Iniciar sessão ou registar-se
    • Susi
    • 8 fevereiro 2021 editado

# 1

Boa tarde amigos,

Não encontrei qualquer tópico sobre o assunto, por isso cá vai:

Estão-me a construir uma moradia em Sintra em alvenaria tradicional. Está a chegar a fase de estucagem e o construtor afirma que não é preciso salpicar as paredes e tetos interiores antes de aplicar o estuque projectado (a minha família insiste que sim).

Essa situação não está contemplada no orçamento e, provavelmente, o empreiteiro estará a pensar na sua própria situação ao proferir tal afirmação; No entanto, se surgirem fissuras ele terá que as reparar enquanto houver garantia.

Na medida em que a casa será para "consumo próprio" por muitos e muitos anos, recomendam a salpicagem ou não?

Obrigado desde já pela ajuda!
  1.  # 2

Colocado por: Susirecomendam asalpicagemou não?

Se o objetivo é precaver o aparecimento de fissuras, o salpisco não resolve nada.
    Para gessos projetados, não é habitual haver qualquer pré reboco, pelo que neste aspeto o construtor tem razão
    Concordam com este comentário: RRoxx, Olim, Vítor Magalhães
    •  
      RRoxx
    • 8 fevereiro 2021

# 3

Colocado por: SusiEssa situação não está contemplada no orçamento e, provavelmente, o empreiteiro estará a pensar na sua própria situação ao proferir tal afirmação; No entanto, se surgirem fissuras ele terá que as reparar enquanto houver garantia.

Peça que orçamente se é isso que pretende, mas o salpico não serve para evitar fissuras. serve para criar rugosidade.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Susi
  2.  # 4

Se a parede contém partes lisas, é conveniente a aplicação de um salpico.
    E se possível juntar um aditivo tipo sikalatex para ter maior aderência.
    Mas penso que para a aplicação de um salpico, o empreiteiro não irá pedir nenhuma fortuna.
    • Susi

# 5

Colocado por: RiscadorSe a parede contém partes lisas, é conveniente a aplicação de um salpico.
    E se possível juntar um aditivo tipo sikalatex para ter maior aderência.
    Mas penso que para a aplicação de um salpico, o empreiteiro não irá pedir nenhuma fortuna.

Boa tarde a todos,

Em 1º lugar, agradecer a opinião dos intervenientes: Obrigado!

A intenção do salpico será garantir uma melhor aderência do estuque ao tijolo simples das paredes e ao betão dos tetos (tenho divisões que não levarão tetos falsos). Refiro que, sem nós falarmos no assunto, no exterior as paredes foram salpicadas e foi aplicada rede nas junções tijolo\betão, antes de ser efectuado o reboco final.

A minha dúvida é levantada pelo facto de não ver ninguém a aplicar o salpico interior, e o meu pai insistir na ideia - chegando ao ponto de dizer que paga a despesa do bolso dele se o empreiteiro considerar a aplicação da coisa um trabalho extra...

Estou mesmo indecisa.
  3.  # 6

...e ao betão dos tetos...

Aí está. Se não aplicar salpico, corre o risco do estuque cair às postas. Isto porque a superfície do betão poderá ter ainda vestígios do descofrante. Por isso mesmo, antes de ser aplicado o salpico, a área de betão deve ser limpa. Neste caso, recomendo a adição de um aderente à argamassa do salpico. É a minha opinião.
  4.  # 7

Na minha casa por acaso fez-se chapisco. Nas vigas e pilares, levou sikalatex para melhor aderência. Também pode usar cimento cola.
    Mas isso, apenas serve para reduzir a camada de estuque, bem como o número de dias de trabalho em obra dos estucadores.

Como já foi dito não é necessário, não é por isso que vai deixar de fissurar ou aderir melhor.
    •  
      RRoxx

# 8

Colocado por: RiscadorAí está. Se não aplicar salpico, corre o risco do estuque cair às postas. Isto porque a superfície do betão poderá ter ainda vestígios do descofrante

limpa o descofrante e cria rugosidade no betão.. se o descofrante lá está o chapisco tambem pode descolar...

edit: qualquer ficha tecnica dos projectados tem este descritivo: "Em suportes muito lisos e compactos e/ou onde tenham sido aplicados descofrantes (ex. alguns betões moldados em obra), devem criar-se as condições necessárias de aderência, através da picagem da superfície ou da aplicação prévia de um produto próprio para o efeito, de eficácia comprovada."

se for necessário...
    • jrap
    • 8 fevereiro 2021

# 9

Na minha chapiscaram as zonas de reboco em cimento (casas de banho, cozinha, garagem). Onde levou estuque não fizeram. Para minimizar fissuras colocaram rede nos pontos criticos (cantos, pilares, roços maiores...). Nos tectos não sei que a minha leva tectos falsos em tudo
  5.  # 10

Coloquem é rede nas transições..
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Olim
  6.  # 11

Para estucar não é necessário chapisco nenhum.
    Concordam com este comentário: RRoxx, Olim
    • Susi

# 12

Colocado por: jrapNa minha chapiscaram as zonas de reboco em cimento (casas de banho, cozinha, garagem). Onde levou estuque não fizeram. Para minimizar fissuras colocaram rede nos pontos criticos (cantos, pilares, roços maiores...). Nos tectos não sei que a minha leva tectos falsos em tudo

Boa tarde jrap,

Obrigado a si, e aos restantes foristas, pelas opiniões.

