Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos, recentemente adquiri uma moradia dois andares de 160m quadrados. Tendo sido toda restaurada, levou tudo novo, no entanto no exterior da casa não levou capoto, apenas uma rede qualquer porque a fachada não podia ser aumentada.
    Disseram me que como as paredes têm cerca de 60 a 80cm não era preciso isolamento térmico interno.
    O que é certo é que a casa é bastante fria, o andar debaixo é sala e cozinha em copa com cerca de 55 metros quadrados e a temperatura é mais fria que o exterior muitas das vezes.
    Os quartos no andar de cima são mais pequenos mas tb são frios. Tenho janelas com vidro duplo em todo o lado. Acrescentando a isto tenho uma humidade acima de 80%
    Sempre que está sol tento abrir um bocadinho as janelas para deixar entrar o calor e ao fim da tarde fecho tudo mas a temperatura não aumenta, não sei se é por não estar assim tanto calor como penso.
    Tenho receio que quando instalar qualquer tipo de aquecimento central o calor não fique nas divisões e tenha um consumo exagerado.
    Alguma solução ou não vou ter problemas no futuro, está apenas frio? E eu sou picuinhas XD
    Tb tenho o problema de na divisão da sala a porta de entrada da casa está ligada diretamente,pode entrar mais frio por aí tbm. Os andares não são divididos por porta mas sim pela escadaria o que pode gerar correntes de ar.
    Li algures sobre umas tintas térmicas para se colocar no interior para impedir o calor de sair. Não sei se no verão faz o efeito inverso.
    O certificado energético diz que a casa no verão é fresca e não requer de qualquer tipo de arrefecimento. No inverno diz que é 130% ineficiente e que precisava do tal aquecimento.
  2.  # 2

Desculpe o off topic, bem não é bem off topic mas apenas uma piada.
    Já ando neste fórum a uns 2 a 3 anos, desde que iniciei o processo de construção da nossa moradia para tirar dúvidas e aprender umas coisas que me foram muito úteis. Já apareceram imensos tópicos como como o seu, provavelmente dezenas por mês e nunca vi aconselharem o insta heater, aquele aquecimento milagroso que aparece nas televendas na TV 📺😂😂😂😂
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  3.  # 3

Se está a procura de um aquecimento de borla esqueça pois não existe, tudo depende da sua carteira. Se eu tivesse has natural a porta colocava radiadores e caldeira a gas, como não tinha e os euros estavam curtos optei por radiadores e caldeira a pellets. Ao início ainda gastava um pouco agora tive a ver o manual daquilo em condições, regulei umas coisas e estou a gastar cerca de 25kgs por dia de pellets com a caldeira ligada 24h dia para uma área de 160m2. Tudo vai ter custos, agora vê o plafond que tem e escolhe, não faltam opções aqui no fórum para climatização, basta apenas pesquisar
  4.  # 4

Colocado por: RuipsmDesculpe o off topic, bem não é bem off topic mas apenas uma piada.
    Já ando neste fórum a uns 2 a 3 anos, desde que iniciei o processo de construção da nossa moradia para tirar dúvidas e aprender umas coisas que me foram muito úteis. Já apareceram imensos tópicos como como o seu, provavelmente dezenas por mês e nunca vi aconselharem o insta heater, aquele aquecimento milagroso que aparece nas televendas na TV 📺😂😂😂😂

Eu nunca disse que ia colocar isso, não faz qualquer sentido, quando falo em consumo exagerado falo no consumo superior ao suposto devido á dissipação de calor.
    Estava a tentar perceber alternativas para isolar se fosse preciso ou não. Se vou ter problemas quando instalar o aquecimento ou não
  5.  # 5

Colocado por: RuipsmSe está a procura de um aquecimento de borla esqueça pois não existe, tudo depende da sua carteira. Se eu tivesse has natural a porta colocava radiadores e caldeira a gas, como não tinha e os euros estavam curtos optei por radiadores e caldeira a pellets. Ao início ainda gastava um pouco agora tive a ver o manual daquilo em condições, regulei umas coisas e estou a gastar cerca de 25kgs por dia de pellets com a caldeira ligada 24h dia para uma área de 160m2. Tudo vai ter custos, agora vê o plafond que tem e escolhe, não faltam opções aqui no fórum para climatização, basta apenas pesquisar

No certificado energético diz que era aconselhado ter Ar condicionado, dois na sala/cozinha e 1 em cada quarto!
    Tenho acesso a gás natural, de momento uso termoacumulador. As ligações para aquecimento central tb estão feitas. Seria então vantajoso colocar caldeira a gás para águas sanitárias e aquecimento ou só para aquecimento?
    A falta de isolamento externo não vai ser um problema? Ou o tamanho das paredes "chega"

Obrigado
  6.  # 6

Colocado por: darksidersfkNo inverno diz que é 130% ineficiente e que precisava do tal aquecimento.

Tem isolamento termico no tecto do piso +1? Se calhar não tem.
    O que diz o Certificado energético para melhorias? sem ser a instalação de equipamentos de climatização.
    O que usa para aquecer a casa?
    Obivamente se tiver ambos os piso em comunicação permanente, o calor que gera no piso 0, irá escapar para o piso +1.

