Olá a todos! Já sigo o fórum há alguns anos, mas só agora chegou a hora de vos pedir ajuda :)
Adquiri uma casa este ano e quero mobilar a sala. Mas o plano da sala não é o melhor. Nos escassos 20m2 que a sala tem, preciso de fazer: - zona de estar (um sofá, preferencialmente que dê para fazer cama para as visitas, móvel de tv); - zona de refeições (mesa c/ 4 cadeiras); - uma zona de escritório (pequena secretaria para portátil); Tenho ainda uma varanda minúscula, com acesso pela sala.
Para quem não percebe nada de design, decoração, quais as sugestões de melhor planta?
Obrigada Leonorb! Também me parece o melhor cantinho para colocar uma secretária. A porta fica no canto oposto de onde tirei a foto. Tenho uma planta feita por mim no paint, mas dá para ter uma ideia
A mesa ai dificulta a colocação de sofá e movel de TV, digo eu Se colocar o sofá na parede à direita da porta fica menos aconchegado. Mal por mal, antes a mesa Na parede entre a porta e o pilar eu colocava o sofá, de preferêcia pouco volumoso e encostado à coluna e punha dois assentos soltos a fazer L para o lado da porta. Frente à coluna uma mesa pequena de apoio Na outra parede colocava o móvel com uma zona baixa para a TV que "alinhasse" com o sofá e outra mais alta de arrumação
Concordo que o sofá na parede à direita não fique tão bem... Entrar na sala e ter logo o sofá, não me agrada.
Por outro lado, colocar a mesa de jantar aí será bom, para quando tiver almoços ou jantares não ter de andar a percorrer a sala toda para servir, se bem que a mesa ao lado da janela será para aproveitar as noites de verão.
O sofá, o único requisito é que seja sofá-cama, pois não tenho quarto para hospedes. É um T1. É só para mim e chega-me. Por isso estava a pensar num sofá de 2 lugares, máximo 3.
Fará sentido um sofa com chaise longue? Nunca tive, por isso não conheço os pros e contras... Opiniões são bem vindas.
Quanto à mesa, será melhor redonda? quadrada? extensível?
Da minha experiência, oval acomoda melhor 2 convivas nos topos. Pode optar por uma redonda extensivel e ficará oval. Conforme for e gostar, pode ficar sempre aberta
Os sofás com chaise longue são, normalmente, volumosos. Eu optaria por assentos extra soltos para escolher conforme o espaço e poder movê-los nos dias de visitas
Há muitas soluções de sofa-cama... creio que tem espaço para um de 1,80 mts à vontade
Na sua sua sugestão de layout, só não gosto de ver a secretaria :( Quero algo mais discreto. A leonorb deu a sugestão de a colocar junto ao pilar. Acho que faz mais sentido.
Esse sofá que colocou, consegue dizer-me a medida?
baseei-me neste para ter uma ideia de medidas, foi o primeiro que apareceu... mas talvez este seja mais indicado, já que dá para converter em cama, tem mais 24cm de largura, se não estou em erro.
a mesa que está encostada ao canto inferior direito, é uma mesa de apoio ao sofá, que pode deslocar-se para o centro. a secretária está ao lado da janela, com prateleiras para livros e documentos atrás, no espaço entre a coluna e a parede da janela. não sei se escreve com a mão direita ou esquerda, mas se for com a direita, a direcção da luz é mais correcta assim. se calhar devia ter perguntado antes. :)