Iniciar sessão ou registar-se
    • fiuza
    • 18 novembro 2009 editado

# 1

Caros Foristas
    Acho que já li e reli a mair parte dos topicos relacionados com Persianas e continuo com duvidas. O meu arquitecto ligou-me e perguntou : " Como é , ja decidiu se quer Persianas exteriores ou não ? " Nao sei o que lhe dizer...
    Preocupa-me bastante o factor termico e obviamente o financeiro.
    Se eliminasse o financeiro, nao tenho a menor duvida que a eliminaçao das caixas das Persianas e a colocaçao de caixilharia até cima ficaria bem melhor...
    A casa tem 2 pisos (r/c e 1º andar) com toda a frente virada a sul em vidro (+/- 20 metros de frente), portanto tenho muito vidro.
    Tenho palas ! Palas de 170 cm pelo menos. Pretendo investir em vidros duplos de baixa emissibilidade....mas continuo com a grande duvida...Colocar Persianas exteriores ou nao.
    Acabei de ver um site com Persianas exteriores enrolaveis e orientaveis, pareceu-me interessante...
    Mas depois de todas as soluçoes estou inclinado para persianas simples de laminas, electricas, exteriores e de aluminio...
    Alguem que me ajude !

Obrigado
  1.  # 2

Boas

Na minha opinião a protecção exterior dos envidraçados é fundamental para um bom conforto térmico no verão. Claro que pode sempre obter o mesmo conforto recorrendo a equipamento apropriado, mas não me parece racional permitir o aquecimento de um compartimento para depois gastar energia para o arrefecer.
    No caso que apresenta tem uma agravante e uma "atenuante":

A casa tem 2 pisos (r/c e 1º andar) com toda a frente virada a sul em vidro (+/- 20 metros de frente), portanto tenho muito vidro

Mais uma razão para não prescindir da protecção exterior.

Tenho palas ! Palas de 170 cm pelo menos.

É bom, mas pode não ser suficiente.

Uma sugestão: porque não avança com o projecto térmico e, no decorrer deste, avalia as duas hipóteses quer em termos de custos quer em termos de eficácia energética?

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fiuza
  2.  # 3

Coloque estores exteriores, seja qual for o tipo.
    Garanto-lhe que se não o fizer irá se arrepender muito no futuro... A não ser que tenha a certeza que não há nunca incidência solar directa nos meses quentes é claro...) sobre os vidros.
    Porque se bater, vira forno!
    •  
      ee
    • 18 novembro 2009

# 4

Também acho... muito importante a colocação dos estores, principalmente com tanta área de vidro. Não só a nível térmico (muito, muito importante), mas acho que também a nível de manutenção e limpeza (por ex. desata a chover, pode-se sempre fechar os estores e desta maneira tão depressa não ter q limpar os vidros). (só usaria os toldos p protecção do sol, nunca da chuva)
    E como sou eu que limpo as coisas CHATAS cá em casa, penso sempre nestes 'mais à frente'... :D
    Só mais uma sugestão - eu nunca poria estores eléctricos (a não ser em vãos muito largos) a razão é mesmo a mais simples: se há uma falha de energia não há modo de os recolher ou fechar (pelo menos não tenho conhecimento de estores com ambas funções manual e eléctrica, e se houverem devem ser ainda mais caros e anulam um dos objectivos deles mesmos - estética)
    Penso eu de que...
  3.  # 5

Sem qualquer tipo de dúvida... eu neste momento colocaria estores exteriores...

Se são orientáveis ou não... já a coisa muda de figura... os orientáveis permitem luz indirecta... no entanto, nada chega aos calcanhares dos estores normais de enrolar no que toca à resistência...

só para terem uma ideia... um fabricante de estores aqui da zona, fez uma casa toda moderníssima, onde gastou pipas de massa, e espame-se colocou estores de lâminas de alumínio normais... qual orientáveis qual quê... porque será?
  4.  # 6

tem mau gosto???
  5.  # 7

Colocado por: marco1tem mau gosto???

Não me parece... pois aquilo ficou espectacular. Na casa, existe uma mistura de paineis de madeira exterior, xisto e betão... e as janelas/persianas, passam a ser outros "paineis" na habitação. Não sei como explicar, mas como os estores vão de baixo a cima, quando estão abertos, vê-se um painel de vidro, e quando estão fechados, parece que a parede é interrompida para aparecer um painel cinzento (estore)... A casa muda de figura consoante os estores estão aberto ou fechados e sinceramente nem sei como é que fica melhor, pois a cor do estore combina muito bem com os outros materiais... claro que tudo isto é fruto de um trabalho bem pensado do arquitecto...

Raios me partam... porque é que eu não fui contratar um arquitecto?

0.0116 seg. NEW