Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos, vinha pedir uma ajuda muito urgente.

    Comprei uma casa construída em 80 mas só legalizada em 2020.
    Na ficha técnica da casa tem a indicação “ prevê-se que tenha sapatas, fundações diretas ao solo firme em betão armado, estrutura rectificada de vigas e pilares em betão armado “ , o que se aqui prevê na realidade não consta na casa , ou seja ...
    a casa não tem absolutamente nada , nem pilares nem sapatas enfim...
    vou ter de reforçar por completo esta casa e gostaria de saber se alguém tem responsabilidade nisso .

    Obrigado a todos
  2.  # 2

    Como sabe que não tem sapatas, vigas e pilares? Podem estar escondidos pela estrutura das paredes
  3.  # 3

    O dono da casa
  4.  # 4

    A primeira responsável é a Claudia como dona da casa.
    Antes de comprar nao viu o que agora deteta?
    Essa ficha técnica foi-lhe omitida? É elaborada por quem e em que âmbito?
    Tem conhecimentos tecnicos para afirmar o que diz?
  5.  # 5

    Construída nos anos 80 "sem estrutura". E ainda não caiu?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: franciscofernandes
  6.  # 6

    Bom jogo de palavras usado na ficha técnica.

    Colocado por: claudiagalvaoNa ficha técnica da casa tem a indicação “ prevê-se que tenha sapatas, fundações diretas ao solo firme em betão armado, estrutura rectificada de vigas e pilares em betão armado “ , o que se aqui prevê na realidade não consta na casa , ou seja ...


    Segundo a lingua portuguesa, e consultando o dicionario Priberam - verbo prever:

    pre·ver |ê| - Conjugar
    (latim praevideo, -ere, ver antes)
    verbo transitivo

    1. Ver com antecipação.
    2. Supor, conjecturar, calcular.


    Ou seja, em nenhum lado foi afirmado expressamente que havia sapatas. Apenas fizeram uma suposiçao que poderia eventualmente ter.

    Certamente uma casa que foi feita segundo o lendario método de "auto-construçao", sem projecto, sem papelada, e pois claro, sem dor de cabeça.


    Anda para ai tanta casa assim, e muitos entre nos vao virar fertelizante antes da casa cair (isto se o proximo terramoto nao acontecer antes).
  7.  # 7

    Colocado por: claudiagalvaoo que se aqui prevê na realidade não consta na casa , ou seja ...
    a casa não tem absolutamente nada , nem pilares nem sapatas enfim...
    vou ter de reforçar por completo esta casa e gostaria de saber se alguém tem responsabilidade nisso .


    se a casa está de pé à 40 anos talvez o reforço não seja preciso...

    temos casas centenárias sem pilares ou sapatas e ainda estão de pé.

    a casa apresenta fissuras estruturais?
  8.  # 8

    num pais desorganizado, a desorganização é a vantagem de alguns e dá azo depois ao "desorganizanço"

    essa casa quase de certeza que não precisava de ter ficha de habitação, terá sido feita/exigida por incompetência de quem a exigiu para escriturar. Assim, tal como muitas fichas são feitas a posterior, esta foi feita em moldes de pressupostos dos elementos construtivos que terão sido executados na casa, e neste caso portanto não é mais que uma ficha desnecessária e feita em cima do joelho para o senhor notário não inviabilizar a escritura por incompetência.
    Em suma a casa pode muito bem não ter esse sistema construtivo e estar segura, mas realmente quem compra algo antigo devia ter promovido uma consultadoria a pelo menos um engenheiro ou construtor com experiencia.
    Concordam com este comentário: imo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: claudiagalvao
  9.  # 9

    A Licença de utilização é recente, decorrente do processo de legalização.
    Obviamente que a FTH, sendo necessária, descreveu uma série de suposiçãos.. ora para todos os efeitos a casa está construída há mais de 40 anos.

    Se foi legalizada é porque os tecnicos autores do sprojectos, assumiram a responsabilidade em como a edificação reune condições estruturais suficientes.
    Peça copia integral do processo camarário na CÂMara municipal. Pelo menos para saber o historial do processo.

