Recentemente adquiri uma moradia antiga (Muito Antiga...)
As paredes são de taipa e ao longo dos anos o anterior proprietário foi construindo e ajustando conforme as suas necessidades e conhecimentos.. Até aqui tudo bem, vamos lá comprar isto. Adapta-se as paredes interiores, tratam-se das fachadas e interiores com o tratamento adequado com argamassas no mercado próprias para reabilitação e volta-se a telhar, típico e como era anteriormente(este era o plano).
O telhado é em madeira, eucalipto, o teto em palhinha/gesso, a telha é marselha, mais antiga (a medida nova é diferente e as anteriores já não se encontram disponíveis no mercado). Telha não é problema, compra-se as novas porque as velhas têm fungos e até já estão quebradiças. Paredes tratam-se, a madeira leva nova e a canalização refaz-se.
Mas, ao tirar umas telhas, tecto falso, descobre-se uma caixa de ar entre a parede com o vizinho e a minha (fotos abaixo). Pelo interior, de facto a parede parecia oca... então vamos lá a descascar mais um pouco...
Agora dou com uma parede/muro do lado do vizinho, com as telhas penduradas 'à antiga'...mete-se um pouco de cimento...abana mas não cai. Não há sinal de infiltração sem ser somente rente ao chão (mas isso um pouco pela casa toda)
Largura deste espaço:4metros largura, 4 metros altura
Gostava de saber qual a vossa opinião em relação esta face, ..acham que deve haver reforço estrutural nesta parede (Pedra/Cimento) ou volta-se a colocar parede tijolo novamente (desta vez com isolamento apropriado deste lado)?