Iniciar sessão ou registar-se
    • VCG
    • 2 fevereiro 2021 editado

     # 1

    Olá.
    Gostaria de obter as vossas opiniões sobre a planta da casa que pretendo construir em Braga.
    Esta foi realizada pelo arquitecto com base nas vivências que eu e minha esposa lhe transmitimos (gostamos da simplicidade e funcionalidade) e no terreno em causa que engana pelo desniveis.
    Existêm alguns pontos a melhorar (que irei referi) mas pretendo comentários de pessoas sem “os olhos viciados” no projecto.
    Segue alguns dados de entrada relevantes que condicionam projecto: 1)Norte: No vertice do escritorio; 2)Estrada Principal do lado do hall; Desniveis: Tanto o terreno como a estrada principal descaem desde o escritorio até à entrada da cave 1mts, e o terreno descai do hall à suite 1.5mts; Ramal de saneamento junto à entrada cave a 80cm de profundidade (necessidade da casa ficar à cota do escritório- garantir 1.60mts do piso de res-do-chão ao ramal saneamento).
    - Quartos: 3.20 x 3.90 (com armario 3.30) – portadas 2.0mts x 2.20mts
    - Suite: irá aumentar a largura porque o closet está demasiado grande (1ºponto a melhorar) - portada 2.0mts x 2.20mts
    - WCs: 3.2 x 2.0mts – vitral 2.0mts x 0.6mts
    - Corredores -1.20mts
    - Escritório -3,8mts x 2.65mts –poderemos alterar entrar directa pelo hall (imagem anexo)
    - Despensa/Lavandaria (poderia existir local melhor, já vi conceito em casa de amigo e até gostei pelo prático que é), na cave não é possivel não à saneamento ao dia de hoje. Na cave será alocada a zona tecnica sem equipamento que obrigam saneamento
    - Cozinha – visualmente parece grande (ilha está 1.20mts da janela onde está lava-loiça e a 1.50mts da porta oculta da dispensa lavandaria). A cozinha ainda poderemos reduzir dimensões. Aceitamos de bom grado sugestões de layouts. Na ilha será local de “trabalho”, e de cozinhar (necessidade de investir num bom exaustor –aceitamos sugestões) .
    - Cozinha/Sala jantar/Sala -11.56mts x 6.50mts, 2 janelas 2,0mts x 0.70mts estrada principal, 3 portadas oscilobatente 2.0mts x 2.20mts para o terraço – a zona onde está representada a arvore será nivelada à cota da zona social. (ponto em dúvida, largura do open space de 6.50mts para 6.0mts*)
    - Cave –* Primeiro problema se reduzir largura de zona social de 6.5mts para 6.0mts, cave também ficará com 6mts. Será suficiente para ter 2 carros lado a lado?
    Será garagem, zona tecnica e zona de arrumar a muita tralha que acumulamos com os anos. A cave será fechada, iremos nivelar todo a zona envolvente da casa na mesma cota.
    Existe em cima da mesa uma ideia do hall que impacta com as divisões envolventes – ideia chave entrar pelo escritório pelo Hall e reduzir ao hall exterior.
    Uma segunda entrada de carro pela estrada principal ainda não está definida – em discussão.
    Desculpem o tamanho do texto, mas deste modo têm oPlanta melhor enquadramento .
      PLANTA - NORTE.jpg
      CAVE.jpg
      Possivel layout hall1.jpg
      TOPOGRAFIA.jpg
  1.  # 2

    Colocado por: VCGGostaria de obter as vossas opiniõe
    uma pergunta.. tens uma imagem da topografia ?
    • VCG
    • 3 fevereiro 2021

     # 3

    É uma das ferramenta base do Arquitecto.
    Tenho, vou perdir à Administração do forum que coloque (o problema das imagens é do meu lado).
    A imagem que tenho é com uma das propostas que caiu por terra (casa terrea) que eu pertencia mas devido ao saneamento obriga-me a colocar a casa numa cota mais elevada, e como tenho necessidade de uma boa garagem, optamos pela meia cave e entrada para esta pela lateral.
  2.  # 4

    Tem corredores a mais.
    Tem muito espaço de circulação o que torna a planta desagradável.
    Não consegue eliminar esse espaço?
  3.  # 5

    o acesso à suite é desgraçado... corredor e pimba, quarto de vestir de frente para porta. E a portta da IS!? que raio de tecnico é
    esse que mete isso assim!?
  4.  # 6

