Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou com problema de vazamento/infiltração em dois aparelhos de ar condicionado split.

    Quebrei a parede no local da humidade e me deparei com a seguinte situação das fotos em anexo.


    Esse tipo de instalação esta correcta?

    Essa junção esta a aproximadamente 1,2m a 2m da bandeja das evaporadoras.

    Não sei como foi feita a obra mas pela configuração do imóvel acredito que este tubo vá pelo chão até o tubo de descida vencendo uma distância considerável.

    Esperava encontrar algum cano rachado ou algo do tipo e diante dessa situação estou sem ideia de como resolver. Alguém tem alguma ideia do que pode ser?

    Muito obrigado pela ajuda.
    • Tmack
    • 2 fevereiro 2021 editado

     # 2

    Dreno1
    dreno2
  2.  # 3

    Ou esse tubo flexível está roto, ou então tem algum entupimento a jusante: o ar condicionado vai enchendo o tubo cinzento até que este transborda, porque não há qualquer tipo de ajuste entre os tubos (bela porcaria de trabalho que aí está, com jeitinho o tubo de PVC cinzento está entupido com pedaços de argamassa usada para tapar isso.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  3.  # 4

    Fiz um segundo teste agora.

    Coloquei água directamente no cano exposto e após alguns segundos começou a vazar... notei que a agua fica completamente empoçada.

    Mati uma daquelas cameras/estetoscópio de tubo de Lidl e notei que apos o Y há uma outra emenda no tubo onde nota-se que o buraco esta completamente tomado por detritos/pedras/massa.

    Não sei se essa é a origem do problema ou se esses detritos caíram no momento que eu quebrei a parede hoje. Dado o adiantado da hora, quebrarei o resto amanha para retirar esse trecho do cano....

    Alguma recomendação ou cuidado que devo tomar?

    Cumps,
  4.  # 5

    Coloque aí uma mola daquela de desentupiamento e tente tirar o entulho pela saída.

    Deverá estar ligado a algum sifão no quarto de banho talvez.

    Não adianta partir mais porque o tubo desce e depois anda no chão e não vai partir o chão para o trocar todo.
    • Tmack
    • 3 fevereiro 2021 editado

     # 6

    Resolvido!!!!

    Achei melhor quebrar mais e cerrar o tubo porque estava com receio que essa terra acumulada entrasse ainda mais na tubulação e piorasse o problema.

    a
    b

    Como podem ver há um redutor na tubulação e era justamente esse redutor que estava completamente entupido com detritos/massa.

    c
    d

    Fiz o teste jogando agua na tubulacao exposta e nada de entupimentos, tudo funcionando como deveria.


    A minha dúvida agora é qual a melhor forma de efectuar a ligacao desses tubos brancos com o tubo cinza la de baixo. Qual seria a melhor forma? Pensei num Y com diâmetro menor do que o que existia e uma ligacao reta ate o tubo de descida... so nao sei se esse tubo de descida é padrao e encontrarei as conexoes.



    Edit: o tubo de descida parece ser de 15mm
  5.  # 7

    Compra tubo de 40mm e um tampo de 40mm

    Depois abre um buraco de 15mm e enfia lá dentro o tubo branco do ar condicionado.
    • eu
    • 3 fevereiro 2021

     # 8

    Quem montou essa tubagem devia ser vergastado em público...
 
0.0133 seg. NEW