Tenho uma pequena moradia em Lisboa que foi remodelada há cerca de 2 anos, telhado incluído. A moradia é um r/c + sotão que serve como divisão normal pois tem janela e piso flutuante. No sotão existe uma viga central em madeira e está revestido com tecto falso e ao longo da viga começaram a abrir fendas e a chover dentro de casa. Estamos incrédulos com o facto disto acontecer com um telhado novo e temos que resolver o problema o mais rapidamente possível. Alguém pode sugerir bons profissionais/empresas na zona de Lisboa especializados em danos em telhados que possa identificar e solucionar este problema?
A obra não foi realizada por mim e o anterior proprietário não tem garantia física da obra. Ao que parece a garantia foi dada por palavra, ou seja, todos os problemas que teve após a conclusão do trabalho, o construtor foi lá tentar resolver só após muita insistência e de forma rudimentar (mais remendar do que arranjar). No meu caso nem vale a pena a insistência pois o dito senhor nem me atende as chamadas. E tenho um bebé em casa enquanto me chove lá dentro.
Entretanto tive a visita de um técnico que não me inspirou confiança, porque achou que a solução ideal seria impermeabilizar o telhado todo. O telhado é novo e composto apenas por telha lusa, xps e depois os barrotes em madeira e o pladur e apesar de não ter a subtelha (algo que pretendo colocar no Verão) parece-me um pouco exagerado ir colocar impermeabilizante em todo o telhado em vez de se tratar, por agora, apenas os locais onde existem as infiltrações, que são a zona central e as laterais. Mas é só a minha opinião pelo que tenho pesquisado.
Esse telhado mete água? Até tem bom aspecto e as telhas parecem bem casadas e com inclinação suficiente para não entrar água. Ou essa foto é da parte boa? 😛
Não há partes más, o telhado está novo e sim aparentemente não deveria haver qualquer problema. Mas como referi acima, abaixo da telha existe apenas o tal xps (uma placa que deve ter por volta de 4cm) e depois o tecto falso. A água está a entrar na zona central onde tem a viga e nas laterais onde termina a telha. Segue uma outra foto.
Não tem ventilações (aparentemente), se a água aparece na viga central, quase que aposto o meu dito cujo direito em como esse cume está todo amacissado com argamassa de cimento, "assim ate se pode andar em cima sem problema" dizem os "entendidos".
Posto isto, é levantar a cumeeira e promover a ventilação por baixo das telhas. Assim à primeira vista...
Esses muretes parecem forçar agua para dentro, sempre vi esses telhados com uns rufos metálicos por cima do murete e por baixo da telha, como na imagem que coloco.
A imagem é em telha Marselha, mas também há para Lusa. O meu sogro tem em inox no telhado dele (que parece ter menos queda que esse) e não mete água..
Agradeço o vosso feedback. Entretanto tive o contacto de outro técnico que indicou, mais uma vez, que a solução seria colocar a tela impermeabilizante por todo o telhado. Não me sinto confortável com esta opção especialmente sendo um telhado novo, já para nem falar da parte estética. Apostava mais nas alternativas que indicam acima, alterar a cumeeira, colocar os rufos.
Colocado por: FGVREntretanto tive o contacto de outro técnico que indicou, mais uma vez, que a solução seria colocar a tela impermeabilizante por todo o telhado
técnico? que raio de tecnico diz isso?
isso tem mais que se lhe diga, o que escrevi é so uma possivel causa, nao referi nada relativo ao facto da viga central apresentar deformaçao e fissuras como disse, algo mais se pode passar.
Os rufos deveriam ser pensados de outra forma, uma vez que ja tem os muretes de empena sobre a telha, as águas que percorrem a aba da telha vao continuar a percorrer esse caminho, desse modo a impermeabilização deveria ser feita ate ao canudo seguinte... fica é horrivel.
se vai aplicar a subtelha, faça uns remendos, e depois faça a obra como deve ser...