Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Preciso de opinioes sobre uma situaçao muito delicada que no tem dado muitas dores de cabeça.
    Os meus sogros vivem há mais de 50 anos numa casa alugada, sempre foram pagadores cumpridores, sem nunca terem falhado um unico
    pagamento.
    A casa ha muitos anos que pede obras de restauro, as paredes estao velhas, a desfazer se ao minimo toque e o chao de soalho, podre...tão podre que em Junho de 2020 o chao cedeu e a minha sogra caiu de um altura 1.50mt, partindo 2 dedos dos pés.
    Estamos em fevereiro do 2021 e desde entao as obras para reparação do soalho ainda nao aconteceram...há tábuas a tapar os buracos e o restante soalho também na eminencia de ceder.
    A senhoria nao nos fala, remete ao seu advogado e o seu advogado vai ganhando tempo com justificaçoes do tipo "os construtores estao com muito trabalho"; " o material novo esta a ser preparado", "o pessoal trabalhador teve covid", etc etc...e com isto ja se passaram 8 meses... os meus sogros têm mobilidade reduzida e com um soalho podre e desnivelados os riscos de acidentes aumentam a cada dia.
    Queria saber...numa situaçao destas podemos deixar de pagar a renda sem risco de serem despejados?
    Estamos cansado de ser pacientes e benevolentes com a situaçao.... isto é grave...
  2.  # 2

    Boa tarde. Isso é uma situação bastante delicada e sensível mas, não sendo qualquer expert na matéria, aconselho-a a falar com um advogado e ver quais são as opções que têm. Podem também até propor ao vosso senhorio, por via do respetivo advogado, que assumam os custos de reparação (se não forem avultados e tiverem capacidade para tal) e depois descontarem esse valor investido nas futuras rendas. Mas também, se é uma renda, podem tentar procurar alternativas na vossa zona para realojar os seus sogros.
  3.  # 3

    Se a casa onde habitam não tem condições de habitabilidade e eles não tem condições economicas para encontrar uma casa melhor já contactaram a segurança social?
    • RCF
    • 4 fevereiro 2021

     # 4

    Colocado por: isabastos1983Os meus sogros vivem há mais de 50 anos numa casa alugada, sempre foram pagadores cumpridores, sem nunca terem falhado um unico
    pagamento.

    Qual o valor da renda?
    Concordam com este comentário: Varejote, macinblack, Vítor Magalhães, eu
  4.  # 5

    Boa tarde fleite
    Ja temos um advogado a tratar disso desde o 1º dia e nao vemos nada a acontecer...os 8 meses passaram na mesma...
  5.  # 6

    RCF pagam habitualmente 200eur.
    Ja foi reportada a situaçao à SS, protecao civil e bem a senhoria é alertada de que tem de fazer...mas simplemente deixa andar.... e vai ganhando tempo...
    • RCF
    • 4 fevereiro 2021

     # 7

    Colocado por: isabastos1983RCF pagam habitualmente 200eur.
    Ja foi reportada a situaçao à SS, protecao civil e bem a senhoria é alertada de que tem de fazer...mas simplemente deixa andar.... e vai ganhando tempo...

    denunciem a situação à autarquia (Câmara Municipal), alegando insegurança e insalubridade. Os serviços municipais farão uma inspeção e confirmando-se a situação, notificarão o proprietário para que realize obras urgentes, dando-lhe prazo para o fazer.
    Creio ser o melhor caminho.
    Concordam com este comentário: antonylemos, tviegas, Belhinho, RicardoPorto, macinblack
  6.  # 8

    penso que os despejos estavam suspensos à conta do COVID, mas isso seria agravar ainda mais a relação com o senhorio e depois o COVID há-de acabar

    a ideia do fleite10 de fazerem vocês as obras e descontarem das rendas, é uma boa ideia. no entanto se o soalho está podre provavelmente tb a estrutura onde o mesmo assenta. Isso são obras em que pode ser possível realojar os seus sogros num outro sitio.
  7.  # 9

    Procurem nova casa, não é o melhor mas é o mais seguro para eles.
  8.  # 10

    Negociem para sair com uma indemnização.
  9.  # 11

    Colocado por: isabastos1983A senhoria nao nos fala, remete ao seu advogado e o seu advogado vai ganhando tempo com justificaçoes do tipo "os construtores estao com muito trabalho"; " o material novo esta a ser preparado"
    meta tb um advogado ao barulho
  10.  # 12

    Colocado por: isabastos1983Boa tarde fleite
    Ja temos um advogado a tratar disso desde o 1º dia e nao vemos nada a acontecer...os 8 meses passaram na mesma...


