Colocado por: MJcbFoi-me dito pelo arquitecto que os prazos para construção de moradia unifamiliar são de um ano, com tendência para resvalar mais seis mesesdepende do projecto e da casa.
Colocado por: MJcbOuvi falar em casos em que no contrato fica estipulado que por cada dia de atraso o empreiteiro tem de pagar x€. Isto é exequível?é, mas aí vai ter muitos (a maioria se não todos) a cair fora. muitos não estão para isso.
Colocado por: MJcbGostaria de saber se há alguma forma de garantir que o prazo é cumprido.
Colocado por: pauloagsantos
se tiver uma bola de cristal para prever o futuro, talvez.
imprevistos acontecem. olhe agora com o covid ter um surto na obra e todos terem de ir para casa. ou a empresa dos alumínios atrasar a entrega pq lhe aconteceu o mesmo. ou não terem feito um estudo geotécnico ao solo e quando começam o desaterro terem uma surpresa desagradável e terem que rever uma serie de coisas. ou a edp distribuição demorar 5 meses a ligar o contador de obra e o empreiteiro não conseguir trabalhar, etc, etc
eu tive que estar 15 dias à espera de telhas porque a fabrica parou no primeiro confinamento e depois quando voltou à atividade não dava despacho a todas as encomendas. a história dos 5 meses da edp distribuição aconteceu comigo, felizmente deu para usar a luz do vizinho.
se o construtor for bom e trabalhar com qualidade não é por ele se atrasar um ou dois meses que deve criar um pé de vento.
e depois uma casa feita à pressa tb não é bom.
Colocado por: MJcbMas para se dizer que é costume resvalar seis meses é porque existe uma tendência.
Colocado por: pauloagsantos
a tendência é pq os DO querem as casas feitas o mais rápido possível e os empreiteiros dizem o que os DO querem ouvir para ganharem a obra. Que raio de comercial vai dizer que a obra demora 18 meses quando a expectativa do DO é de 12 meses.
Depois da obra ganha, demoram o tempo normal.
faça as contas para 18 meses e não para 12 meses.
Colocado por: MJcbreferências de empreiteiros para a zona do Grande Porto
Colocado por: MJcbprazos para construção de moradia unifamiliar são de um ano, com tendência para resvalar mais seis meses
Colocado por: pipocas4Pelo que tenho lido/ouvido a regra é dizer um ano, mas demora em média 18 meses.
Colocado por: zedasilva
Uma moradia média (200 a 250 m2) sem grande complexidade técnica, com uma boa gestão, demora 12 meses a ser concluída.
O problema é que nem os DO acautelam isso nem os empreiteiros sabem o que é gestão.
Uma derrapagem de 6 meses pode custar só em encargos diretos ao DO 5.000 a 6.000€
são 6 meses de vistorias e juros do banco
São 6 meses de fiscalização e coordenação de segurança
São 6 meses de renda da casa onde está
Colocado por: zedasilvaO problema é que nem os DO acautelam isso nem os empreiteiros sabem o que é gestão
Colocado por: MJcbAlgo mais?
Colocado por: PicaretaMJcb, já tem os materiais e equipamentos todos definidos?
Colocado por: MJcbDepois de o caderno de encargos estar pronto