    Claudia, eu agora pergunto. Qual o motivo para estar agora a preocupar-se com isso? há problemas estruturais?, quer efectuar obras de alteração/ ampliação e e só pode efectuando uma intervenção mais pesada ao nível de reforço estrutural do existente?
    FicAM estas questoes.
  10.  # 10

    sim , a casa sendo muito antiga precisa de obras de renovação total, como tal na instalação de nova canalização verificamos que não temos sapatas em nenhum lado, a casa está assente em areia com 3 cm de cimento, pedi pra que me partissem uma única parede para unificar a sala com a cozinha e foi aí que se verificou que a casa não tem pilares. o teto começou a ganhar fissuras e paramos a obra de renovação. Na ficha técnica da casa indica que se prevê que tenha um lintel em betão armado, sapatas etc, mas como eu indico a casa não tem nada .. as paredes todas da casa são da espessura do tijolo e rebocadas apenas.

    Estou a pedir uma ajuda porque o que iria ser apenas uma obra de renovação interior está a tornar-se num pesadelo.
  11.  # 11

    Renovar casas antigas tem muito que se lhe diga..
    Provavelmente a parede que abriram era estrutural..mesmo com pilares não se pode meter a mandar paredes abaixo de qualquer maneira..
    A minha casa também não tem pilares e já levou com um terramoto e não caiu..
    Quando fiz as obras também abri uma parede interior para juntar a sala com a cozinha, mas primeiro certifiquei-me que não estava a suportar a placa. Como descobri uma 'viga' não demoli a totalidade da parede, ficando essa viga a suportar a fiada de tijolo que tem por cima.

    Tem de se ter muito cuidado com a demolição de paredes...
  12.  # 12

    Colocado por: SS1128Tem de se ter muito cuidado com a demolição de paredes...


    O problema são os programas da TV em que é tudo fácil, rápido e podem-se demolir as paredes interiores (de "papelão") de qualquer maneira.

    A construção aqui por estas bandas é muito diferente dos EUA ou Austrália...
    Concordam com este comentário: SS1128
  13.  # 13

    E ninguém tem culpa naquilo que comprou..adapte o projeto ou invista mais
  14.  # 14

    Colocado por: RicardoPortoE ninguém tem culpa naquilo que comprou..adapte o projeto ou invista mais


    E Acrescento, arranje uma equipa de arquitectura e engenharia. Ou pelo menos de engenharia
  15.  # 15

    A parede que dividia a sala da cozinha e que eu mandei deitar a baixo não tinha qualquer viga ou Pilar , inclusive foi posta uma viga no centro para sustentar o teto, mas de qualquer modo o teto abriu fissuras.

    Aqui a questão é que eu eu não esperava que a casa tivesse este tipo de construção em areia e somente tijolo, até porque na ficha técnica da casa me indica a tal suposição de pilares, sapatas e inclusive lintel . Eu já verifiquei com arquiteto que a casa não têm nada do que vem descrito.

    Poderei eu ter sido “ enganada “ ?
  16.  # 16

    A logica da construcao mesmo nos EUA e' a mesma , ha paredes que sao "bearing points" que nao se pode tocar sem ter um detail do enginheiro.
    Depois ha paredes nao tem nada a ver com a estrutura da casa sao essas que se ve a cortar ao forte e feio ;)

    Antonio


    Colocado por: ClioII

    O problema são os programas da TV em que é tudo fácil, rápido e podem-se demolir as paredes interiores (de "papelão") de qualquer maneira.

    A construção aqui por estas bandas é muito diferente dos EUA ou Austrália...
    Concordam com este comentário:SS1128
  17.  # 17

    Colocado por: claudiagalvaoPoderei eu ter sido “ enganada “ ?

