Iniciar sessão ou registar-se
    • VCG
    • 10 fevereiro 2021

# 1

Pessoal,
    este tópico já foi debatido muita vezes neste forum, mas deixem coloca-lo de outra forma:

Em telhados inclinados em telha, o ideial é contruir da seguinte forma: telha, ripas,subtelha,ripas, vigas assentes nas empenas e na laje de esteira colocar acima de 10cm de lã mineral com papel kraft virado para baixo (isolamento termico). Até aqui julgo que não estou errado...

Mas se infelizmente na região onde me encontro nenhum empreiteiro faz?!
    Consideram que fico igualmente bem servido se:
    1) projectar espuma de PUR (6cm) em cima da laje de esteira (ainda sem as empenas) - a espuma funcionaria como barreira de humidade entrar na casa pelo telhado.
    2) colocar uma camada de armagassa por cima da espuma PUR -diminuir risco de incendio e permitir andar em cima de laje esteira
    2) Fazer as empenas, em cima da espuma PUR (sinceramente não sei se a espuma consegue suportar, poderia colocar xps ajudar nesse isolamento)
    3) Vigas assentes nas empenas, rigas e telhas
    Após este processo se necessário colocava lá mineral a espessura que fosse necessária. (10cm por exemplo)

As minhas dúvidas são:
    a) Espuma de PUR, mesmo que me sejam garantidos 6cm (que é dificil) faz o "trabalho" termico da lã mineral?
    b) A espuma de PUR coloca na parte de cima da laje de esteira não poderá funcionar como "saco plastico" e provocar condensações (sinceramente, não percebo o mecanismo de formação de condensações que podem ser aqui originados)
    c) Fará sentido colocar a lã de rocha por cima de espuma PUR?

Se disse alguma asneira, desculpem, mas a ideia é informaçaõ.
  1.  # 2

meta somente a lã sobre a laje de esteira e deixe esse sotão não utilizado a ventilar. Se leu as outras discussões, é isto que se promove principalmente.
    • VCG
    • 10 fevereiro 2021

# 3

@Pedro, concordo consigo 100%. Mas não me agrada nada não colocar a subtelha (ninguém faz por aqui) e quero arranjar uma solução.
  2.  # 4

Colocado por: VCGMas não me agrada nada não colocar a subtelha (ninguém faz por aqui)

Então mas se quer a sub-telha, eles metem concerterza... Basta você exigir isso. não vejo qual é o problema.
  3.  # 5

Meter subtelha implica retirar as telhas. Se o orçamento não é impeditivo, não sei porque não há quem não faça esse serviço.
    Se vai utilizar o sotão, metas XPS e meta umas placas de osb por cima.
  4.  # 6

Colocado por: VCGninguém faz por aqui)

Tenho reparado neste fórum que existem muitas zonas do país onde são os empreiteiros a definirem as soluções construtivas, e os materiais a utilizar, depois o pessoal admira-se da diferença de preços entre as várias regiões e entre os vários empreiteiros.
    Concordam com este comentário: zinna, Vítor Magalhães
  5.  # 7

Colocado por: Picareta
    Tenho reparado neste fórum que existem muitas zonas do país onde são os empreiteiros a definirem as soluções construtivas, e os materiais a utilizar, depois o pessoal admira-se da diferença de preços entre as várias regiões e entre os vários empreiteiros.
    Concordam com este comentário:zinna

É porque já fazem assim há mais de 20 anos e nunca tiveram problemas e os engenheiros e os arquitectos e engenheiros não percebem nada, e, e, e....
    • VCG
    • 10 fevereiro 2021

# 8

Colocado por: Vítor MagalhãesMeter subtelha implica retirar as telhas. Se o orçamento não é impeditivo, não sei porque não há quem não faça esse serviço.
    Se vai utilizar o sotão, metas XPS e meta umas placas de osb por cima.

Depois coloco ripas aparafusadas as placas de OSB?
    E em cima das ripas as respectivas telhas...
  6.  # 9

Colocado por: VCG

Depois coloco ripas aparafusadas as placas de OSB?
    E em cima das ripas as respectivas telhas...

Referia-me a pousar o isolamento na laje.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VCG

0.0119 seg. NEW