Iniciar sessão ou registar-se
    • PLP
    • 8 fevereiro 2021 editado

# 1

Olá a todos!

A minha casa tem um telhado de 72 m2 que pretendo isolar com XPS.

Após várias leituras aqui no fórum e pela net no geral, percebi que um trabalho bem feito passaria por colocar tela para vapor, XPS com 6cm no mínimo, subtelha e ripado em PVC.

Fiquei também com a ideia de que no meu caso a subtelha seria dispensável uma vez que, segundo li, não é muito aconselhável caminhar sobre o telhado, algo que terá de acontecer no meu, pelo menos para manutenção de painéis... e porque tenho receio de elevar demasiado a telha e devido às características da construção vir a provocar outros problemas.

A primeira e mais preocupante dúvida, está relacionada com duas janelas de sótão. Terei de as remover para se fazer o trabalho ou há alguma margem para se colocar o XPS? No caso de ser necessário remover, trata-se de algo complexo/dispendioso?

Tenho também dois painéis solares com depósito de 300 litros que tornam a tarefa um pouco mais trabalhosa...

O trabalho será para realizar em Leiria, caso exista algum profissional com disponibilidade para o fazer, agradeço orçamento.
      1612797106516.jpg
    • PLP
    • 8 fevereiro 2021

# 2

Mais imagens das janelas:
      IMG_20210208_145914.jpg
      1612797106532.jpg
      1612797106498.jpg
    • PLP
    • 8 fevereiro 2021

# 3

Painéis:
      1612797106546.jpg
      IMG_20210208_145651.jpg
    • PLP

# 4

Telhado:
      IMG_20210208_145432.jpg
  1.  # 5

As telhas estão boas?
    Tem infiltrações?

É apenas uma questão de isolamento térmico?
    Se for, acho que fica mais fácil e barato fazer o isolamento pelo interior, sem mexer nas telhas, ripas, painéis, janelas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PLP
    • PLP
    • 8 fevereiro 2021

# 6

Sim, sei que seria mais simples mas o sótão é utilizado e não pretendo retirar altura... O telhado tem cinco anos e não tem infiltrações.

Pretendia resolver a questão térmica e anular as condensações.
  2.  # 7

Retirar 4 cm de altura seria critico?
    • PLP
    • 8 fevereiro 2021

# 8

Com quatro centímetros, tendo em consideração o que li, não me parece que conseguisse isolamento com a qualidade que pretendia.

Qual seria a sua sugestão.
    • RUIOLI

# 9

Colocado por: PedrojorgepintoCom quatro centímetros, tendo em consideração o que li, não me parece que conseguisse isolamento com a qualidade que pretendia.

PIR, consegue o mesmo desempenho térmico com 60% da espessura em relação ao XPS. É mais caro, mas nestes casos...
    https://www.obras360.pt/loja/0010060173te-painel-de-isolamento-termico-em-poliisocianurato-pir-aisladeck-vv-veu
    • PLP
    • 9 fevereiro 2021

# 10

Não conhecia essa solução.

Fiz uma pesquisa rápida e não me pareceu que fosse um material muito utilizado. Talvez pelo preço.

Aproveito para lhe perguntar se sabe como isso é aplicado. Como é feito o acabamento? Não leva Pladur por cima?

De qualquer forma, confesso que preferia isolar por fora, mesmo que fique mais caro.

A questão que coloquei no primeiro post relativamente às janelas, tem um papel muito importante na decisão que vier a tomar.
  3.  # 11

Colocado por: PedrojorgepintoAproveito para lhe perguntar se sabe como isso é aplicado. Como é feito o acabamento? Não leva Pladur por cima?

Pode ser pladur ou estuque.

Colocado por: PedrojorgepintoA questão que coloquei no primeiro post relativamente às janelas, tem um papel muito importante na decisão que vier a tomar.

Acho que vai ter de as subir na proporção da subida final das telhas.
    • PLP
    • 10 fevereiro 2021 editado

# 12

Sei que que o fórum está inundado de tópicos de sótãos para isolar, no entanto coloquei algumas questões às quais não encontrei uma resposta clara...

Pedia o favor aos entendidos na matéria que partilhassem mais algumas opiniões.

Agradeço ao Ruioli as suas contribuições mas isolar por dentro está fora de questão. Tendo em consideração as características da casa, só isolando pelo exterior é que conseguirei tirar máximo proveito do investimento.

Antecipadamente grato.
  4.  # 13

Colocado por: RUIOLI

PIR, consegue o mesmo desempenho térmico com 60% da espessura em relação ao XPS. É mais caro, mas nestes casos...
    https://www.obras360.pt/loja/0010060173te-painel-de-isolamento-termico-em-poliisocianurato-pir-aisladeck-vv-veu

0.028 é pouco melhor que o xps...
    Se ainda fosse o kingspan kooltherm com 0.018...
    • PLP
    • 11 fevereiro 2021

# 14

manelvc, obrigado pelo contributo, mas tal como referi, isolar por dentro está fora de questão. Para além de não conseguir a eficiência que pretendo, os 4cms sugeridos pelo Ruioli seriam o mínimo aos quais teria ainda, possivelmente, de acrescentar o pladur.
  5.  # 15

Colocado por: manelvc
    0.028 é pouco melhor que o xps...
    Se ainda fosse o kingspan kooltherm com 0.018...

Tem opção com XPS 300 ou XPS 500 de densidade
      IMG_20210211_165513.jpg
    • PLP
    • 11 fevereiro 2021

# 16

Callinas, esse material é aplicado diretamente debaixo da telha ou no interior?
  6.  # 17

Colocado por: callinas
    Tem opção com XPS 300 ou XPS 500 de densidade
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedrojorgepinto
      IMG_20210211_165513.jpg

Calinnas, esse ainda é pior certo?
    • Arche
    • 22 fevereiro 2022

# 18

Boa tarde,

Aproveitando o tema, tenho um telhado com 4 janelas pequenas (talvez uns 30x50cm medida a olho) o telhado está isolado mas tenho infiltrações.

As infiltrações são em 2 zonas a meio do telhado e junto a 3 das janelas. As janelas são antigas e nem parecem ter isolamento à volta que previna entrada de água e algum vento!

Pedi um orçamento para reparação de telhas partidas, reposicionar telhas fora do sítio e isolamento adequado das janelas todas e disseram que vão pôr membrana de borracha à volta das janelas em vez de alumínio. Pesquisei mas não encontrei algo que compare prós e contras de uma e doutra, alguém me sabe dizer? Devo pôr a tal membrana de borracha?

Obrigado
  7.  # 19

Deve ser algo deste género.
    https://quilosa.com/pt-pt/aqua-protect/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Arche

0.0236 seg. NEW