Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Muito boa tarde a todos,

    Depois de muitos contratempos, lá iniciei a construção da minha moradia. Tenho um tópico a este propósito que vou actualizar em breve com fotografias (a casa já vai no telhado e já há algo para mostrar =)).

    No entanto, isto tem-me dado umas quantas chatices com o empreiteiro, e não fosse eu careca já teria uns quantos cabelos brancos.

    Uma dessas chatices (mas que também é culpa minha porque eu concordei) foi que o empreiteiro quis inventar e alterou a configuração da cave do seguinte modo:
    Como assinalei na imagem em anexo, passou as paredes assinaladas a verde para as assinaladas a vermelho, mantendo o pilar que esta assinalado com o quadrado vermelho. Ele ficou com o trabalho de cofragem facilitado e eu ganhei 10m2 de cave que dão sempre jeito.

    A questão é que agora esta agenda uma vitoria por parte da camara e o meu fiscal alertou que devia tapar aquilo para evitar problemas (e depois um dia mais tarde podia voltar a abrir).
    Sinceramente, se tapar, não me parece que volte a abrir... por 10m2.

    Acham esta alteração, tão relevante que os fiscais possam reparar e implicar (aplicar coimas, etc)?

    Obrigado.
      GARAGEM.jpg
  2.  # 2

    Colocado por: ZeMac86A questão é que agora esta agenda uma vitoria por parte da camara

    Vistoria ao interior da moradia?
    Qual a razão da vistoria?
  3.  # 3

    Colocado por: zedasilva
    Vistoria ao interior da moradia?
    Qual a razão da vistoria?


    Eu não sei se a vistoria é ao interior. Sei que recebi uma carta com o agendamento da vistoria, creio que na minha Camara Municipal é normal agendarem 2 ou 3 meses após a comunicação do inicio da obra. A obra começou e em Outubro, está em fase de estrutura.
  4.  # 4

    Colocado por: ZeMac86A obra começou e em Outubro, está em fase de estrutura.

    Há forma de esconder/disfarçar essa zona. Peça ajuda á fiscalização que certamente lhe arranja uma forma fácil e sem custos.
    Estamos num fórum púbico, não posso aqui revelar técnicas de "engrupir fiscais"
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  5.  # 5

    Colocado por: ZeMac86foi que o empreiteiro quis inventar e alterou a configuração da cave
    porque diabo é que estes tipos se metem nestas coisas?!

    Colocado por: ZeMac86Ele ficou com o trabalho de cofragem facilitado e eu ganhei 10m2 de cave que dão sempre jeito.

    Acham esta alteração, tão relevante que os fiscais possam reparar e implicar (aplicar coimas, etc)?
    a ele facilitou (não é razão para não seguir o projecto) e a si? facilitou? em bom rigor é uma alteração estrutural. sobrava área de implantação e área de construção que permitisse os 10m2 extra? se tiver de legalizar o espaço extra dá para o fazer?

    o que lhe pode acontecer vai depender da 'boa vontade' dos fiscais

    por outro lado pode fechar e fica com uns arrumos fechados no futuro. faça de forma a que possa abrir depois uma porta. eu aproveitava e fazia assim. dá sempre jeito ter uma zona fechada onde se pode guardar produtos mais nocivos que necessitam de estar longe do alcance das camadas jovens
  6.  # 6

    Colocado por: antonylemosporque diabo é que estes tipos se metem nestas coisas?!

    Então porque aquele canto estava mesmo a pedi-las :)

    Colocado por: antonylemosfaça de forma a que possa abrir depois uma porta

    Não é preciso ser tão radical, aquilo dá para esconder sem gastar dinheiro
    Concordam com este comentário: fireblade, Picareta
  7.  # 7

    Colocado por: antonylemosa ele facilitou (não é razão para não seguir o projecto) e a si? facilitou? em bom rigor é uma alteração estrutural. sobrava área de implantação e área de construção que permitisse os 10m2 extra? se tiver de legalizar o espaço extra dá para o fazer?


