Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia forum.

    Tenho uma duvida sobre a licença de habitabilidade. A minha mãe dou-me a moradia e eu gostaria de saber se é preciso uma licença de habitabilidade para fazer um aumento de ramal da edp visto que a casa é de 1941 ou seja anterior a 1951 na qual comecou a ser exigido uma licença de habitabilidade para o caso de venda do imóvel. Mas para aumentar o ramal ou vender o imovel preciso na mesma da licença ou apenas para casas posteriores a 1951? Chamei um eletricista na qual modou o quadro elétrico e substituicao da parte elétrica e já fiz um contrato da EDP. Mas precisava de aumentar o ramal.
  2.  # 2

    Em principio não. já tem CPE.
    O que quer é mudar a potência contratada, certo? e não o ramal ( não quer dizer que a EDP distribuição não tenha de efectuar reforço de ramal).
    Quer mudar para quantos kVA? qual é a potencia actual?

    PS: A casa sendo anterior a1951, está dispensada de LAU ( Licença de Autorização de Utilização) - pede uma certidão de dispensa na sua Câmara municipal. Se entretanto fez obras ilegais e/ou de monta, a câmara municipal não irá passar essa Certidão, pois a edificação já não reune as condições originais/ de época
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasEm principio não. já tem CPE.
    O que quer é mudar a potência contratada, certo? e não o ramal ( não quer dizer que a EDP distribuição não tenha de efectuar reforço de ramal).
    Quer mudar para quantos kVA? qual é a potencia actual?

    PS: A casa sendo anterior a1951, está dispensada de LAU ( Licença de Autorização de Utilização) - pede uma certidão de dispensa na sua Câmara municipal. Se entretanto fez obras ilegais e/ou de monta, a câmara municipal não irá passar essa Certidão, pois a edificação já não reune as condições originais/ de época


    As obras que apenas fiz foram de estética ou seja não mexi na estrutura. Apenas na cozinha alarguei uma janela. Não tinha uns terrenos registados e uns anexos mas registei tudo direito. Este ano preciso substituir o telhado e a estrutura por uma nova em madeira. Na qual tive o conhecimento que preciso apenas informar a câmara do que irei realizar.nao sei se na licença de habitabilidade é preciso o projeto ou apenas eles avaliam a parte elétrica, saneamento e agua
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasEm principio não. já tem CPE.
    O que quer é mudar a potência contratada, certo? e não o ramal ( não quer dizer que a EDP distribuição não tenha de efectuar reforço de ramal).
    Quer mudar para quantos kVA? qual é a potencia actual?

    PS: A casa sendo anterior a1951, está dispensada de LAU ( Licença de Autorização de Utilização) - pede uma certidão de dispensa na sua Câmara municipal. Se entretanto fez obras ilegais e/ou de monta, a câmara municipal não irá passar essa Certidão, pois a edificação já não reune as condições originais/ de época


    A potência contratada é o máximo do minimo. E para isso já informei me na EDP eles informaram que tinha que ter o licenciamento de habitabilidade.
  5.  # 5

    Colocado por: Maabarbosatinha que ter o licenciamento de habitabilidade.

    ISSO NÃO EXISTE. Existe aquilo que eu expliquei.


    Colocado por: MaabarbosaA potência contratada é o máximo do minimo.

    tb não sei o que é isso? É quanto? em NÚMEROS!?

    O que lhe disse o electricista que aí esteve?
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro Barradas
    ISSO NÃO EXISTE. Existe aquilo que eu expliquei.



    tb não sei o que é isso? É quanto? em NÚMEROS!?

    O que lhe disse o electricista que aí esteve?


    A potência atual que tenho é 3.45kva
  7.  # 7

    e acha que precisa de quanto? monofásico?
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro Barradase acha que precisa de quanto? monofásico?

