Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: pvieira91Mas vai significar consumos significativamente mais altos?
    irrelevante
  2.  # 42

    Colocado por: jorgealvesirrelevante

    Entao aí a conversa é outra :-)
    Basta escolher um bom underlay e flutuante laminado ou também é preciso fazer truques na instalação? Que material recomenda?
    Obrigado
    • rxr9
    • 19 novembro 2021

     # 43

    Colocado por: pvieira91

    Mas vai significar consumos significativamente mais altos?
    Li que existe uma solução da quicknstep com baixa resistência térmica, mas como é flutuante e nao colado existe sempre ar entre o pavimento e a betonilha.


    Que solução adotou para o pavimento?

    Posso saber qual é a empresa que lhe vai fazer a instalação do piso radiante BC etc?

    Obrigado
  3.  # 44

    Colocado por: rxr9

    Que solução adotou para o pavimento?

    Posso saber qual é a empresa que lhe vai fazer a instalação do piso radiante BC etc?

    Obrigado


    a seguir...
  4.  # 45

    Colocado por: rxr9

    Que solução adotou para o pavimento?

    Posso saber qual é a empresa que lhe vai fazer a instalação do piso radiante BC etc?

    Obrigado


    Ainda nem começou a obra. A partida vou meter cerâmica porque é dos materias mais indicados para PRH por causa da alta condutividade térmica. A empresa, ainda não está escolhida, mas talvez sera a Pichelsousa (marco canaveses)
  5.  # 46

    Estou a seguir este tópico mas fiquei na dúvida é possível ter Ventiloconvectores para fazer aquecimento/arrefecimento sem piso radiante?

    A outra questão que tenho é se as tubagens de água são as mesmas para piso PRH e Ventiloconvectores ou posso só ter o Ventiloconvectores a arrefecer a casa e desligar o piso radiante complemente?

    Obrigado
  6.  # 47

    Colocado por: diogopmsna dúvida é possível ter Ventiloconvectores para fazer aquecimento/arrefecimento sem piso radiante?

    ventilo-convectores é um sistema e PRH é outro sistema completamente separado, sim podem existir ambos no mesmo imovél mas é um perfeito disparate de custos quer de aquisição quer de exploração.

    ventiloconvectores são largamente utilizados em grandes instalações de serviços e comerciais, aliás na pratica é o único sistema usado nesses cenários.

    Colocado por: diogopmsA outra questão que tenho é se as tubagens de água são as mesmas para piso PRH e Ventiloconvectores ou posso só ter o Ventiloconvectores a arrefecer a casa e desligar o piso radiante complemente?
    podem ser as mesmas com as devidas valvulas de controle.
  7.  # 48

    Colocado por: jorgealves
    ventilo-convectores é um sistema e PRH é outro sistema completamente separado, sim podem existir ambos no mesmo imovél mas é um perfeito disparate de custos quer de aquisição quer de exploração.

    ventiloconvectores são largamente utilizados em grandes instalações de serviços e comerciais, aliás na pratica é o único sistema usado nesses cenários.

    podem ser as mesmas com as devidas valvulas de controle.


    E numa moradia ventilo-convectores pode ser usado para aquecer a casa de inverno e arrefecer no verão, não tendo a necessidade de instalação AC? O que aconselha para uma moradia na zona de Lisboa com 200 m2 (100 por piso).

    Estou a fazer estas perguntas que ando a explorar soluções com Bomba de calor que funcione bem para o verão e inverno e claro ter noção dos custos de instalação e custos de utilização.

    Obrigado
  8.  # 49

    A melhor solucao para aquecimento e arrefecimento de uma moradia nova é piso radiante hidraulico
    Concordam com este comentário: pvieira91
  9.  # 50

    Estou a estudar uma solução equilibrada de AQC e AQS para uma casa que vou reabilitar.

    Por se tratar de uma reabilitação e como tenho quatro zonas distintas a climatizar e na maioria pretendo aplicar laminado flutuante, não estou a considerar PRH.

    Foi-me apresentada proposta de BC com radiadores, mas entretanto percebi que existem BC de baixa temperatura e BC de alta temperatura, sendo que as de alta temperatura endereçam casas onde já existam radiadores que se pretendam aproveitar, o que não é o caso.

    Depois de pesquisar um bocado, entendi que a alternativa ao PRH, com BC de baixa temperatura, são os ventiloconvectores (e por isso cheguei a este tópico).

    Se a minha interpretação do que li estiver correta, as BC de baixa temperatura são na ordem dos 40% mais baratas que as de alta temperatura (li isso noutro tópico deste fórum), têm a vantagem de eventualmente evitarem a necessidade de pedir aumento de potencia (atualmente 6,9kVA, limitado a 10,35kVA) e os ventiloconvectores, embora mais caros que os radiadores (se me conseguirem dar valores de referência, agradeço), são uma solução que aparenta ter a eficácia do AC, com a vantagem de não secarem o ar.

    Gostaria por isso que corrigissem algum destes entendimentos que possa estar errado e que me esclareçam se as tubagens para instalação de ventiloconvectores têm alguma diferença para as de radiadores (para considerar uma pré-instalação e posterior decisão) e se dispensando o arrefecimento, posso também desconsiderar a necessidade de instalação de esgoto nos pontos de instalação dos ventiloconvectores.
  10.  # 51

    Colocado por: rituaisexistem BC de baixa temperatura e BC de alta temperatura
    existem igualmente bombas de media temperatura que tanto funcionam com VC como Radiadores com PRH
  11.  # 52

    Colocado por: jorgealvesexistem igualmente bombas de media temperatura que tanto funcionam com VC como Radiadores com PRH

    Desconhecia! Concorda que para o meu caso, BC de baixa temperatura com ventiloconvectores, faz sentido?
    Apesar de circularem água a temperaturas diferentes, as tubagens são iguais para venticonvectores e radiadores?
 
0.0186 seg. NEW