Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, tenho licenca de construção paga e levantada para contruir cave , rc e 1 andar, no entanto pretendia nao construir cave e sim garagem ao nivel do rc. Tenho que meter novo projeto? Que custos terei para alterar? Posso comecar a construir e comunicar a alteracao ou sou obrigado a esperar aprovação? Agradeço a quem souber esclarecer.
  2.  # 2

    Colocado por: oe2020Tenho que meter novo projeto? Que custos terei para alterar? Posso comecar a construir e comunicar a alteracao ou sou obrigado a esperar aprovação?

    Tem. Mas isso a melhor pessoa para o elucidar é o autor do projecto de arquitectura.. poderá haver coisas que não saibamos.
    em princípio pode começar a construir.. mas se não vai fazer cave, O projecto de estabilidade ( fundações) terá de ser imediatamente revisto por forma a ter isso para a obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: oe2020
  3.  # 3

    Obrigado pela resposta Pedro Barradas, vou falar com ele amanha. Sabe se terei que pagar novas taxas/licença de construcao?
  4.  # 4

    eu acho que não temos dados para lhe responder.

    é um lote? tem que respeitar o polígono de implantação.
    não é um lote? tem que respeitar os índices de construção e implantação que o PDM estabelece.

    se tem uma duvida desta grandeza, acho que se precipitou a colocar os projetos na camara.

    mas uma coisa é certa, se for possível não é coisa para ir nas telas finais, vai ter que submeter uma alteração ao projeto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: oe2020
  5.  # 5

    vai ter que meter um projeto de alterações e em todas as peças desenhadas e escritas em que essas alterações tiverem incidencia tem que as alterar ( seja arquitetura seja as outras especialidades), quanto ás taxas penso que se está a diminuir a área construída não terá que pagar mais, apenas terá os custos de processo vigentes na camara.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: oe2020
  6.  # 6

    Sim, é um lote e sim provavelmente terei que alterar, a minha duvida será se posso iniciar a construção enquanto o processo de desenrola, espero que sim...
  7.  # 7

    Colocado por: oe2020Sim, é um lote e sim provavelmente terei que alterar, a minha duvida será se posso iniciar a construção enquanto o processo de desenrola, espero que sim...


    Não tem muito por onde começar, pode iniciar o pedido de luz e água... Vedar o terreno e depois a partir daí o empreiteiro vai para casa porque não sabe onde começar e parar de cavar.... Tinha uma cave no projeto que já não tem... E até os projetos estarem revistos, submetidos e aprovados vai demorar no mínimo um par de meses.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: oe2020
  8.  # 8

    Entendidas as partes burocráticas para fazer as alterações ,agora sobre a entidade bancaria visto ter pedido CH. É necessario informar o banco o processo?
  9.  # 9

    Colocado por: oe2020sobre a entidade bancaria visto ter pedido CH. É necessario informar o banco o processo?

    Sim, com a agravante que as condições do crédito podem ser alteradas.
    Basta que a nova avaliação seja inferior há já feita anteriormente
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: oe2020
  10.  # 10

    Boa tarde, alguem pode esclarecer se um coberto altera a area de implantação? A ideia seria fazer agora o coberto e daqui uns anos fazer uma garagem..faz sentido, ou é melhor já solicitar alteracao..obg.
  11.  # 11

    Colocado por: oe2020Boa tarde, alguem pode esclarecer se um coberto altera a area de implantação?

    Sim.
    Até 10 m2 pode eventualmente ser considerada uma obra de escassa relevância urbanística e não entrar para as contas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: oe2020
  12.  # 12

    Voltando ao tema, pergunto se é obrigatório construir garagem, ou seja neste momento a situação era nao construir cave, e nao contruir já a garagem e no futuro solicitar alteracao. Será possivel?
  13.  # 13

    Colocado por: oe2020Será possivel?

    É mas tem que apresentar já um novo projeto come essa alterações.
    Sendo alterações que obrigatoriamente têm que ser licenciadas, não pode iniciar a obra sem essa aprovação
    Estas pessoas agradeceram este comentário: oe2020
    • RB
    • 18 março 2021

     # 14

    Colocado por: marco1vai ter que meter um projeto de alterações e em todas as peças desenhadas e escritas em que essas alterações tiverem incidencia tem que as alterar ( seja arquitetura seja as outras especialidades), quanto ás taxas penso que se está a diminuir a área construída não terá que pagar mais, apenas terá os custos de processo vigentes na camara.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:oe2020

    No meu caso, como os orçamentos que tenho recebido são superiores ao que tenho disponível, pondero ter que eliminar algumas coisas do projeto, nomeadamente não fazer um terraço com escada de acesso ao logradouro e um pequeno telheiro com churrasqueira num pátio. Como não é para aumentar a área, até diminuir, terá que se apresentar um projeto de alteração? Já tenho projeto de arquitetura aprovado e o de especialidades em aprovação. Se tiver que se fazer é um projeto de alteração ao de arquitetura e também ao de especialidades? Teria os mesmos custos que os já aprovados? Agradeço muito a ajuda, pois não tenho encontrado respostas junto de quem fez o projeto
  14.  # 15

    Colocado por: RBComo não é para aumentar a área, até diminuir, terá que se apresentar um projeto de alteração?

    Sim. Nem que seja durante a construção.
    Mas o amigo essas questoes tem de questionar os autores do projecto. Como é que não recebe respostas!?
    Concordam com este comentário: zedasilva
  15.  # 16

    Tem ainda outra questão. Se a moradia for geminada com a do vizinho, provavelmente terá na mesma de levar as suas fundações até abaixo da cave, para suster a casa quando o vizinho quiser construir com cave.
  16.  # 17

    nuno

    ??
  17.  # 18

    Sim, num loteamento que considere a construção de uma cave em todos os lotes, se as casas forem geminadas, mesmo que um lote altere o loteamento para não ter cave, deverá considerar construir as fundações até lá em baixo. Para mim é lógico.
  18.  # 19

    parece logico mas tambem me parece que não é obrigatório e tambem não muito logico sendo o que não tem cave a construir primeiro.
  19.  # 20

    Colocado por: nunogouveiaSim, num loteamento que considere a construção de uma cave em todos os lotes, se as casas forem geminadas, mesmo que um lote altere o loteamento para não ter cave, deverá considerar construir as fundações até lá em baixo. Para mim é lógico.

    Não é nada lógico. As fundações de casas geminadas não têm de estar à mesma cota, da mesma forma que numa rua pode perfeitamente acontecer construir-se um prédio com duas caves encostado a uma casa térrea.
    Concordam com este comentário: vulpes
 
0.0215 seg. NEW