Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva,

    Estou a construir uma moradia e para aquecimento das águas tinha previsto em projeto, um sistema solar térmico da DAIKIN Drain-Back de 300lts. 2 paineis solares de 2m2/cada, depósito de água EKHWP300B, resistência eletrica c termóstato EHBU2C mas não me estão a agradar os valores que me pediram para esta solução, por isso, resolvi investigar aqui no Fórum e a melhor solução que encontrei foi uma bomba de calor com apoio de paineis fotovoltaicos.

    No meu projeto térmico diz que para o fornecimento de água quente, as minhas necessidades anuais ( consumo de energia útil) são de 1783 KWh. Ora, para trocar de sistema de aquecimento de água o mesmo tem de garantir a obtenção de energia renovável equivalente ao sistema solar térmico.

    A minha pergunta é: esta bomba de calor c/split (DAIKIN 300lts ECH2O ERWQo2AV3 + EKHHP300A2V3), por si só é equivalente
    á minha opção inicial? Ou seja, supre os tais 1783 KWh, ou tenho de colocar adicionalmente uns paineis fotovoltaicos?
    Pergunto porque a alternativa que me apresentaram (bomba de calor + kit 6 painéis fotovoltaicos de 1500W) fica ainda mais cara que a opção inicial (2 paineis termicos + depósito água c/resistência).
  2.  # 2

    Colocado por: pipocas4No meu projeto térmico

    Você até sabe como é que resolve o seu problema....pergunta ao autor do projeto.
  3.  # 3

    Sim, BC com 1500W de painéis não é barato. Essa BC deve andar pelos 2000€ (pesquisa rápida na net), eu tive orçamento para exactamente um kit desses de painéis (mas a instalação era muito complexa) superior a 3000€.

    Em relação a fornecer a energia necessária, diria que claramente. 1783kWh anuais são menos de 5kWh diários em média
  4.  # 4

    Bruno.Alves, o orçamento só para a bomba de calor é 2570€ + IVA, mas há muitos extras (válvulas, componentes, tubagens, mão de obra) o kit dos 6 fotovoltaicos 3500€ + IVA.
  5.  # 5

    Colocado por: Picareta
    Você até sabe como é que resolve o seu problema....pergunta ao autor do projeto.


    Já perguntei, ele diz que quem fornece a bomba é que tem de fazer as contas...
    Adicionalmente, disse que sim, que podia substituir a outra opção por esta.
  6.  # 6

    Colocado por: pipocas4só para a bomba de calor é 2570€ + IVA


    Já com montagem?

    https://www.electrosacavem.com/info.php?identif=7023



    Colocado por: pipocas4kit dos 6 fotovoltaicos 3500€ + IVA.

    http://www.solarshop.pt/index.php?route=product/product&path=60_159_129&product_id=362
  7.  # 7

    Colocado por: pipocas4Bruno.Alves, o orçamento só para a bomba de calor é 2570€ + IVA, mas há muitos extras (válvulas, componentes, tubagens, mão de obra) o kit dos 6 fotovoltaicos 3500€ + IVA.

    Sim, o preço da BC que dei foi o que me apareceu no Google só para a "máquina", o resto dos acessórios e MO fazem subir o preço.

    O orçamento para os painéis é que me parece puxado... Certo que o meu já foi há muito tempo (2017) e os preços possam ser diferentes, mas eram 6 painéis Luxor Ecoline 260 de 260Wp, 3 micro inversores APS de 500W, quadro eléctrico, 30 e tal metros de cablagem, 3000€ já com IVA. Montagem em cima de um prédio de apartamentos para ligar ao R/C, daí a montagem complexa.

    Peça mais de um orçamento.
  8.  # 8

    Colocado por: Bruno.Alves
    Peça mais de um orçamento.


    Está a ser dificil, não atendem telef, nem respondem a e-mails.
 
0.0133 seg. NEW