Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Em fase de construção de moradia, vou-me deparando com o dilema da escolha do género de madeira para as portas de exterior. Naturalmente, uma madeira resistente e com bom grau de dureza deverá ser bom (das poucas coisas em que os carpinteiros estão de acordo!).
    As portas estão abrigadas em alpendres, recuadas a 3 e 5 metros, em Viseu, e nenhuma está virada a norte.
    Mas o enorme gosto que tenho pela madeira e a importância estética que estou a dar a todos os detalhes da casa leva a que valorize o tom da madeira (não gosto de amarelados nem escura, preferindo tom/cor mais ou menos semelhante à imagem) e, caso fosse possível (não obrigatório) se pudessem ver os veios e nós da madeira.
    Já me disseram tudo e o seu contrário pelo que vou colher a vossa opinião com gosto a ver se fico mais esclarecido. Então, aqui vai:
    -Na maioria das madeiras pode-se dar o acabamento com o tom pretendido (madeira mais escuras não dá);
    -Afisélia- é dura (não expande), mas é rosada! (sem veios, isso era o menos...);
    -Carvalho americano e Kambala- ligeiramente menos dura, mas amarelada (sem veios);
    -Castanho- bonita, tem veios, mas menos dura (permite acabamento à cor pretendida);
    -Pinho Riga (pinheiro manso)- muito resistente, com muitos veios (permite acabamento à cor pretendida) - desconhecia... embora sempre tenha associado a palavra pinho a menos robustez...

Uns carpinteiros dizem que uma porta que não esteja exposta e bem fabricada, de qualquer uma destas madeiras, ficaria bem servido (necessitando apenas de manutenção periódica);
    outros afirmam que o freixo, o castanho e o carvalho absorvem humidade (principalmente à volta e em baixo) ficando com o passar do tempo mais escuro nessas zonas...
    Cereja em cima do bolo, um deles disse-me que, seja qual for o tipo de madeira, acabará sempre por absorver humidade, manchar e empenar.

Para complicar ainda mais a coisa, deixaram-me na dúvida quanto ao tratamento - a óleo (não muda a cor e resiste menos tempo) ou verniz (mais resistente, mas amarela com o tempo)?
    Em termos de isolamento, irei colocar vidro duplo laminado. Já li sobre as portas terem de levar uma VAS (?) e vedantes de borracha perimetrais.

Desde já agradeço o tempo dispensado... aguardando ajuda.

PS: embora tenha escolhido esta grade em ferro forjado através de uma imagem na internet que acrescentei na porta, penso que se existir modelos pré-fabricados sairá mais em conta. Alguém sabe marcas/catálogos onde possa escolher modelos em ferro forjado fabricados em série?
      Portas entrada.jpg
  2.  # 2

Fale com a gercima
    Estas pessoas agradeceram este comentário: blade2000
  3.  # 3

Sr. João Dias, chamado à recepção.

só para adiantar, de que zona é?
    •  
      GMCQ
    • 3 fevereiro 2021

# 4

A minha é assim, pena não a conseguir tomar mais segura e mais direita! Já deve ter uns 40 anos!

Colocado por: blade2000Boa noite,

Em fase de construção de moradia, vou-me deparando com o dilema da escolha do género de madeira para as portas de exterior. Naturalmente, uma madeira resistente e com bom grau de dureza deverá ser bom (das poucas coisas em que os carpinteiros estão de acordo!).
    As portas estão abrigadas em alpendres, recuadas a 3 e 5 metros, em Viseu, e nenhuma está virada a norte.
    Mas o enorme gosto que tenho pela madeira e a importância estética que estou a dar a todos os detalhes da casa leva a que valorize o tom da madeira (não gosto de amarelados nem escura, preferindo tom/cor mais ou menos semelhante à imagem) e, caso fosse possível (não obrigatório) se pudessem ver os veios e nós da madeira.
    Já me disseram tudo e o seu contrário pelo que vou colher a vossa opinião com gosto a ver se fico mais esclarecido. Então, aqui vai:
    -Na maioria das madeiras pode-se dar o acabamento com o tom pretendido (madeira mais escuras não dá);
    -Afisélia- é dura (não expande), mas é rosada! (sem veios, isso era o menos...);
    -Carvalho americano e Kambala- ligeiramente menos dura, mas amarelada (sem veios);
    -Castanho- bonita, tem veios, mas menos dura (permite acabamento à cor pretendida);
    -Pinho Riga (pinheiro manso)- muito resistente, com muitos veios (permite acabamento à cor pretendida) - desconhecia... embora sempre tenha associado a palavra pinho a menos robustez...

