Colocado por: blade2000Boa noite,
Em fase de construção de moradia, vou-me deparando com o dilema da escolha do género de madeira para as portas de exterior. Naturalmente, uma madeira resistente e com bom grau de dureza deverá ser bom (das poucas coisas em que os carpinteiros estão de acordo!).
As portas estão abrigadas em alpendres, recuadas a 3 e 5 metros, em Viseu, e nenhuma está virada a norte.
Mas o enorme gosto que tenho pela madeira e a importância estética que estou a dar a todos os detalhes da casa leva a que valorize o tom da madeira (não gosto de amarelados nem escura, preferindo tom/cor mais ou menos semelhante à imagem) e, caso fosse possível (não obrigatório) se pudessem ver os veios e nós da madeira.
Já me disseram tudo e o seu contrário pelo que vou colher a vossa opinião com gosto a ver se fico mais esclarecido. Então, aqui vai:
-Na maioria das madeiras pode-se dar o acabamento com o tom pretendido (madeira mais escuras não dá);
-Afisélia- é dura (não expande), mas é rosada! (sem veios, isso era o menos...);
-Carvalho americano e Kambala- ligeiramente menos dura, mas amarelada (sem veios);
-Castanho- bonita, tem veios, mas menos dura (permite acabamento à cor pretendida);
-Pinho Riga (pinheiro manso)- muito resistente, com muitos veios (permite acabamento à cor pretendida) - desconhecia... embora sempre tenha associado a palavra pinho a menos robustez...
Uns carpinteiros dizem que uma porta que não esteja exposta e bem fabricada, de qualquer uma destas madeiras, ficaria bem servido (necessitando apenas de manutenção periódica);
outros afirmam que o freixo, o castanho e o carvalho absorvem humidade (principalmente à volta e em baixo) ficando com o passar do tempo mais escuro nessas zonas...
Cereja em cima do bolo, um deles disse-me que, seja qual for o tipo de madeira, acabará sempre por absorver humidade, manchar e empenar.
Para complicar ainda mais a coisa, deixaram-me na dúvida quanto ao tratamento - a óleo (não muda a cor e resiste menos tempo) ou verniz (mais resistente, mas amarela com o tempo)?
Em termos de isolamento, irei colocar vidro duplo laminado. Já li sobre as portas terem de levar uma VAS (?) e vedantes de borracha perimetrais.
Desde já agradeço o tempo dispensado... aguardando ajuda.
PS: embora tenha escolhido esta grade em ferro forjado através de uma imagem na internet que acrescentei na porta, penso que se existir modelos pré-fabricados sairá mais em conta. Alguém sabe marcas/catálogos onde possa escolher modelos em ferro forjado fabricados em série?
Colocado por: m.aur.eiraSr. João Dias, chamado à recepção.A moradia é em Viseu.
só para adiantar, de que zona é?
Colocado por: blade2000Alguém que me possa sugerir o tipo de madeira que devo/posso escolher?