Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos, sou proprietário de uma moradia na zona do Porto, de R/C e 1º sem cave, construída em 2001. Desde o primeiro Inverno que passei na casa, pude observar problemas de infiltrações em vários locais. O construtor já tentou reparar os problemas várias vezes mas sempre sem sucesso (limita-se a reparar os sintomas e não as causas).

    Envio em anexo uma foto de exemplo (em todas as portas com caixilho de alumínio tenho este problema). Envio também foto do exterior no mesmo local para se perceber qual o tipo de revestimento.

    Já contactei várias empresas supostamente especializadas na resolução deste tipo de problemas, mas até ao momento não consegui que nehuma se interessasse e me fizesse uma visita.

    Peço ajuda aos participantes do fórum para me indicarem possíveis causas do problema e/ou empresas competentes que possam interessar-se pelo assunto.

    Agradeço antecipadamente.
      DSC05069.JPG
  2.  # 2

    Aqui vai a segunda foto.
      DSC01487.JPG
  3.  # 3

    talvez seja mesmo humidade ascendente pela água que aparece na segunda foto na terra, deve regar essa zona, o que eu fazia abria um buraco na zona que mostra,
    arejar uns dias, isolar com tela e voltar a colocar terra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Filipe Barbosa
  4.  # 4

    Verifique também se todas as calhas (inferiores) das caixilharias têm furos para escoamento das águas para o exterior.
    Em minha casa começaram a aparecer problemas semalhantes (mas de menor dimensão) e aparentemente será por a calha do lado de dentro das caixilharias, não ter escoamento de água para o exterior. Para onde vai a água? - Para os lados, infiltrando-se nas paredes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Filipe Barbosa
  5.  # 5

    Já agora, verifique também se as vedações (silicone) estão bem feitas, pelo exterior, em volta das caixilharias.
    Concordo com o Fernando Gabriel, mas é estranho ser apenas junto às caixilharias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Filipe Barbosa
  6.  # 6

    Agradeço desde já os comentários.
    Fernando, essa teoria faz algum sentido pois esta zona é a única junto ao jardim e é onde as infiltrações têm maior dimensão. No entanto, o problema também aparece noutras divisões (longe do jardim) e inclusivé no 1º andar!
    Como tal parece-me mais plausível a hipótese apontada pelo X-Men de ser pela caixilharia. A porta da fotografia tem furos de escoamento (pode ver-se aquele rectângulo preto junto ao chão). É a isto que se refere? Por outro lado, parece-me que a água só pode entrar para dentro da janela no caso de janelas de correr, certo? Com a excepção desta porta da fotografia, todas as restantes são do tipo batente e por isso têm estanquidade total. Logo a minha pergunta é: pode a água estar a entrar pela junta entre as caixilharias e a parede? Ou pode estar a passar por capilaridade das soleiras (todas em granito) para a parede?
    • naar
    • 19 novembro 2009

     # 7

    Boas,

    Realmente pela foto parece ascendente, é estranho é ser só junto á janela.

    Antes da colocação dos aros foram isolados os cantos das soleiras com silicone? (mesmo que não fossem estou a achar muita água para uma mancha dessas)

    Claro que não passa nenhum tubo de esgoto/água em prumada junto das ombreiras da janelas, pois não?

    Tubagem de aquecimento central não existe por aí pois não!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Filipe Barbosa
  7.  # 8

    Naar, obrigado pelos comentários. A humidade aparece junto a várias janelas e portas. Sobre o isolamento, não sei muito bem pois comprei em construção mas na altura não me preocupei muito com esses pormenores! Mas tenho muitas fotografias da fase da construção e das várias reparações que foram sendo feitas. A primeira em anexo é dos cantos das soleiras antes de colocar a caixilharia. As outras duas são do canto de outra soleira em que durante uma das reparações foi substituído aro em madeira porque já estava a começar a apodrecer devido à humidade que andava lá dentro!
    Não passa nenhum tubo junto das ombreiras. Passa apenas um, de drenagem do ar condicionado (que se vê na primeira foto que coloquei, a saír para o jardim) e é por baixo da janela e apenas uma das janelas que apresenta o problema.
      DSC01345.JPG
  8.  # 9

    Agora as fotos que não ficaram antes...
      DSCF0008.JPG
  9.  # 10

    Mais esta.
      DSC01344.JPG
    • naar
    • 20 novembro 2009

     # 11

    As janelas são todas de correr ou tambem tem de batente?
  10.  # 12

    esta ultima é uma zona de pilar?? e está assim naturalmente ou já foi picada??
    há casos destes devido á alvenaria ter sido rematada nas ombreiras com tijolo ao alto originando que qualquer pequena infiltração nas paredes se deposite nestes cantos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Filipe Barbosa
    • naar
    • 20 novembro 2009

     # 13

    Sabem o que eu tb já me lembrei!