Uns carpinteiros dizem que uma porta que não esteja exposta e bem fabricada, de qualquer uma destas madeiras, ficaria bem servido (necessitando apenas de manutenção periódica);
    outros afirmam que o freixo, o castanho e o carvalho absorvem humidade (principalmente à volta e em baixo) ficando com o passar do tempo mais escuro nessas zonas...
    Cereja em cima do bolo, um deles disse-me que, seja qual for o tipo de madeira, acabará sempre por absorver humidade, manchar e empenar.

Para complicar ainda mais a coisa, deixaram-me na dúvida quanto ao tratamento - a óleo (não muda a cor e resiste menos tempo) ou verniz (mais resistente, mas amarela com o tempo)?
    Em termos de isolamento, irei colocar vidro duplo laminado. Já li sobre as portas terem de levar uma VAS (?) e vedantes de borracha perimetrais.

Desde já agradeço o tempo dispensado... aguardando ajuda.

PS: embora tenha escolhido esta grade em ferro forjado através de uma imagem na internet que acrescentei na porta, penso que se existir modelos pré-fabricados sairá mais em conta. Alguém sabe marcas/catálogos onde possa escolher modelos em ferro forjado fabricados em série?
      Portas entrada.jpg

Será uma boa opção mas requer a tal manutenção que menciona.
      IMG_20210114_144421.jpg
  4.  # 5

Colocado por: m.aur.eiraSr. João Dias, chamado à recepção.

só para adiantar, de que zona é?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:blade2000
    A moradia é em Viseu.
  5.  # 6

Alguém que me possa sugerir o tipo de madeira que devo/posso escolher?
  6.  # 7

Colocado por: blade2000Alguém que me possa sugerir o tipo de madeira que devo/posso escolher?

Teka da Birmânia (de longe a opção mais cara)
    Wengué
    Ipê
    Cumaru vermelho
    Roxinho
  7.  # 8

Boa noite, então depois de algum tempo a aprendiz de carpinteiro, vou lhe dar a minha opinião baseada com o que já presenciei.
    A afizélia tem um comportamento fantástico é mesmo das melhores madeiras que pode escolher;
    Eu evitaria carvalho ou freixo, mas quanto ao castanho é uma ótima opção para exterior, inclusive já fizemos portas para exterior nesta madeira e estão impecáveis.
    Quanto aos acabamentos: enorme gosto que tenho pela madeira e a importância estética que estou a dar
    Isto diz tudo, se gosta percebe que tem manutenção, eu optaria por um bom óleo e não vernizes, pelo simples fato dos vernizes estalarem.
    Quanto ao pinho, pessoalmente só optaria se não tivesse preço para uma madeira mais nobre.
  8.  # 9

Bom dia.

Estou na fase de escolha final para fabrico das portas (sem ferro forjado, com "aranhas" sobre os vidros, mas com vidro duplo, fosco de 6mm exterior, cx ar 12mm, 5mm interior - porta de 45mm).
    O dilema prende-se com informações discordantes entre carpinteiros.
    Afizélia é demasiado avermelhada, a Kambala tem pouco veio e escurece com o tempo não respondendo ao que pretendo.
    Ficaram selecionados o Freixo Americano e o Castanho (de notar que, protegidas em alpendres, as portas não estão à chuva, embora em clima húmido e chuvoso, como é Viseu).
    Disseram-me que o castanho não era muito bom e outros o contrário, referindo que a ser o castanho teria de ser o nacional, pois o francês é menos denso e pode ganhar bicho. Outros que o freixo americano é melhor, outros que não se justificava. (Em quê que ficamos?)
    Quanto à manutenção, foi-me dito que bastava de 5 em 5 anos, mas outro carpinteiro disse-me que de 2 em 2 anos.
    Ajuda, por favor.
      portas traseiras Final Quadradinhos.jpg
  9.  # 10

Se não estão à chuva nem ao sol, não sei porquê tanta problemática, coloque a Madeira que mais gosta e dê-lhe acabamento a óleo, não estando exposta aos elementos o tratamento vai durar vários anos.
    Chega a uma altura que mais vale esquecer as opiniões e seguir com a nossa opção, porque se não nunca se acaba uma casa, acredite, fala a voz da experiência.
    Concordam com este comentário: blade2000

0.0167 seg. NEW