Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,
    Espero que estejam bem!

    Sou autora responsável pelo licenciamento, legalização e ampliação de uma moradia e é a primeira vez que submeto um trabalho na câmara, embora já trabalhe como arquitecta há 7 anos, mas infelizmente nunca tive grande conhecimento das burocracias, pois não era eu a responsável por o fazer...até hoje!

    Por isso venho pedir a vossa ajuda, pf.

    Recebi a ficha de verificação que diz:

    “O levantamento topográfico entregue continua a não se encontrar devidamente georreferenciado, estando deslocado no seu ponto de origem em relação ao eixo cartesiano do sistema de coordenadas do ponto central PT-TM06/ETRS89, estando ainda fora da escala indicada (apresentando assim a área do prédio incorrecta).”

    É a segunda vez que vem para trás e com a mesma questão. Já falei com o topógrafo que diz estar tudo correcto. A única coisa que fiz foi colocar o que me enviou, dentro do meu layout, sem alterar absolutamente nada.

    Sabem como posso resolver esta questão?
    Obrigada!
  2.  # 2

    Colocado por: JBotelhoSabem como posso resolver esta questão?

    Enviar o ficheiro do topografo sem qualquer alteração. Ao colocar no seu layout ele perde as coordenadas.
    No máximo coloca o seu layout no ficheiro do topografo
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JBotelho
  3.  # 3

    Zedasilva,

    Obrigada pela informação!! Assim o farei.
    No entanto agora surgiu-me outra duvida, na ficha de verificação, como consequência diz:

    “A planta de implantação sobre levantamento topográfico apresenta as mesmas lacunas e não representa a identificação das paredes exteriores do piso 0 (r/c) em layer próprio com cor distinta.”

    Aqui inevitavelmente vou ter que passa a informação do topógrafo, para o meu layout. Será que já não haverá problema? Já não necessita das coordenadas correcto? Terei só que colocar à escala correcta?

    Obrigada!
  4.  # 4

    Colocado por: JBotelhoTerei só que colocar à escala correcta?

    Sim, em principio sim.
    A Câmara apenas pede o levantamento georreferenciado, serve para encaixarem nos SIG`s.
    A planta de implantação em principio já não necessita de estar georeferênciada
  5.  # 5

    Provavelmente você recebeu o levantamento do topógrafo, rodou e moveu para a posição que deu mais jeito. Logo deixou de estar coordenado, georreferenciado.

    O elememto a entregar diz , "planta de implantação sobre levantamento topográfico".
    Você tem as plantas de arquitetura, essas plantas, faz como achar melhor. Nos fim pega na planta da cobertura e respectiva proposta de arranjos exteriores, coloca sobre o levantamento topográfico georreferenciado, sem sequer mexer no levantamento. Tem de mover e rodar a sua proposta e não o levantamento do topógrafo.

    Não são burocracias , chama-se evolução.
    Só assim se consegue que a sua casa seja implantada no sítio correcto e não 10 metros ao lado, relacionar com edifícios vizinhos , e não falhar limites.

    Durante anos foi habitual ver arquitectos escrever na legenda , levantamento topográfico georreferenciado, no entanto ia-se ver e o mesmo estava na coordenada 0,00 ; 0,00.
    Concordam com este comentário: Riscador
  6.  # 6

    Colocado por: JBotelhoÉ a segunda vez que vem para trás e com a mesma questão. Já falei com o topógrafo que diz estar tudo correcto. A única coisa que fiz foi colocar o que me enviou, dentro do meu layout, sem alterar absolutamente nada.
    tem de fazr exactamente o contrário... introduzir a sua proposta no ficheiro do topografo sem mexer em absolutamente nada

    Colocado por: zedasilvaA planta de implantação em principio já não necessita de estar georeferênciada
    todas as CM com quem trabalho discordam com o josé
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 7

    Colocado por: antonylemostodas as CM com quem trabalho discordam com o josé

    Acredito que sim, aquilo é gente muito estranha :)
    Mas concordo, se a ideia for inserir a implantação nos SIG`s faz sentido que esteja georreferenciada.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  8.  # 8

    Colocado por: zedasilva
    se a ideia for inserir a implantação nos SIG`s faz sentido que esteja georreferenciada.

    e não só


    Colocado por: callinas
    Só assim se consegue que a sua casa seja implantada no sítio correcto e não 10 metros ao lado, relacionar com edifícios vizinhos , e não falhar limites.