Esqueça as tintas "termicas" e os instaheat's tabém.. lolol..
  7.  # 7

Colocado por: darksidersfkTenho acesso a gás natural, de momento uso termoacumulador. As ligações para aquecimento central tb estão feitas. Seria então vantajoso colocar caldeira a gás para águas sanitárias e aquecimento

Nesse caso, parece que sim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pascendi
  8.  # 8

Colocado por: darksidersfkO certificado energético diz que a casa no verão é fresca e não requer de qualquer tipo de arrefecimento. No inverno diz que é 130% ineficiente e que precisava do tal aquecimento.

quais as propostas de melhoria?
  9.  # 9

a cobertura está isolada?
    a casa tem algum sistema de ventilação?
    onde fica?
    o gas pode ser boa opção, se tem acesso a gas natural
    mas primeiro deve isolar.... senão depois a conta dispara..
  10.  # 10

Colocado por: fernandoFerreiraa cobertura está isolada?
    a casa tem algum sistema de ventilação?
    onde fica?
    o gas pode ser boa opção, se tem acesso a gas natural
    mas primeiro deve isolar.... senão depois a conta dispara..

Proposta de melhoria é o ar condicionado mas a vestoria foi feita antes da casa estar completamente renovada.
    Tenho sótão mas tenho placa antes do telhado, esse sótão não está isolado, vê se as telhas.
    Não tenho sistema de ventilação a não ser às janelas hahaha.
    A casa fica em centro de cidade 6km do mar, mas como é uma rua estreita com casas altas, apanho sol o dia todo mas só na parte de cima e trás da casa, parte da frente não muito ou quase nenhum diretamente.
    O meu problema é esse, gostava de saber se era preciso e onde isolar, visto não ter capoto na parte exterior.
    Concordam com este comentário: MarcoP
  11.  # 11

Tens de aplicar isolamento termico sobre a placa!!! mete uns 100mm de la mineral. e está o assunto resolvido, por pouco dinheiro. EXISTEM N discussões sobre isto aqui no Forum.
    Renovaçãoes/ reabilitaºções sem o aconselhamento de uma equipa tecnica. dá nisto...
  12.  # 12

Colocado por: Pedro BarradasTens de aplicar isolamento termico sobre a placa!!! mete uns 100mm de la mineral. e está o assunto resolvido, por pouco dinheiro. EXISTEM N discussões sobre isto aqui no Forum.
    Renovaçãoes/ reabilitaºções sem o aconselhamento de uma equipa tecnica. dá nisto...

E no andar debaixo (a maior divisão) não é preciso fazer nada?
    Se só esse assunto resolver já ficaria muito contente.
    A tal tinta para as paredes ajudaria tb ou nem por isso?
  13.  # 13

mas neste momento aquece a casa de alguma forma??
    qual a temperatura das divisões?
  14.  # 14

Colocado por: darksidersfkA tal tinta para as paredes ajudaria tb ou nem por isso?

essa tinta parece "banha da cobra".... mas pode ser que faça alguma coisa...
    se não pode isolar com ETICS (capoto).... experimente a tinta e depois diga!
  15.  # 15

Colocado por: darksidersfkProposta de melhoria é o ar condicionado mas a vestoria foi feita antes da casa estar completamente renovada.

só tem essa?
  16.  # 16

Colocado por: fsilva106mas neste momento aquece a casa de alguma forma??
    qual a temperatura das divisões?

De momento não temos nada a aquecer, tenho ao um desumidificador que meto nas divisões porque já estava a ter bolor nos móveis e assim.

Para este inverno não devo investir no aquecimento central, não tenho dinheiro para, mas no próximo inverno quero tratar da situação.
    A temperatura é quase sempre inferior ao exterior ou igual
    •  
      aacc
    • 10 fevereiro 2021

# 17

Colocado por: darksidersfkTenho acesso a gás natural,

Tem o problema resolvido. Caldeira de condensação + radiadores.
  17.  # 18

Colocado por: fernandoFerreira

só tem essa?

Capoto no exterior é impossível, câmara municipal não deixa aumentar a fachada 1cm. Daí procurar alternativas para o interior ou perceber se podia melhorar alguma coisa.

Só tem essa recomendação, mas posso pedir a um técnico especializado para perceber melhor talvez.
    Uns dizem AC outros dizem caldeira a gás XD
  18.  # 19

Refere que o R/C contacta com o 1º andar por escadas. Não tem possibilidade de dividir com uma porta para evitar perdas termicas? Acerca do frio, actualmente usa alguma fonte de aquecimento? Já experimentou ligar um aquecedor e ver quanto tempo consegue manter a temperatura no interior?

Acerca do sotão, é isolar a laje conforme sugerido pelo Pedro Barradas. Existem inumeros tópicos sobre esse tema aqui no fórum.
  19.  # 20

Colocado por: Anonimo16062021
    Mas se não tem nada aquecer a casa quer o que?
    Milagres?

Não percebo este tipo de comentários.
    Nunca disse que quero milagres ou o quer que seja, estou a tentar perceber se antemão o melhor a fazer para quando fizer a instalação não ter perdas de calor, nunca estive numa casa que o interior fosse mais frio que o exterior, daí as minhas dúvidas.
    Caramba

0.0195 seg. NEW