    Os pilares, mantem-se os mesmos. A estrutura não sei prejudicada. e eu tenho area de sobrante à vontade... de tiver de legalizar. Aqui a questão são as coimas.
  8.  # 8

    Eu obtive recentemente a tão desejada licença de habitabilidade... não tive qualquer vistoria por parte da camara municipal... o termo de responsabilidade foi emitido plo eng de obra, foi só apresentar na camara e eles emitiram o documento

    Mas,... forre isso com pladur e depois retira o mesmo (eu não disse nada)
  9.  # 9

    Colocado por: ZeMac86Aqui a questão são as coimas.

    A coima não legaliza a obra.
    Pode pagar a coima e ter que demolir essa parte
  10.  # 10

    Peço desculpa, não tinha lido que estava em fase de estrutura

    O empreiteiro que faça um parede em tijolo
  11.  # 11

    Colocado por: firebladePeço desculpa, não tinha lido que estava em fase de estrutura

    O empreiteiro que faça um parede em tijolo


    E ninguém vai olhar para a parede de tijolo e pensar: "porque raio é que isto é tudo em betão e aquele bocado ali em tijolo".

    Isto vai-me por velho. :)
  12.  # 12

    Colocado por: zedasilvaEntão porque aquele canto estava mesmo a pedi-las :)
    concordo, por acaso estava.. mas nao sabemos se aquilo está assim por qq condicionate. muito gostam eles de meter os DO em trabalhos. :D
  13.  # 13

    Colocado por: zedasilvaNão é preciso ser tão radical, aquilo dá para esconder sem gastar dinheiro
    eu fechava porque penso que podia ser um espaço mais útil fechado para poder guardar o que for necessário
    Concordam com este comentário: zedasilva
  14.  # 14

    Colocado por: antonylemosmas nao sabemos se aquilo está assim por qq condicionate. muito gostam eles de meter os DO em trabalhos. :D

    Esse é o grande problema, por vezes metem-se os DO em problemas sem necessidade nenhuma.
  15.  # 15

    Colocado por: ZeMac86A estrutura não sei prejudicada
    nao prejudicada, alterada.
  16.  # 16

    Colocado por: antonylemosporque diabo é que estes tipos se metem nestas coisas?!

    Porque diabo é que o arquiteto não aproveitou logos esses 10m2, isso não acrescenta custos à obra.
  17.  # 17

    Colocado por: antonylemosconcordo, por acaso estava.. mas nao sabemos se aquilo está assim por qq condicionate. muito gostam eles de meter os DO em trabalhos. :D


    Condicionantes em termos de áreas não há. Tenho mais 200m2 de área de implantação e construção na caderneta predial do que aquilo que vou utilizar.

    Creio que o aquitecto desenhou assim, porque por cima daquele "recanto" ficam umas escadas e um pequeno alpendre (a entrada pedonal da casa), ou seja uma área exterior e descoberta (não é descoberta, tem uma pala, mas pode chover lá dependendo do vento). Com esta configuração da cave, vou ter que impermeabilizar essa zona.

    O que me chateia nisto, é que por 10m2 (míseros 10m2) vou ter que tratar de toda uma serie de detalhes.... Mas a culpa é minha que disse que sim! -_-
  18.  # 18

    Colocado por: ZeMac86na caderneta predial

    O que está na caderneta predial não vale nada, você nem sequer leu a memória descritiva do seu projeto.
  19.  # 19

    Colocado por: PicaretaPorque diabo é que o arquiteto não aproveitou logos esses 10m2, isso não acrescenta custos à obra.
    e se for algo relacionado com o polígono de implantação, ou um afastamento obrigatório?
  20.  # 20

    Colocado por: ZeMac86Mas a culpa é minha que disse que sim! -_-
    pois.. agora é ver com o seu fiscal a melhor solução por causa de vestoria e aguardar, nao vale a pena pensar muito nisso.. como disse um grande homem à quase 2000 anos alea iacta est
 
0.0214 seg. NEW