Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Há alguns dias começaram cortes repentinos de electricidade de maneira completamente errática.

    Estou há um ano neste apartamento e a rede eléctrica é toda nova e nunca apresentou problema parecido.

    O contador de EDP é daqueles modelos inteligentes e, não sei se pode estar relacionado, no final do ano passado recebi um email da EDP avisando que meu contador foi integrado a rede inteligente (e a partir dai o consumo dobrou, pode ser coincidência também mas....).

    O problema começou num dia em que fui acordado com o barulho do aparelho do ar condicionado ligando e desligando sem parar, já que ele emite um pequeno aviso sonoro quando ligado na energia... desliguei o disjunto do ar e a energia nao caiu mais até chegar a noite.... A noite caiu geral... a energia caia e alguns segundo depois voltava por 1 seg e caia novamente... ficou nesse loop por um bom tempo, fui desligando os disjuntores e nada.... até que um tempo depois conseguia retomar o fornecimento apenas com o disjuntos das lâmpadas.. fui ligando aos poucos as tomadas.... funcionou por um tempo e caiu tudo novamente.... Este ciclo repetiu-se por mais algumas vezes até que estabilizou e fui dormir....

    Hoje foi a mesma coisa... um pico de luz pela manhã, porem sem a repetição interminável da outra vez e quando chegou a noite, caiu tudo novamente... desliguei o maximo que pude ja que sem desligar a luz estava caindo assim que voltava e consegui voltar com as lampadas, religuei algumas tomadas, religuei tudo e esta assim até o momento sem cair....

    Já tentei de todas maneiras isolar o problema mas sem sucesso. A energia pode funcionar por horas a fio inclusive com aquecimento ligado sem apresentar nenhum tipo de problema, e tem hora que apenas com o disjuntor da iluminação ligado a luz fica indo e voltando sem parar...

    Uma das coisas que eu li que podem fazer o contador da EDP disparar é o excesso de consumo... consultei no contador e o máximo utilizado dos últimos 30 dias foi de 4,6 quando o contratado é de 6,9, bem abaixo do limite.

    - Em nenhum momento o DR ou qualquer outro disjuntor disparou;
    - Costuma ocorrer geralmente pela manhã/noite;
    - Não pude associar a nenhum padrão de consumo/utilização de equipamentos;


    Alguém tem alguma ideia do que pode estar ocorrendo e/ou o que posso fazer para tentar identificar o problema? Não chamei nenhum tecnico ainda porque, como disse, o problema ocorre de forma MUITO erratica e funciona muito bem por horas a fio... chamo alguem ca e o sujeito vai dizer que esta tudo certo.
    • Tmack
    • 10 fevereiro 2021

     # 2

    Só uma pequena correção, quando eu disse Disjuntor Diferencial (DR) na verdade eu estava me referindo ao não diferencial (aquele enorme e lacrado onde regula-se a amperagem máxima de entrada. (Igual o da direita da foto abaixo)

    O DR também não dispara.

  2.  # 3

    reveja os apertos dos condutores no seu quadro, se não encontrar nenhum solto reclame com a EDP, de certeza que é um fio solto algures.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tmack
    • jg231
    • 10 fevereiro 2021 editado

     # 4

    Bem, acontece-me o mesmo quando ultrapasso a potência (penso eu, tenho potência baixa).

    Contador inteligente também.

    Ora, recentemente alteraram em casa de um familiar meu, sem qualquer consentimento, o contador. Colocaram um inteligente e diga-se que o mesmo acontece. A luz está sempre a ir abaixo e o disjuntor sempre para cima. Ora a potência em casa desse meu familiar é bem mais alta. Diga-se que nunca poderia ir abaixo.

    Ainda vou efectuar reclamação mas nem sem bem por onde começar.
    Para além disso, facturaram dois meses outra vez com valores completamente diferentes e agora até já mandaram o contador que lá estava à vida...

    Aparentemente, também foi integrado na rede inteligente.

    "e a partir dai o consumo dobrou, pode ser coincidência também mas...."

    está bonito, está
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tmack
    • Tmack
    • 10 fevereiro 2021 editado

     # 5

    Colocado por: jorgealvesreveja os apertos dos condutores no seu quadro, se não encontrar nenhum solto reclame com a EDP, de certeza que é um fio solto algures.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tmack



    Olhei o quadro e não identifiquei nada de anormal. Segue abaixo as fotos (podem ser ampliadas clicando).

    Repare que alguns disjuntores estao desligados porque deixei o mínimo ligado ontem a noite para estabilizar a corrente e poder dormir em paz. No momento ja religuei todos e estou com tv/pc/lava loiça ligados sem problemas de queda...


    Agora lembrei que ha poucos dias, coincidindo com o inicio dos problemas, havia uma equipa realizando serviços de reparo na portaria com ferramentas ligadas ao quadro de luz.... a princípio não deveria ter ocasionado problema algum, apenas uma coincidência imagino eu.






  3.  # 6

    O facto dos contadores serem "inteligentes" não quer dizer que em todos os locais suportem o envio de leituras automáticas.
    Costuma enviar as leituras mensalmente (entre 24 e 26 de cada mês)?
    • Tmack
    • 10 fevereiro 2021

     # 7

    Acredito que seja pq nunca enviei leituras e a partir de dezembro quando recebi o email sempre veio com leituras reais.


    UPDATE: Apos aprox 30 min da lava loiça a funcionar tudo veio abaixo... esperei voltar, religuei os disjuntores aos poucos e depois liguei a nespresso pra forcar um pouco o consumo, luzes piscando muito mas nao chegou a cair.
    • jg231
    • 11 fevereiro 2021

     # 8

    Uma coisa não tem nada a haver com a outra. O facto de enviar leituras ou não, não lhe vai mandar o contador abaixo.
  4.  # 9

    Colocado por: jg231Uma coisa não tem nada a haver com a outra. O facto de enviar leituras ou não, não lhe vai mandar o contador abaixo.


    Relacionava isso com o aumento da factura, não necessáriamente com o facto de mandar o contador abaixo.
    • Tmack
    • 11 fevereiro 2021

     # 10

    Técnico veio e aparentemente o problema foi resolvido.

    O contador tem duas fileiras de parafusos de apertos e apenas uma destas fileiras estava apertada!! Provavelmente foi mal contacto.

    Me foi explicado que como o contador estava apagando completamente, só poderia ser problema até ou no contador.
  5.  # 11

    Colocado por: TmackTécnico veio e aparentemente o problema foi resolvido.

    O contador tem duas fileiras de parafusos de apertos e apenas uma destas fileiras estava apertada!! Provavelmente foi mal contacto.

    Me foi explicado que como o contador estava apagando completamente, só poderia ser problema até ou no contador.


    também estou com um problema semelhante...apertou esses parafusos no máximo ou usou uma chave específica para aparafusar (torque específico)? queria fazer eu antes de mandar vir um técnico...
    • Tmack
    • 11 fevereiro 2021

     # 12

    Fez com uma aparafusadora mesmo. O problema é que estes parafusos ficam debaixo da área lacrada do contador.
    • jg231
    • 11 fevereiro 2021

     # 13

    Colocado por: Vítor Magalhães

    Relacionava isso com o aumento da factura, não necessáriamente com o facto de mandar o contador abaixo.


    Mesmo assim não faz muito sentido. Se for aumento de uma factura (acerto).
    E mesmo assim, se for EDP, em vez de fazerem isso emitiram nova factura de um mês já pago, pelo menos é o que afirmam. Ainda não fiz as contas para ver se bate certo.
 
0.0152 seg. NEW