Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva a todos.

    Queria ideias de como tratar da instalação de um cabo de rede do segundo andar para um quinto andar. Estou a falar de um prédio onde pretendo ter internet na arrecadação que se situa no último andar.

    Após pesquisar no fórum, surge a ideia da instalação de um powerline, mas isso não chega para as minhas necessidades. Quero ter ligação directa via cabo UTP do apartamento até à arrecadação. A melhor opção neste momento passa por mandar um cabo UTP pela respiração do WC, desde a chaminé do prédio até ao apartamento. O que acham?

    Outra coisa, como o cabo está exposto, secalhar é melhor comprar um próprio para exteriores (e depois cravar com um normal quando entrar dentro da chaminé?), certo?

    Desculpem alguma falta de conhecimento, é para aprender que aqui estou eheh
  2.  # 2

    Normalmente para isso é mesmo a powerline a solução mais simples.
    Tente ver se a tubagem elétrica tem folga suficiente para passar algum cabo
  3.  # 3

    Colocado por: manelvcNormalmente para isso é mesmo a powerline a solução mais simples.
    Tente ver se a tubagem elétrica tem folga suficiente para passar algum cabo

    Não acho que passar UTP por onde passa cabo de electricidade seja boa prática (Se era essa a ideia).
    Esqueci de referir mas não tenho uma tomada electrica na arrecadação, por isso, inicialmente, powerline não seria também opção.
  4.  # 4

  5.  # 5

    Colocado por: Mariaseverahttps://www.google.com/search?q=casquilho+ladr%C3%A3o&client=ms-android-vf-pt-revc&prmd=isvn&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjhmvPbx9_uAhWkQxUIHR7pCJIQ_AUoAXoECA4QAQ&biw=360&bih=643&dpr=2

    Pois, não sei. Actualmente tenho um powerline em casa e sinceramente tenho tido vários problemas. Por saber que eles não gostam muito de estar ligados a extensões, não sei se isso não iria causar problemas.

    Estou realmente mais virado para a solução do cabo directo, porém tenho dúvidas de como o proteger sendo que o cabo vai estar exposto no telhado.
    •  
      Tyrande
    • 10 fevereiro 2021 editado

     # 6

    Há powerlines que têm tomada incorporada. Para assim ligar algo em cima dela.
    É só escolher um modelo que tenha tanto sinal wireless como saída para cabo.
    Eu tenho há alguns anos e é excelente.

    EDIT: Tipo esta.
    Liga a Powerline diretamente à tomada e depois liga o que quiser na tomada da própria powerline.
    Não perde sinal e não fica com a tomada inutilizada.
      DHP_P601AV_Front.png
  6.  # 7

    Colocado por: TyrandeHá powerlines que têm tomada incorporada. Para assim ligar algo em cima dela.
    É só escolher um modelo que tenha tanto sinal wireless como saída para cabo.
    Eu tenho há alguns anos e é excelente.

    EDIT: Tipo esta.
    Liga a Powerline diretamente à tomada e depois liga o que quiser na tomada da própria powerline.
    Não perde sinal e não fica com a tomada inutilizada.


    NBatalha
    Esqueci de referir mas não tenho uma tomada electrica na arrecadação,
  7.  # 8

    Woops XD
  8.  # 9

    Precisa de passar um cabo de rede + uma alimentação eléctrica para ligar o que quer que seja.
    Tem alguma tubagem com acesso do seu piso para a arrecadação?
  9.  # 10

    Colocado por: TyrandeHá powerlines que têm tomada incorporada. Para assim ligar algo em cima dela.
    É só escolher um modelo que tenha tanto sinal wireless como saída para cabo.
    Eu tenho há alguns anos e é excelente.

    EDIT: Tipo esta.
    Liga a Powerline diretamente à tomada e depois liga o que quiser na tomada da própria powerline.
    Não perde sinal e não fica com a tomada inutilizada.
      DHP_P601AV_Front.png

    Compreendo de facto que essa talvez fosse a solução mais fácil. Mas façam o teste de velocidade, ligado ao powerline, mesmo por cabo ethernet e depois ligado directamente por cabo ethernet ao router. A diferença existe e pode ser muito grande. Neste caso estamos a falar de uma diferença de 3 pisos. Sinceramente não quero ceder em termos de performance.
  10.  # 11

    Colocado por: JoaoMSRPrecisa de passar um cabo de rede+uma alimentação eléctrica para ligar o que quer que seja.
    Tem alguma tubagem com acesso do seu piso para a arrecadação?