    Acho que a soleira de pedra é interrompida na zona do aro e para o interior só terá madeira, pode muito bem a água entrar pelo canto do aro e a partir daí ascender para a parede; Porque se tambem tem no 1º piso, do massame do piso térreo não será!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Filipe Barbosa
  11.  # 14

    Filipe Barbosa,
    Esses caixilhos não podem estar isolados pelo exterior! Estão?
    Mesmo pela parte de cima?

    Não gostei NADA do aspecto «dos cantos da soleira antes de se colocar a caixilharia». O que é aquilo??
    • naar
    • 20 novembro 2009

     # 15

    Colocado por: Luis K. W.Filipe Barbosa,
    Esses caixilhos não podem estar isolados pelo exterior! Estão?
    Mesmo pela parte de cima?

    Não gostei NADA do aspecto «dos cantos da soleira antes de se colocar a caixilharia». O que é aquilo??


    Aquilo é o remate do reboco depois de assentarem a soleira e ela ter "entrado" para dentro da parede.

    A minha dúvida é que parece ter um sarrafo chumbado ao comprimento da pedra!

    Não há outra foto maior?
  12.  # 16

    Peço desculpa por insistir, mas volto a lembrar que verifique o estado da vedação em torno das caixilharias (junta entre as caixilharias e as paredes, tecto e chão) pelo lado de fora.
    Relativamente aos furos para saida de água para o exterior, o facto de ter o furo do lado de fora parece-me bem, mas é importante que todas as calhas tenham o seu furo. Ou seja, todas as caixilharias têm na sua constituição pequenas calhas, incluindo as de batente (pode verificar abrindo a porta, mas são mais evidentes nas de correr), e é importante que todas as calhas tenham uma saida para o exterior, o que apenas se pode verificar olhando pelo interior para as ditas calhas e procurando um furo na parede exterior da calha.
    Normamente em todas as caixilharias exite uma calha interior a toda a caixilharia (principalmente nas de batente, porque nas de correr esse papel é desempenhado pela calha formada entre o "carril" interior (local onde deverá verificar a existência de furos) e o remate ao pavimento), que recolhe toda a água que penetra pela caixilharia (não há caixilharias totalmente estanques porque as borrachas têm juntas...) e toda a água que escorre pelo interior das caixilharias devido às condensações. Verifique se esta calha tem saida para o exterior e se é vedada nos seus topos (onde encontra as paredes), porque caso não seja vedada nos topos é aí que se dá a penetração da água nas paredes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar, Filipe Barbosa
  13.  # 17

    Verifique também a vedação com silicone das juntas entre as soleiras e as paredes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar, Filipe Barbosa
    • naar
    • 20 novembro 2009

     # 18

    E já agora entre a calha do aro e a soleira interior em madeira!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Filipe Barbosa
  14.  # 19

    Caros, agradeço imenso os vários comentários. Envio também a foto ampliada daquilo que parece ser um sarrafo chumbado ao comprimento da pedra. Penso que poderá ser um bocado de espuma de poliuretano usado no enchimento do vão mas não tenho a certeza.

    Já estive a verificar os furos no interior das várias caixilharias e existem alguns mas um bocado "manhosos". Parece que foram feitos com berbequim já depois de montados os caixilhos! Já verifiquei também as vedações dos caixilhos pelo exterior e vi que há vários locais em que o silicone está descolado e num dos caixilhos até me parece que não existe mesmo silicone entre o caixilho e a soleira!

    Vou ter que chamar cá um serralheiro para verificar todas as caixilharias (quando a chuva parar). Alguém conhece um de confiança na zona de Gondomar?
      DSC013452.JPG
  15.  # 20

    Marco1, esta é uma zona de pilar e está assim naturalmente depois de ter sido arrancado o aro em madeira que estava a apodrecer. Penso que os bocados de betão que faltam vieram junto com o aro.
 
0.0212 seg. NEW