Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros membros,

    Tenho algumas questoes a colocar ao forum relativamente a Tarifa bi-horária e sobre a forma de usar melhor os electrodomesticos de casa por forma a ter a melhor poupanca possivel.

    Moramos ha pouco tempo(2 anos) numa moradia na zona de Palmela com 4 quartos, somos 4 pessoas incluindo o bebe e a sogra:).
    De momento tenho contrato com a EDP na tarifa simples e Potencia contratada de 5,75kW. Como devem imaginar a minha conta de electricidade parece crescer a cada mes que passa... apos alguma pesquisa na net sobre a forma de poupar electricidade tudo parece indicar para uma mudanca de Tarifa para a bi-horária.
    Como sou leigo nesta materia e tambem nao conheco ninguem com este tipo de tarifa recorro entao ao forum para aconselhamento.

    Para me ajudar a decidir se devo mudar para a tarifa bi-horaria e qual a melhor forma de tirar proveito disso, lanco entao as seguintes questoes para discussao:
    1 - Quais os horarios compreendidos na tarifa bi-horaria? Existe mais de uma escolha?

    2- Para aquecimento de agua em casa temos uma caldeira electrica de 160 litros.
    a) Se mudar para a tariffa bi-horaria, a melhor forma de rentabilizar sera' programar a caldeira para aquecer a agua apenas durante a noite e desligar durante o dia?
    b) Se assim o fizer, a agua manter-se-a' quente para os duches da manha(4 duches), comecando por volta das 6.30am ate por volta das 10.30 horas da manha(a minha sogra 'e reformada:))?
    c) Na situacao actual a caldeira esta sempre ligada e tem um termoestato que verifica a temperatura dando arranque sempre que a temperatura baixe de um determinado valor, mas se fizer entao esta alteracao e passar a desliga-la durante durante o dia e liga-la novamente a partir de determinada hora, nao gastara tanto ou mais para "arrancar" e comecar a aquecer a agua, do que se estiver constantemente ligada?
    d) Quanto tempo demorara aproximadamente a caldeira electrica a aquecer os 160 litros de agua?

    3 - Possuo tambem uma arca congeladora das pequenas que serve de apoio ao frigorifico, a questao que ponho sobre a arca 'e: Sera' possivel desliga a arca durante o dia e liga-la apenas durante a noite ou vice-versa? Havera' perigo de descongelamento? Deterioracao dos alimentos? Se nao, que alternativas tenho para poupar algum dinheiro na forma como a arca trabalha?


    Antecipadamente grato pelos vossos comentarios
    A. Sambino
    •  
      FD
    • 18 novembro 2009 editado

     # 2

    Colocado por: SAMBINO1 - Quais os horarios compreendidos na tarifa bi-horaria? Existe mais de uma escolha?

    Horários tarifa bi-horária.
  2.  # 3

    Pois quanto a mim poupará sempre na tarifa bi-horária, pois o que acontece é que o contador tem um acréscimo de 2 euros por mês, mas fica a ter uma tarifa com redução de 50% no horário que escolher.... mesmo que não mude nenhum dos seus habitos de consumo, haverá sempre poupança (não desliga a arca nem o frigorífico à noite pois não? e imagino que nem o modem, nem o telefone, etc...). O mesmo se passará com a caldeira!


    Mudando habitos de consumo, poupará mais.

    Como tem família, (e eu igualmente) recomendo-lhe o horário semanal, em que parte do Sábado e Domingo completo a tarifa baixa aos 50%. é o AC que se liga durante o dia, é a televisão, PCs, consolas, é os banhos mais longos...

    Quando escolhi liguei para a própria EDP e eles esclareceram-me e aconselharam-me muito satisfatóriamente
    • jma
    • 18 novembro 2009

     # 4

    convem não esquecer que a tarifa no horário normal (fora de vazio) sobe... senão não seria necessário fazer contas..
  3.  # 5

    Colocado por: jmaconvem não esquecer que a tarifa no horário normal (fora de vazio) sobe... senão não seria necessário fazer contas..


    Peço desculpa, mas ou os senhores da EDP me mentiram, ou o jma está enganado.

    O que me foi dito foi simplesmente que: "há um acréscimo no valor do aluguer do contador de 2€", mas a tarifa €/Kw fora de vazio permanece a mesma"...

    Se não for assim, peço desculpa mas vendo o meu peixe como m'o venderam a mim...
    •  
      FD
    • 18 novembro 2009

     # 6

    Colocado por: jmaconvem não esquecer que a tarifa no horário normal (fora de vazio) sobe... senão não seria necessário fazer contas..

    Sobe de 0,1211€/kWh para 0,1233€/kWh.

    As horas de vazio são cobradas a 0,0663€/kWh.
    • jma
    • 18 novembro 2009

     # 7

    por acaso os números que eu aqui tinha eram mais:

    0,118€/kwh contra 0,1396€/kwh, para os horários fora do vazio.

    0,118€/kwh contra 0,0829€/kwh, para os horário em vazio.

    mas pode já estar desactualizado.. deve estar no site da edp.
    •  
      FD
    • 18 novembro 2009

     # 8

    • jma
    • 18 novembro 2009

     # 9

    já percebi (alguma) diferença. o FD está com os preços do mercado regulado, eu tinha os da edp5D, mas que são:

    0,1221 €/kwh contra 0,1355€/kwh (fora vazio) e 0,0850€/kwh (vazio).

    http://www.edp.pt/EDPI/Internet/PT/Group/Clients/free_market/Prices/default.htm
  4.  # 10

    Pronto, e cá estou eu a aprender...

    obrigado ao jma e FD por me esclarecer...
  5.  # 11

    Quanto é que passaram a poupar por mês, com a mudança para Tarifa bi-horária?
    •  
      FD
    • 18 novembro 2009 editado

     # 12

    Colocado por: Nuno GuerreiroQuanto é que passaram a poupar por mês, com a mudança para Tarifa bi-horária?

    Desde a instalação de um novo contador (Fevereiro do ano passado) gastei:
    4451kWh em horas de vazio
    6371kWh em horas fora de vazio

    Se não tivesse tarifa bi-horária tinha gasto 1.354,14€.
    Com a tarifa bi-horária e sem grandes cuidados com os horários gastei 295,10€ + 785,54€ = 1.080,64€
    Poupança: -273,50€, sem contar com a diferença do IVA.

    Não é muito mas é dinheiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno Guerreiro, naar, ee
  6.  # 13

    Obrigado FD
    • jma
    • 19 novembro 2009 editado

     # 14

    eu fiz as contas (com a edp5D, onde a diferença de custos no horário normal é maior) e para os meus consumos habituais compensava-me manter o tarifário simples. só com uma "mudança" para 40% do consumo em horário vazio, é que ficava um empate técnico... por isso não alterei para o bi-horário. É claro que isto depende dos habitos de consumo e se a casa é habitada durante o dia ou não.. claro que existirão casos em que compense mudar.

    P.S. - os 40% era com os valores do ano passado. aparentemente, e com os valores acima apresentados para o edp5D, o "empate" surge perto dos 30% de consumo em vazio..
 
0.0173 seg. NEW