Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, bom dia

    Frequento este fórum e vejo que existem várias pessoas com experiência. Portanto, gostaria de obter uma opinião acerca da situação descrita abaixo.

    Em Outubro do ano passado compramos uma casa/apartamento.
    Esta casa está inserida num prédio da década de 90, mas a casa foi recentemente remodelada por dentro pelo anterior proprietário (a remodelação ocorreu há cerca de 1 /2 anos).

    Após poucos dias de estarmos na casa, reparámos que existiam umas marcas de escorridos em duas paredes da casa de banho. E também alguns escorridos (uma faixa junto ao tecto) num quarto adjacente à casa de banho.

    Na casa de banho, os escorridos ocorrem numa parede que é “exterior” e numa parede que é “interior”.
    No quarto estes escorridos acontecem na parede “exterior” (a mesma parede da casa-banho – é continuação).

    Esta situação fez-nos ficar preocupados com alguma infiltração vinda do exterior.
    Solicitei a visita a casa de um técnico de uma empresa de pinturas e ele indicou que aquelas marcas na parede podem não significar uma infiltração do exterior, mas pode ter vindo da massa da parede não ter sido bem seca antes de pintarem (na altura da remodelação da casa). A água da massa (cimento) foi secando e atravessou a tinta deixando marca. De facto, as marcas ocorrem numa parede “interior”. Sugeriu-me tentar limpar as marcas com um pano ligeiramente húmido. Tentei experimentar fazer isso na tal parede interior, e na zona onde fiz, as marcas desapareceram (Não fiz na totalidade da parede porque estou à espera do bom tempo).

    Mas esta dúvida se a casa tem muita humidade ou infiltrações continua a pairar nas nossas cabeças. Para aumentar a preocupação, recentemente verificámos que apareceu bolor numa saboneteira desta casa de banho (a saboneteira tem uma parte de madeira).


    Factos:
    • A humidade no quarto e na casa de banho anda na casa de 60 ou 70 %. Com o tempo de chuva de dezembro e janeiro, a humidade ronda os 80%. Mas penso que seja normal.
    • Comprámos um desumidificador e de vez em quando ligamos em algumas divisões da casa para retirar humidade.
    • Com este tempo de chuva, não temos muito hábito de abrir as janelas com receio de entrar mais ar húmido do exterior e aumentar a humidade. Deveríamos fazer?
    • Não usamos aquecedores na casa.
    • As janelas são em PVC com vidro duplo.
    • Não tomamos banho nesta casa de banho (utilizamos outra).
    • A porta desta casa de banho fica a maior parte do tempo fechada (devido a uma gata que temos em casa e que não queremos que vá para lá).
    • As marcas (escorridos) na parede não tem bolor (pelo menos ainda não vimos até agora)
    • Em algumas janelas da casa, o silicone que é colocado entre a junção da calha e a parede, apresenta alguma sujidade preta de bolor (sai limpando).
    • Não temos tendência de colocar a roupa a secar dentro de casa.


    Será um problema de falta de ventilação na casa?
    Como poderei saber de uma vez por todas, se a casa tem um problema estrutural (infiltração vinda do exterior)?
    Alguma forma de “medir” a qualidade do ar da casa?
 
0.0077 seg. NEW