Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: electraoreboco queimado é então apenas um figura de expressão que define um reboco regularizado/ceresitado. é isso?

Grosso modo, sim

Colocado por: electraopara reconfirmar: as 3 demão cruzadas serviriam apenas para melhor aderência das telas. As telas é que farão a impermeabilização. Correcto?

Certo, mas não são precisas 3 demãos, desde que deixe lá 300g/m2

Colocado por: electraoOutra questão: como é que o dono de obra constata que o empreiteiro está de facto a usar betão hidrófugo ou normal?

Pelas guias de do betão. è um aditivo que se coloca

Colocado por: electrao
    betão à vista, quer dizer que agora não é feito nada,

Betão à vista é um acabamento da face do betão, não têm nada a ver com impermeabilização

Colocado por: electraoou o betão por defeito para essas áreas é hidrófugo?

Por defeito é betão normal

Se a sua preocupação está no betão e e de evitar vir a ter problemas, está a apontar ao local errado. Ponha lá tudo o que quiser que nada impede o pior dos erros no betão:
    Recobrimentos incorrectos das armaduras.

As armaduras devem estar afastadas da superfície ou cobertas por betão na espessura indicada no projecto, cerca de 2.5 ou 3cm em elementos enterrados (podendo variar).

Isso obriga a meter calços para evitar que durante a betonagem, a armadura se desloque e encoste à cofragem ou pior ainda, que a montagem tenha sido mal feita ficando logo encostada.

Se isto se passar, adeus betão de qualidade, porque a carbonatação do betão irá corroer as armaduras e estas provocarão a delaminação do betão (nunca vi o ferro à mostra porqueo betão saltou?).

O tempo que demora a isto ocorrer depende de vários factores, mas em elementos fininhos tipo varandas ou platibandas, já vi acontecer em menos de 5 anos.

Sabe em quantas obras vejo recobrimentos correctos? (é melhor não saber, senão ainda assusto alguém)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  2.  # 22

Se a sua preocupação está no betão e e de evitar vir a ter problemas, está a apontar ao local errado. Ponha lá tudo o que quiser que nada impede o pior dos erros no betão:
    Recobrimentos incorrectos das armaduras.

Ainda estou em fase de projecto, mas a minha preocupação é fazer o trabalho de casa, isto é, contemplar os pormenores construtivos onde tipicamente as coisas falham.
    O alerta que me faz, e muito bem, é um pormenor de execução de trabalho... e ainda falta algum tempo para o começo da obra... .

obrigado
  3.  # 23

MEA CULPA
    O cerzite serve apenas para conseguir uma superficie mais lisa (uniforme) que nem sempre encontramos na maioria dos elementos de betão, e o amigo Paulo que anda pelas obras sabe de que falo :))
    A pintura asfaltica apenas me impermeabiliza contra alguma condensação das caixas sanitárias nunca conta a água, para isso temos empre que recorrer a drenos.
    As 3 demãos cruzadas servem para que tenha uma maior garantia que são aplicados os 300g/m2 e não apenas uma "borradela"
  4.  # 24

O cerzite serve apenas para conseguir uma superficie mais lisa (uniforme) que nem sempre encontramos na maioria dos elementos de betão

Como não conhecia a palavra andei a pesquisar e deparei-me com o seguinte:

http://www.instituto-camoes.pt/lextec/por/domain_4/definition/17215.html

relações não-hierárquicas:

"cerezitar" envolve
    cimento
    "cerezitar" tem como resultado
    isolamento

e fiquei novamente na dúvida, se o reboco cerizatado tem a ver com um aditivo no reboco para impermeabilizar ou se simplesmente é um reboco mais uniforme (regularizado).
    Encontrei também este tipo de reboco num pormenor construtivo referente a um remate de piso interior em que é visível o pano exterior+caixa de ar+isolamento+reboco cerezitado+pano interior+reboco+estuque+piso.

Obrigado a quem tem paciência para discutir pormenores de construção e elucidar a malta. :)
  5.  # 25

Rebocos são argamassas de cimento, cal e areia.

Qualquer argamassa é um mata borrão, absorve toda a humidade que lhe aparecer por perto, a menos que tenha uma barreira (pintura, tela). por isso só, nunca impermeabilizam nada.

0.0134 seg. NEW