    O portão da garagem é assim estreito .... para duas viaturas. porquÊ?
  5.  # 7

    Boa tarde,

    Apenas de um ponto de vista técnico:
    Aparentemente, a zona da entrada não cumpre as acessibilidades que refere um espaço para uma rotação de 360, assim como a i.s acessível, pois tenho as minhas dúvidas se cumpre a rotação de 360, com a porta a abrir para dentro, e se o espaços entre os equipamentos e o lavatório permitirá, mas pode ser presunção minha.
    Closet quase tão grande como o quarto principal.
    A forma de conexão com os quartos, poderia ser mais trabalhada, evitando o prolongado corredor. Sendo que o corredor não terá qualquer iluminação natural, ou perpectiva para o exterior.
    A escada que vem da garagem poderia ter 0,80 m de largura no min.
    Ao chegar à casa, não terá muita luz natural, nada mesmo. Poderia ser mais interessante, permitir uma visão para o exterior.
    Porquê os cantos nos quartos (a ladearem os vãos)? Não podem os vãos ficarem à largura dos quartos? Se for por motivos económicos, compreenderei.


    Cumprimentos,
    Concordam com este comentário: antonylemos
    • VCG
    • 3 fevereiro 2021

     # 8

    Corredores, eu tb não sou a favor de corredores. E já expôs essa problemática ao arquitecto, mas não houve solução. Sugestões?

    O closet e suite a disposição já referi que tem que ser melhorado. Se tiveres sugestões fico grato.

    Escalas, segundo o arquitecto é obrigatório 1.20mts, eu pedi 1.0mts. posso mesmo reduzir?

    Hall, quais das disposições consideram mais funcional? Eu estou inclinado para acesso directo pelo hall.

    Cave, @pedro o problema não está no portão, está na largura, se optar por 6mts no Open space, a garagem terá que ser 6mts. No Open space acho mais que suficiente, na garagem poderá ser estreia c 2 carros lado a lado.
  6.  # 9

    Colocado por: VCGproblema não está no portão, está na largura,

    Es´ta.. na largura do portão, deveira permitir a entrada saida dos veiculos sem criar obstáculos, o que não acontece..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VCG
    • VCG
    • 3 fevereiro 2021

     # 10

    @pedro compreendo o que diz, mas o que me preocupa é querer abrir as portas e não ter grande possibilidade. Está questão impacta com questões financeiras. Algum neste fórum tem 2carro ligeiros passageiros e com garagem 6mts? Qual a vosso feedback?
    Concordam com este comentário: TiagoAntunestfh
  7.  # 11

    Com 6m dá para abrir as portas... Qual é a dúvida?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VCG
  8.  # 12

    Qual a planta final? Todas são díspares
  9.  # 13

    Foi um arquitecto que desenhou?
    Custa-me a acreditar.
    Pensava que tivesse sido alguém conhecido(um amigo, um miúdo do 12ºano), com jeito para AutoCAD.
    • VCG
    • 3 fevereiro 2021

     # 14

    Ora Participante, a planta final como referi é com meia cave. Fundamente construtivamente o seu comentário.
    Concordam com este comentário: Papoi
    • VCG
    • 3 fevereiro 2021

     # 15

    mmarinho, pode fundamentar construtivamente a sua não crença. E quais são os grandes erros desta planta?
  10.  # 16

    VCG

    uma pequena contribuição para tornar esse corredor mais amigável e tambem rentabilizar as wc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VCG
      VCG 001.jpg
    • VCG
    • 3 fevereiro 2021

     # 17

    @Marco 1, obrigado pela constribuição. Muito interessante.
    • VCG
    • 3 fevereiro 2021

     # 18

    @Marco 1, a nivel do Hall, qual das disposição lhe é mais favoravel (se é que alguma lhe agrada) ?
  11.  # 19

    apenas tem que limpar um pouco as ideias
    as escadas até podem ser assim ou encostadas á parede do escritório, é a escolha
    Concordam com este comentário: Participante
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VCG
      VCG 2 001.jpg
    • VCG
    • 4 fevereiro 2021

     # 20

    @Marco1, comprendo o conceito, e está interessante essa pespectiva. A mim também agrada mais acesso ao escritorio pelo Hall, mas escritorio está demasiado comprido para as minhas necessidade, dai as escadas ter ido para o lado do escritorio.
 
0.0201 seg. NEW