    Não digo 10 metros, mas podem errar 30 cm, e se os 30cm são no terreno do vizinho, então pode ser tudo muito ocmplicado
  9.  # 9

    Colocado por: callinasNos fim pega na planta da cobertura

    Não. cria uma polilinha com a Area de implantação do edifício, mete uma trama no meio da zona e indica a cota de soleira. ( nada de plantas de cobertura, nem de piso, nem o raio...)

    Tanto o Lev top, como também a Planta de implantação sobre o Lev. top terao de estar georeferenciadas.
    assim como as layers, cores , etc.. e outros elementos que o município em causa tem previsto no seu regulamento municipal nas regras desses ficheiros digitais.
    Peça ao topografo para a ensinar... dependendo do software que estiver a usar.
    Concordam com este comentário: Riscador
    Estas pessoas agradeceram este comentário: callinas
  10.  # 10

    Obrigada pela ajuda de todos, vou tentar colocar a minha planta no ficheiro do topógrafo. A questão é que este projecto já vinha de outra arquitecta e os desenhos que me facultou, apenas tinha o levantamento topográfico, num layout próprio já, dessa arquitecta, ou seja eu não tenho o ficheiro original do topógrafo...deverei de pedir não é ?

    Outra questão que me está a incomodar:

    Infelizmente é a segunda ficha de verificação que recebo, com elementos a corrigir e em falta, sobre este projecto e tanto da primeira vez como agora, diz que tem uma taxa aplicável de 76,64€ alínea g), n8, do capítulo x da tabela de taxas municipais, em vigor.

    Entretanto o que diz nesta alínea é que:

    N.º 8 - Obras de edificação - entrada do processo

    ...

    a) ...

    b) ...

    c) ...

    d) Pela entrada de cada aditamento (elementos que alterem o projecto de obras de edificação por iniciativa e vontade do requerente), em sede de licenciamento é devida a taxa de

    e) Pela entrada de cada aditamento (elementos que alterem o projecto de obras de edificação por iniciativa e vontade do requerente), em sede de comunicação prévia é devida a taxa de

    f) Pela entrada de cada aditamento (elementos que alterem o projecto de obras de edificação por iniciativa e vontade do requerente), de obras de interior de edifícios classificados ou em vias de classificação é devida a taxa de

    g) ...

    h) ...

    i) ...




    Aqui fala exclusivamente se os elementos alterarem o projecto por iniciativa e vontade do cliente, que não é o caso. Como posso interpretar esta taxa? É possível cobrarem isso sempre que falte um elemento? Não deviam ter logo dito na primeira ficha de verificação, tudo o que faltasse?
  11.  # 11

    Até devia pagar mais.
    Se você pedir uma assistência técnica em casa, paga por cada visita e o técnico perde menos tempo que o tempo que os técnicos da câmara ocupam por cada vez que você mete elementos .
  12.  # 12

    Callinas, percebo o que quer dizer, no entanto o técnico que vai à casa porventura se não detectar as falhas que existe para resolver o problema à primeira, certamente se o chamar novamente não irei pagar :) daí não achar justo que se cobre por cada vez que pedem documentação, pois deveriam pedir logo tudo de uma vez.
  13.  # 13

    Mas o que pediram decorre da não entrega ou entrega de elementos errados
  14.  # 14

    Sim, até aí estamos certos, mas aquele artigo não menciona pagar taxas por falta de documentação...diz apenas se o projecto for alterado por iniciativa do cliente e não é o caso. Daí me questiono se podem cobrar está taxa.
 
0.0178 seg. NEW