Caros Foristas Acho que já li e reli a mair parte dos topicos relacionados com Persianas e continuo com duvidas. O meu arquitecto ligou-me e perguntou : " Como é , ja decidiu se quer Persianas exteriores ou não ? " Nao sei o que lhe dizer... Preocupa-me bastante o factor termico e obviamente o financeiro. Se eliminasse o financeiro, nao tenho a menor duvida que a eliminaçao das caixas das Persianas e a colocaçao de caixilharia até cima ficaria bem melhor... A casa tem 2 pisos (r/c e 1º andar) com toda a frente virada a sul em vidro (+/- 20 metros de frente), portanto tenho muito vidro. Tenho palas ! Palas de 170 cm pelo menos. Pretendo investir em vidros duplos de baixa emissibilidade....mas continuo com a grande duvida...Colocar Persianas exteriores ou nao. Acabei de ver um site com Persianas exteriores enrolaveis e orientaveis, pareceu-me interessante... Mas depois de todas as soluçoes estou inclinado para persianas simples de laminas, electricas, exteriores e de aluminio... Alguem que me ajude !
Na minha opinião a protecção exterior dos envidraçados é fundamental para um bom conforto térmico no verão. Claro que pode sempre obter o mesmo conforto recorrendo a equipamento apropriado, mas não me parece racional permitir o aquecimento de um compartimento para depois gastar energia para o arrefecer. No caso que apresenta tem uma agravante e uma "atenuante":
A casa tem 2 pisos (r/c e 1º andar) com toda a frente virada a sul em vidro (+/- 20 metros de frente), portanto tenho muito vidro
Mais uma razão para não prescindir da protecção exterior.
Tenho palas ! Palas de 170 cm pelo menos.
É bom, mas pode não ser suficiente.
Uma sugestão: porque não avança com o projecto térmico e, no decorrer deste, avalia as duas hipóteses quer em termos de custos quer em termos de eficácia energética?
Coloque estores exteriores, seja qual for o tipo. Garanto-lhe que se não o fizer irá se arrepender muito no futuro... A não ser que tenha a certeza que não há nunca incidência solar directa nos meses quentes é claro...) sobre os vidros. Porque se bater, vira forno!
Também acho... muito importante a colocação dos estores, principalmente com tanta área de vidro. Não só a nível térmico (muito, muito importante), mas acho que também a nível de manutenção e limpeza (por ex. desata a chover, pode-se sempre fechar os estores e desta maneira tão depressa não ter q limpar os vidros). (só usaria os toldos p protecção do sol, nunca da chuva) E como sou eu que limpo as coisas CHATAS cá em casa, penso sempre nestes 'mais à frente'... :D Só mais uma sugestão - eu nunca poria estores eléctricos (a não ser em vãos muito largos) a razão é mesmo a mais simples: se há uma falha de energia não há modo de os recolher ou fechar (pelo menos não tenho conhecimento de estores com ambas funções manual e eléctrica, e se houverem devem ser ainda mais caros e anulam um dos objectivos deles mesmos - estética) Penso eu de que...
Sem qualquer tipo de dúvida... eu neste momento colocaria estores exteriores...
Se são orientáveis ou não... já a coisa muda de figura... os orientáveis permitem luz indirecta... no entanto, nada chega aos calcanhares dos estores normais de enrolar no que toca à resistência...
só para terem uma ideia... um fabricante de estores aqui da zona, fez uma casa toda moderníssima, onde gastou pipas de massa, e espame-se colocou estores de lâminas de alumínio normais... qual orientáveis qual quê... porque será?
Não me parece... pois aquilo ficou espectacular. Na casa, existe uma mistura de paineis de madeira exterior, xisto e betão... e as janelas/persianas, passam a ser outros "paineis" na habitação. Não sei como explicar, mas como os estores vão de baixo a cima, quando estão abertos, vê-se um painel de vidro, e quando estão fechados, parece que a parede é interrompida para aparecer um painel cinzento (estore)... A casa muda de figura consoante os estores estão aberto ou fechados e sinceramente nem sei como é que fica melhor, pois a cor do estore combina muito bem com os outros materiais... claro que tudo isto é fruto de um trabalho bem pensado do arquitecto...
Raios me partam... porque é que eu não fui contratar um arquitecto?