    Sim, referi que posso passar pelo tubo de respiração da casa de banho (não sei que nome exacto dar a isso), que fica mesmo encostado à minha arrecadação.
  11.  # 12

    Colocado por: NBatalha
    Compreendo de facto que essa talvez fosse a solução mais fácil. Mas façam o teste de velocidade, ligado ao powerline, mesmo por cabo ethernet e depois ligado directamente por cabo ethernet ao router. A diferença existe e pode ser muito grande. Neste caso estamos a falar de uma diferença de 3 pisos. Sinceramente não quero ceder em termos de performance.


    Eu não notei nada quando instalei.
    O router está no RC e a powerline está no 1º andar.
    Acho que está um bocado temeroso sem razão.

    Mas se não tem sequer tomada elétrica, isto tudo é irrelevante.
  12.  # 13

    Colocado por: Tyrande

    Eu não notei nada quando instalei.
    O router está no RC e a powerline está no 1º andar.
    Acho que está um bocado temeroso sem razão.

    Mas se não tem sequer tomada elétrica, isto tudo é irrelevante.

    Não necessito da instalação electrica, é somente um cabo de rede que preciso passar do apartamento até à arrecadação. Queria saber se havia uma forma diferente de o fazer para além da ideia que mencionei. E se for a melhor maneira, como posso isolar o cabo de forma a aguentar estar exposto ao exterior.
  13.  # 14

    Mas o cabo de rede tem de ligar a um equipamento eléctrico, logo precisa de uma tomada ou alimentação
  14.  # 15

    Colocado por: JoaoMSRMas o cabo de rede tem de ligar a um equipamento eléctrico, logo precisa de uma tomada ou alimentação

    O cabo vai directamente do router do apartamento e fica transformado em tomada fêmea na arrecadação, para que depois possa ligar um portátil (com bateria) por exemplo.
  15.  # 16

    Eu tenho powerline com uma distância de 5 andares e acabei de fazer o teste tenho mais de 15mb de download e 6 de upload a única coisa que noto é mais lag mas neste caso tenho câmaras a fazer streaming que estão a roubar já parte da largura de banda do powerline
  16.  # 17

    Colocado por: P@rAdiS3Eu tenho powerline com uma distância de 5 andares e acabei de fazer o teste tenho mais de 15mb de download e 6 de upload a única coisa que noto é mais lag mas neste caso tenho câmaras a fazer streaming que estão a roubar já parte da largura de banda do powerline

    Qual é a velocidade contractada e quais os powerlines em questão?
    Posso dar uma chance aos powerlines que aqui tenho da TP-Link, mas estão a uma distancia de 10 metros. Tenho 500mbps de download contractados, que realmente existem ligado directamente ao router mas com o powerline a coisa dá apenas 30mbps de download... E o pior é a instabilidade da coisa :-(
    Talvez os powerlines que tenho sejam uma tanga. TP-Link AV600
  17.  # 18

    Se não quer perder sinal, compre um cabo de rede para exteriores.
    Já utilizei um que estava a 120m do router e a perda de sinal era quase nula.
    Concordam com este comentário: NBatalha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NBatalha
  18.  # 19

    Colocado por: caocomasasSe não quer perder sinal, compre um cabo de rede para exteriores.
    Já utilizei um que estava a 120m do router e a perda de sinal era quase nula.

    É isso! Mas diga-me, o cabo está exposto ao sol e chuva? Aguenta firme? Usou algum tipo de isolamento extra? Tenho receio que com o tempo devido ao clima o cabo se estrague.
  19.  # 20

    Colocado por: NBatalha
    É isso! Mas diga-me, o cabo está exposto ao sol e chuva? Aguenta firme? Usou algum tipo de isolamento extra? Tenho receio que com o tempo devido ao clima o cabo se estrague.

    Há cabo próprio para exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NBatalha
 
0.0219 seg. NEW