação descrevi em segundo.

    Garante que o azul tem sempre corrente? Verifique, como já escrito, que quando manobra o interruptor da cozinha a corrente passa para o verde, deixando o azul sem alimentação.

    Em relação ao outro fio, não o posso ajudar, porque não tenho noção da instalação.

    Não se esqueça de meter fotos da fiarada.

    Já aprendeu alguma coisa: antes de desmontar, vire o interruptor antigo com as ligações ainda no lugar e tire fotos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaobarreira
    • hangas
    • 2 fevereiro 2021 editado

     # 15

    Colocado por: joaobarreiraO problema é identificar corretamente de onde vem os fios e o que fazem e onde os devo ligar.


    O Caravelle já lhe explicou, mas eu vou dizer o mesmo de outra forma.

    Se o seu desenho da caixa representa os tubos que nela chegam, será algo deste género:

    - O grupo de 3 fios, e do circuito com comutador. Agora pode ser a ponta onde começa (onde recebe a fase para comutar) ou pode ser a ponta onde acaba (recebe duas fases alternadas e sai para a lâmpada)

    Estes 3 fios hao-de ser 2 de uma cor e outro de outra.
    O da cor unica em qualquer dos casos liga ao comum do comutador (L) e os outros dois às duas a cada uma das saidas dessa tecla.

    Depois de resolvido isto, é facil. Os outros dois que estavam ligados, são um interruptor normal. Como no caso tem um comutador duplo, liga um ao L/comum dessa tecla e o outro numa das saidas.
    A ordem não é muito relevante para funcionar, apenas influencia se liga ou desliga quando a tecla esta para cima/baixo ou vice-versa. Há convenções para isso e depois de perceber o funcionamento pode trocar para que as teclas fiquem como quer.

    O que não estava ligado, assim continuará.
    Concordam com este comentário: Caravelle
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaobarreira
  15.  # 16

    Colocado por: CaravelleJá aprendeu alguma coisa: antes de desmontar, vire o interruptor antigo com as ligações ainda no lugar e tire fotos.
    Certo ! :(

    No tubo de onde sai o fio azul e o fio verde , sai um fio que eu representei a castanho ( não é laranja, infelizmente na minha imagem percebe-se mal). Daí a minha questão anterior
    Os que me pareceram ter sempre corrente são o laranja e o azul ( terminam com setas). O verde tem, como disse, corrente se alguém ligar o interruptor da cozinha em cima.

    Obrigado pela paciência
  16.  # 17

    Caravelle,
    Voce está a presumir que a instalação está correta.
    Uma vez que nao percebi nada do desenho não vou opinar.

    Se fizer um desenho que eu perceba, sinda tento ajudar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaobarreira
  17.  # 18

    Colocado por: hangasEstes 3 fios hao-de ser 2 de uma cor e outro de outra.
    O da cor unica em qualquer dos casos liga ao comum do comutador (L) e os outros dois às duas a cada uma das saidas dessa tecla.

    Certo.
    Para ver se percebi. O comutador tem duas filas de orifícios (seis em cada fila):
    - a cima deve ser L (1) , seta para cima (2) , seta para cima (3)
    - a de baixo deve ser seta para baixo ( 4) , seta para baixo (5) , L (6)

    Tenho nesse tubo 2 fios pretos e um castanho ( cores reais): ligo o castanho ao L de um dos interruptores (p.ex.1), e os pretos a que números?

    Obrigado
  18.  # 19

    As vezes ajuda perceber o principio de funcionamento da coisa, e depois faz os seus proprios testes para perceber onde está.
    O esquema típico de uma comutação de 3 vias é assim:

    Se tiver 3 ou mais comutadores, pelo meio leva inversor de grupo, mas para o caso isso é irrelevante visto que está aparentemente numa das pontas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaobarreira
      Screenshot 2021-02-01 at 23.21.58.png
  19.  # 20

    Colocado por: nielskyUma vez que nao percebi nada do desenho não vou opinar


    Desculpe a falta de jeito do artista. Era uma tentativa de identificar os fios e a sua proveniência. Com o busca-pólos sei que dois deles tem sempre corrente ( laranja e azul) e um (verde) só tem quando o interruptor em cima se liga. Não sei explicar melhor. Sorry :(
 
0.0217 seg. NEW