No meu caso nem está contemplado o salpico das lajes. Tenho outro receio, quiçá infundado, para justificar a opção do construtor:

- Se não salpicar poupa, obviamente, dinheiro em material e mão de obra; o estucador também poupa dinheiro, pois ao aplicar o estuque em paredes lisas, poupará bastante material e talvez até mão de obra (ou não?), pois haverá a possibilidade de colocar uma camada mais fina de estuque pois os suportes não foram "enrugados".

Perde no final o cliente pois ficará com uma espessura de estuque de, sei lá, 0.5cm...
  7.  # 13

Colocado por: Susi

Boa tarde jrap,

No meu caso nem está contemplado o salpico das lajes. Tenho outro receio, quiçá infundado, para justificar a opção do construtor:

- Se não salpicar poupa dinheiro em material e mão de obra; o estucador também poupa dinheiro, pois ao aplicar o estuque em paredes lisas, poupará bastante material e talvez até mão de obra (ou não?), pois haverá a possibilidade de colocar uma camada mais fina de estuque pois os suportes estão quase lisinhos...

Perde no final o cliente pois ficará com uma espessura de estuque de, sei lá, 0.5cm...

Susi, não pense que quanto maior for a espessura do gesso melhor fica. Muito pelo contrário, uma espessura maior é mais sujeita a variações e pode fissurar com maior facilidade. O estuque é um elemento estético e não um elemento estrutural.
    Concordam com este comentário: Olim
  8.  # 14

Colocado por: Susi

Boa tarde jrap,

- Se não salpicar poupa, obviamente, dinheiro em material e mão de obra; o estucador também poupa dinheiro, pois ao aplicar o estuque em paredes lisas, poupará bastante material e talvez até mão de obra (ou não?), pois haverá a possibilidade de colocar uma camada mais fina de estuque pois os suportes não foram "enrugados".

Não pense assim. Se levar chapisco, leva menos gesso . Se só levar gesso, leva mais gesso. Logo é ela por ela. O trabalho tem é de ficar bem feito.
  9.  # 15

Pode rebocar e colocar mecafino
    • jrap
    • 8 fevereiro 2021

# 16

Em relação ao chapisco penso que não seja mesmo necessário. Esteja descansado que aquilo agarra bem melhor que o reboco de cimento. Peça sim para colocar rede entre vigas/tijolo, pilares/tijolo, as vigas e cantos por cima das portas, aqueles roços grandes. E peça para lhe colocarem no mínimo 1cm de estuque na parte mais estreita (às vezes para desempenar as paredes leva menos em cima que em baixo ou vice-versa, mas peça para ser sempre no minimo 1cm. Aquilo no fim da obra são só mais uns sacos que gastam, mas fica melhor e facilita o trabalho quando forem colocar as calhas/parafusos dos tectos falsos.
    Outra coisa muito importante, eu antes de rebocarem tirei fotos a tudo, para saber onde passam os tubos (vai dar jeito quando forem colocar quadros ou moveis emparafusados nas paredes) e marquei no tecto com spray as zonas que não podiam emparafusar as calhas do tecto falso. Se for um tubo da luz resolve-se, mas se for um tubo de queda dos esgotos ou um tubo da vmc é um problema grave. Aqueles tubos de iluminação que ficam com a ponta encostada ao tecto percebe-se que vêm a direito, mas os que ficam completamente tapados o homem depois não adivinha que estão lá tubos quando for emparafusar
    • jrap
    • 8 fevereiro 2021

# 17

Colocado por: RicardoPortoPode rebocar e colocar mecafino

Isso é uma dúvida que tenho, na garagem como é mais húmido eles vão-me rebocar a massa de cimento projectado, mas poderia aplicar o mecafino para ficar com aquele aspeto lisinho do estuque?
    •  
      RRoxx
    • 8 fevereiro 2021

# 18

O seu pai que se chegue a frente... obviamente a ser feito será um adicional.

Acho que a opinião é praticamente unanime, não ganha nada em aplicar o chapisco. Limpe é o descofrante se tiver sido aplicado e tiver residuos.
    •  
      RRoxx
    • 8 fevereiro 2021

# 19

Colocado por: jrap
    Isso é uma dúvida que tenho, na garagem como é mais húmido eles vão-me rebocar a massa de cimento projectado, mas poderia aplicar o mecafino para ficar com aquele aspeto lisinho do estuque?

aplique massa de estanhar.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  10.  # 20

As espessuras para os gessos projectados devem ser entre os 10 e os 20mm.

0.0239 seg. NEW