    Talvez isso. Porque tenho cilindro. Forno frigorífico. Placa. Aquecedores e máquinas. Claro que tenho de intercalar. Mas é chato quando vai a baixo. Futuramente se quiser uma piscina seria complicado
  9.  # 9

    Deve bastar 6.9KVA.
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro Barradas
    ISSO NÃO EXISTE. Existe aquilo que eu expliquei.



    tb não sei o que é isso? É quanto? em NÚMEROS!?

    O que lhe disse o electricista que aí esteve?


    A potência atual que tenho é 3.45kva

    Colocado por: Pedro BarradasDeve bastar 6.9KVA.


    Mas nesse caso a teria de mudar o ramal certo? E isso pelo que sei teria de chamar um tecnico para ver a parte elétrica ir a câmara pedida a "licença de habitabilidade" para puder contratar uma nova potência
  11.  # 11

    Ouça. Fale com o electricista, sobre a viabilidade de aumento de potência.
    Da câmara, para já não é necessário nada. Isso é para novos CPE. Você já tem um código de ponto de entrega.
    É uma instalação activa!
  12.  # 12

    Não precisa nada de licença de habitabilidade, precisa é que o eletricista faça a ficha eletrotécnica e ateste que o limite para a instalação é 6.9. Depois vai à EDP distribuição, paga 90€ e espera que lhe metam uma carta no correio a dizer que pode mudar a potencia.
    Concordam com este comentário: paulo_pereira
  13.  # 13

    Por acaso, se o autor do post mudar de empresa de comercialização , o aumento da potencia contratada é sempre da Edp distribuição ?
  14.  # 14

    Colocado por: SS1128Não precisa nada de licença de habitabilidade, precisa é que o eletricista faça a ficha eletrotécnica e ateste que o limite para a instalação é 6.9. Depois vai à EDP distribuição, paga 90€ e espera que lhe metam uma carta no correio a dizer que pode mudar a potencia.
    Concordam com este comentário:paulo_pereira



    Assim tão simples?
  15.  # 15

    Colocado por: paulo_pereiraPor acaso, se o autor do post mudar de empresa de comercialização , o aumento da potencia contratada é sempre da Edp distribuição ?

    Sempre. Os comercializadores são responsáveis pela compra e venda de energia, mas a operação da rede, contadores, etc, é sempre EDP distribuição
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulo_pereira
  16.  # 16

    O pedido no seu caso e simples e como lhe disseram e so pedir na EDP o aumento e pagar os 90€.. ( por acaso tive um caso semelhante e a EDP distribuição depois ainda devolveu 45 euros, não me souberam explicar porque... Também não insisti...
  17.  # 17

    Colocado por: costa3333O pedido no seu caso e simples e como lhe disseram e so pedir na EDP o aumento e pagar os 90€.. ( por acaso tive um caso semelhante e a EDP distribuição depois ainda devolveu 45 euros, não me souberam explicar porque... Também não insisti...

    Oxalá que não obriguem a mudar de contador ! ainda acaba por lhe obrigarem a meter uma caixa no muro no exterior !
  18.  # 18

    Colocado por: costa3333O pedido no seu caso e simples e como lhe disseram e so pedir na EDP o aumento e pagar os 90€.. ( por acaso tive um caso semelhante e a EDP distribuição depois ainda devolveu 45 euros, não me souberam explicar porque... Também não insisti...


    Sim mas qual era a potência que tinha e para quanto mudou e a quanto tempo?
  19.  # 19

    Colocado por: paulo_pereira
    Oxalá que não obriguem a mudar de contador ! ainda acaba por lhe obrigarem a meter uma caixa no muro no exterior !


    A caixa do contador está na rua. Eles meteram dos inteligentes
  20.  # 20

    Colocado por: MaabarbosaChamei um eletricista na qual modou o quadro elétrico e substituicao da parte elétrica e já fiz um contrato da EDP. Mas precisava de aumentar o ramal.


    "Chamei um eletricista na qual modou o quadro elétrico e substituicao da parte elétrica e já fiz um contrato da EDP. Mas precisava de aumentar o ramal."

    Portanto mudou fisicamente de local o contador ?
 
0.0217 seg. NEW