Iniciar sessão ou registar-se
    • xovlov
    • 8 fevereiro 2021 editado

     # 1

    Olá a todos,

    Depois de mais de ano e meio a procurar algo no meu orçamento eis que acontece o seguinte:

    Cheguei a acordo para comprar uma casa, este negócio inclui: 2 prédios urbanos e 2 prédios rústicos. Para tentar explicar melhor, 1 dos urbanos é de um lado da rua com área pequena, do outro lado da rua está um prédio urbano que, por sua vez, pega um prédio rústico, que por sua vez pega a outra prédio rústico. Ora, com este último prédio rústico, faz fronteira uma vizinha que, após enviadas cartas de preferência aos vizinhos, decidiu fazer uso da dita preferência.

    A minha dúvida é o seguinte:
    - A vizinha querendo o negócio só para chegar à casa, existe forma de separar o bolo, ou seja, separar a venda dos prédios urbanos, sem preferência, e colocar os rústicos à venda noutro negócio com preferência? Desta forma a vizinha deixaria de ter interesse pois não chegaria a casa.

    Estava a comprar através de imobiliária e o agente diz-me que os prédios não se podem vender separados, nem os urbanos, esta informação é correta? Há volta a dar?

    Agradeço qualquer ajuda que me possa orientar em encontrar uma solução legal.

    Cumprimentos
  1.  # 2

    Preferência só se aplica a rústicos.
  2.  # 3

    Já meteu dinheiro no negócio?

    Vá para um advogado/a.
  3.  # 4

    Foi atribuído um valor global a tudo ou ia fazer-se 4 escrituras?
  4.  # 5

    Respondendo a tudo, sim, já foi dado sinal para a respectiva compra.
    Foi atribuído um valor global a tudo porque me disseram que não se podiam vender separados, que o vendedor era obrigado a vender tudo junto.
  5.  # 6

    E teve acesso aos documentos?
    Fichas das Finanças
    Código da certidão permanente online
  6.  # 7

    Sim, tenho, cada artigo tem a sua caderneta predial.
  7.  # 8

    Eu acho que uma escritura pode englobar vários imóveis.

    O direito de preferência não se aplica a imóveis urbanos.

    Advogado nisso. Ou então devolução do montante pago.

    A agência não tem departamento jurídico?
  8.  # 9

    Bom dia e obrigado pelos esclarecimentos.

    Tem sim, eles dizem que estão a tentar ver a melhor forma. Eu apenas achei estranho a situação de não poder vender as coisas em separado, dado que são artigos diferentes.
 
0.0118 seg. NEW