Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, eu e a minha namorada vamos construir casa, o anexo abaixo é o primeiro esboço da planta da casa, gostaríamos das vossas opiniões e sugestões para eventuais alterações. Desde já o nosso muito obrigado. Cumprimentos.
  2.  # 2

Gosto da premissa de manterem todo aquele núcleo antigo. Antigo Lagar?

De resto, não tenho dados para opinar relativamente ao volume novo. Inserção na paisagem e etc...

Não analisei a organização funcional.
  3.  # 3

o corredor ao longo da sala está a mais, não se justifica a meu ver.
    Concordam com este comentário: m.aur.eira, Riscador
  4.  # 4

Colocado por: marco1o corredor ao longo da sala está a mais, não se justifica a meu ver.
    Concordam com este comentário:m.aur.eira

Fazia a entrada pela cozinha?
  5.  # 5

Colocado por: Pedro BarradasGosto da premissa de manterem todo aquele núcleo antigo. Antigo Lagar?

Era uma casa antiga com muitas vinhas no terreno, daí ter a adega. Ainda não temos bem definido o que vamos fazer na parte de baixo.
  6.  # 6

Colocado por: PedroDourado85
    Fazia a entrada pela cozinha?

a entrada principal pode ficar onde está, mas a parede que divide as salas e o corredor podia desaparecer... quando muito, deixar um bocadinho de parede mesmo em frente à porta de entrada, ou fazer uma divisória em ripas... ficava com o espaço muito mais amplo e se a parede de pedra for bonita, até pode ficar decorativa! ;)
    ao fundo, mesmo antes da casa de banho de serviço, colocaria ali uma porta.

o que está desenhado a amarelo é o que já existe? não sei as dimensões disso, mas porque não fazer dois quartos maiores em cima e passar um para baixo? será viável?
  7.  # 7

Colocado por: m.aur.eira

a entrada principal pode ficar onde está, mas a parede que divide as salas e o corredor podia desaparecer... quando muito, deixar um bocadinho de parede mesmo em frente à porta de entrada, ou fazer uma divisória em ripas... ficava com o espaço muito mais amplo e se a parede de pedra for bonita, até pode ficar decorativa! ;)
    ao fundo, mesmo antes da casa de banho de serviço, colocaria ali uma porta.

o que está desenhado a amarelo é o que já existe? não sei as dimensões disso, mas porque não fazer dois quartos maiores em cima e passar um para baixo? será viável?

Sim. O amarelo na zona dos quartos é a ruína que já existe.
    Na zona da sala e garagem são os socalcos (muros) no terreno.
    Não queríamos ter quartos em pisos separados. Pensamos que quando houver crianças é mais prático tudo ao mesmo nível. Além disso, achamos que os quartos são quase só para dormir, não temos interesse em tê-los muito grandes.
    No piso inferior está previsto um espaço que, mais tarde, poderá ser usado como quarto, ginásio, salão de jogos, enfim, o que sentirmos necessidade na altura.
  8.  # 8

Olá,

Porque não faz 3 suites? Aquele WC a meio serve alguém além do utilizador do quarto do meio?

Pena que um local que certamente terá o seu encanto seja ocupado pela lavandaria.

Seria interessante ver algum corte ou 3D... Com todos esses desniveis fica dificil entender o local só com as plantas.

Boa sorte.
  9.  # 9

Colocado por: N Miguel OliveiraOlá,

Porque não faz 3 suites? Aquele WC a meio serve alguém além do utilizador do quarto do meio?

Pena que um local que certamente terá o seu encanto seja ocupado pela lavandaria.

Seria interessante ver algum corte ou 3D... Com todos esses desniveis fica dificil entender o local só com as plantas.

Boa sorte.

O wc ao meio serve os dois quartos, achamos que não há necessidade de mais um wc.
    Na próxima semana já devo ter os alçados, assim que possível publico foto.
    Obrigado
  10.  # 10

o corredor ao longo da sala está a mais, não se justifica a meu ver.

Para além disto, o corredor de distribuição dos quartos, parece-me um pouco estreito.
  11.  # 11

Entretanto fomos pensando em algumas alterações, o que acham?

«A» - Na suite, rodamos a cabeceira da cama para a parede oposta, assim fica virada para a vista melhor do terreno. O que nos leva à dúvida «C», fazemos uma janela grande ou uma sacada?
    «B» - Rodamos as loiças sanitárias para não ficarem na mesma parede que a cabeceira da cama, e assim evitar ruídos da água a correr.
    «D» - Este lado é o que tem melhor exposição solar, porém, achamos que varandas nos quartos raramente serão usadas. Pensamos substituir por janelas grandes com um «caixilho» , «pala», ou algo que lhe dê alguma textura, que diferencie ainda mais esta parede da do andar inferior que ficará na pedra original da ruina. O será exagerado?
    «E» - Retiramos a garagem no 2o piso já que há uma outra no piso inferior. Mais tarde poderá sempre ser feita.
  12.  # 12

Colocado por: PedroDourado85Na suite, rodamos a cabeceira da cama para a parede oposta, assim fica virada para a vista melhor do terreno. O que nos leva à dúvida «C», fazemos uma janela grande ou uma sacada?

Eu não o faria.
    Além da cabeceira ficar do lado da porta, fica encostada à IS e para quem está mais afastado da mesma, terá de percorrer mais metros para chegar a esta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroDourado85
  13.  # 13

Colocado por: PedroDourado85Além disso, achamos que os quartos são quase só para dormir, não temos interesse em tê-los muito grandes.

Colocado por: PedroDourado85Na suite, rodamos a cabeceira da cama para a parede oposta, assim fica virada para a vista melhor do terreno. O que nos leva à dúvida «C», fazemos uma janela grande ou uma sacada?
  14.  # 14

Colocado por: PedroDourado85O wc ao meio serve os dois quartos, achamos que não há necessidade de mais um wc.

Sim, também acho que não.
    Mas então nesse caso, porque não encosta os 3 quartos uns aos outros e mete esse wc no sitio do closet do quarto à direita? Reduzia logo uns bons m2 à casa e às fachadas.
    Concordam com este comentário: PedroDourado85
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroDourado85

0.0180 seg. NEW