    Não!
    Até porque o técnico que fez essa Ficha Técnica foi inteligente, disse "que se supõe"
    Quando vamos comprar um carro usado, é normal levar um mecânico para fazer um avaliação técnica.
    Nas casas deve-se fazer o mesmo. Pedir a um "mecânico de casas" para fazer uma avaliação técnica. Só com base nisso devemos fazer negócio
    Concordam com este comentário: marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: claudiagalvao
  18.  # 18

    Não ter viga e/ou pilares não quer dizer que não esteja a cumprir função estrutural. Ainda para mais numa construção dessa idade.

    A escora que meteram no centro pouco está a fazer, se não tem nenhuma viga estão a segurar num ponto e todo o restante vão está sem apoio...

    Como determinaram que não tinha nenhum lintel? Escavaram fundo o suficiente para ver onde acabava a fundação das paredes exteriores?

    Por exemplo, na minha tenho um lintel na base da fundação e outro ao mesmo nível da placa (dado que não é feita com vigotas, deve ter sido tudo cheio ao mesmo tempo..).

    Este só abraça as paredes exteriores..dentro é que descobri ao nível das portas tinha outro "lintel" a abraçar as paredes interiores (era suposto ser só na zona da porta, mas depois descobri q não :)).

    Isso alguma estrutura terá de ter, senão já tinha rachado tudo..
  19.  # 19

    Colocado por: claudiagalvaoA parede que dividia a sala da cozinha e que eu mandei deitar a baixo não tinha qualquer viga ou Pilar , inclusive foi posta uma viga no centro para sustentar o teto, mas de qualquer modo o teto abriu fissuras.

    Aqui a questão é que eu eu não esperava que a casa tivesse este tipo de construção em areia e somente tijolo, até porque na ficha técnica da casa me indica a tal suposição de pilares, sapatas e inclusive lintel . Eu já verifiquei com arquiteto que a casa não têm nada do que vem descrito.

    Poderei eu ter sido “ enganada “ ?

    Mas desde quando é que é preciso estrutura em betão armado para que uma construção cumpra os requisitos estruturais?!

    Se calhar estamos a falar de uma casa em alvenaria resistente e você não pode "mandar abaixo" paredes a seu belo prazer.

    O tijolo de que você fala é vazado ou maciço? Há paredes de pedra?
    • AMVP
    • 11 fevereiro 2021

     # 20

    Eu diria que a casa tem estrutura, senão já tinha caido.

    Sabe, construir uma casa de rc, por exemplo, não tem a mesma exigência que construir um prédio.

    Cresci numa casa, a dos meus pais, que de acordo com a sua categorização também não tem estrutura. Ou seja, tem pilares, apenas aos cantos da casa, por acaso tem sapatas mas não tem o lintel. Como a placa está acente em cima dos pilares dos cantos e das paredes da casa, incluindo as interiores, é óbvio que não se pode deitar uma parede abaixo só porque se quer. Repare, os edíficios que estão na praça do comécio também não têm pilares e estão lá há séculos. Deste edíficios apenas um tem problemas estruturais, que não começaram com as obras do metropolitano mas sim com a construção de uma casa de banho que envolveu a retirada de uma escadaria, que olhe... fazia parte da estrutura do edíficio.

    Voltando à casa que conheço, foi construida no início da década de 70, de génese ilegal pelo que não havia planta, ficha técnica ou licenção de utilização. Em 2019 foi emitida a licença de utilização e sim foi necessária a trapalhada toda de arquitetura e projetistas para que o processo fosse possível. Como é óbvio o engenheiro responsável pelo procesos não deitou a casa abaixo para verificar o que lá está, pelo que a ficha técnica serve apenas para cumprir uma formalidade ou, se eu quiser ser mais direta, para o engenheiro faturar, sneod que a obrigação vem da câmara municipal.

    Por último, desculpe o meu comentário mas não deviam antes de comprar saber o que compra, não porque a casa vá cair pela falta das coisas que identifica mas para não se por a fazer obras que não pode fazer. Também lhe sugiro, que a menos que o tenha feito por si, a mudar de equipa de obras pois deveriam saber à partida que não podiam deitar a parede abaixo.

    Mas isto digo eu que não percebo nada da área mas bolas sempre vivi em casas.
 
0.0224 seg. NEW