    Desculpe que lhe diga mas se contrataram um advogado e há 8 meses que nada acontece, comecem a pensar em mudar de advogado, porque é muito estranho que em 8 meses ele não consiga fazer nada, nem tão pouco dar-vos um ponto de situação sobre isso... digo eu...
    Concordam com este comentário: Caravelle
  11.  # 13

    Clássico exemplo do senhorio que não faz obras porque a renda não dá para tal.

    Já pensaram em quanto estariam dispostos a (e com capacidade para) pagar mensalmente de renda, se o senhorio fizessem as obras "como deve ser"? Já propuseram por isso num contrato, junto com o senhorio?
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  12.  # 14

    Naturalmente o melhor é terem a casa toda remodelada e continuarem a pagar 200€ mês.
    Concordam com este comentário: eu
  13.  # 15


    Naturalmente o melhor é terem a casa toda remodelada e continuarem a pagar 200€ mês.Naturalmente o melhor é terem a casa toda remodelada e continuarem a pagar 200€ mês.


    Não creio que estejamos a falar de arrendatários a exigir caixalharia de vidro triplo e banheira de hidromassagem. É um soalho por onde já caiu um ser humano...

    Isa, eu sugeria começar por pressionar o advogado que contratou. Se tudo falhar, a lei prevê a possibilidade de fazer reparações urgentes às suas custas e depois ser ressarcida pelo senhorio.

    Artigo 1036.º
    Reparações ou outras despesas urgentes

    1 - Se o locador estiver em mora quanto à obrigação de fazer reparações ou outras despesas e umas ou outras, pela sua urgência, se não compadecerem com as delongas do procedimento judicial, tem o locatário a possibilidade de fazê-las extrajudicialmente, com direito ao seu reembolso.
    2 - Quando a urgência não consinta qualquer dilação, o locatário pode fazer as reparações ou despesas, também com direito a reembolso, independentemente de mora do locador, contanto que o avise ao mesmo tempo.
    • smart
    • 5 fevereiro 2021 editado

     # 16

    Hum..
    Amigos..
    Justiça está em banho Maria..
    E qd aquecer, com a acumulação processual, fruto de um ano (até agora) de doenças covid por parte dos colaboradores, suspensão de prazos, adiamentos julgamentos, incapacidade notificações, entre outras razões, nem saberão por onde se virar.
    Exeptuando os actos urgentes, detençoes fora do sumário, tudo o mais anda por aí...
    O pinho deve estar revoltado e triste por eventualmente correr o risco do julgamento não concluir face aos prazos..
    ..então o socas...
    Os risco de prescrição são tremendos..
  14.  # 17

    Colocado por: isabastos1983RCF pagam habitualmente 200eur.
    Ja foi reportada a situaçao à SS, protecao civil e bem a senhoria é alertada de que tem de fazer...mas simplemente deixa andar.... e vai ganhando tempo...


    O valor da renda é variável?
  15.  # 18

    Os tribunais estão a trabalhar normalmente. Não suspenderam atividade, ou outras alterações, neste estado de emergência.
    • eu
    • 5 fevereiro 2021

     # 19

    Colocado por: fleite10Os tribunais estão a trabalhar normalmente.

    Isso é como dizer: o caracol está a correr à velocidade normal.
  16.  # 20

    Colocado por: eu Isso é como dizer: o caracol está a correr à velocidade normal.


    Pois, completamente, mas os advogados não podem dizer que a pandemia os está a afetar porque é mentira. O advogado desta senhora é que tem que se mexer em vez de também ele estar a tentar empurrar o assunto com a barriga.
 
0.0191 seg. NEW