Iniciar sessão ou registar-se
    • PLP
    • 2 março 2021 editado

# 21

No momento da venda as paredes são visíveis, o que está debaixo da telha, não... A casa foi comprada em construção, e o telhado já estava colocado. Quando o lucro imediato é a prioridade, o resultado é este. Claro que hoje não compraria sem ter conhecimento de todos os pormenores, mas isso seria hoje.

Estou disposto a gastar mais e fazer o trabalho por fora. Por dentro, só mesmo em último recurso.
  1.  # 22

Colocado por: PLPndo o lucro imediato é a prioridade, o resultado é este. Claro que hoje não compraria sem ter conhecimento de todos os pormenores, mas isso seria hoje.

Estou disposto a gastar mais e fazer o trabalho por fora. Por dentro, só mesmo em último recurso.

ok, já deu para perceber que não foi "culpa" sua. É um dos riscos de comprar casas feitas, nunca sabemos como é que foram construídas.

Mas olhe que isso dá mais trabalho do que parece. Tem que levantar o telhado todo, depois as telhas não podem ficar lá em cima que atrapalham, tem que vir cá para baixo. Tirar as ripas onde as telhas assentavam, colocar o isolamento, refazer as ripas, colocar as telhas, refazer o beirado, etc, etc. Pelo meio vai-se partir uma telha ou outra, tem telhas a mais do mesmo lote guardadas? se não reze para que a fabrica não tenha fechado, 5 anos parece pouco tempo, mas nunca se sabe. E mesmo que encontre telhas da mesma fábrica e do mesmo modelo, como o lote é outro pode haver pequenos problemas nos encaixes que podem não ficar a 100%
    Concordam com este comentário: RUIOLI
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PLP
    • RUIOLI
    • 2 março 2021 editado

# 23

Colocado por: pauloagsantosMas olhe que isso dá mais trabalho do que parece.

No ultimo semestre troquei as telhas (já estavam em mau estado) da casa onde estou a morar, deram-me um prazo de execução de 7 dias, andaram cá quase um mês...

Supostamente dava para aproveitar o ripado, mas não deu, tivemos de fazer contra ripa e ripa nova, eram só surpresas...

Percebo que não queira perder pé-direito interior, mas com o custo da obra por fora, consegue colocar por dentro isolamento térmico de alta performance (aerogel, Kingspan) que implica pouca espessura, embora sendo muito mais caro que XPS, mas ainda assim ficará barato comparado com a solução exterior.
    Concordam com este comentário: PLP
    • PLP
    • 2 março 2021 editado

# 24

Telhas, tenho umas 4. Há tempos o vizinho (moradia geminada) partiu uma e teve alguma dificuldade em encontrar, mas acabou por conseguir.

Ripado não tenho. Tenho a laje, uns pontos de cimento para travar a telha que terão de ser retirados e a telha pousada.

Os trabalhos que penso terem de ser realizados são os seguintes:

-Levantar telha
    -Raspar os pontos de cimento
    -Retirar duas janelas de sótão
    -Colocar massa para alisar a laje
    -Levantar painéis solares e depósito
    -Colocar tela para vapor
    -Colocar XPS de 60 ou 80 mm
    -Colocar ripado pvc
    -Colocara telha

Coisas que não sei :) :
    - É necessário colocar alguma espécie de travamento nas extremidades do telhado para o XPS não deslizar? É feito com cimento? Algum material próprio?
    - Os painéis estão seguros em veios roscados que estão chumbados na laje. É possível aumentar a sua extensão em segurança?

Irei colocar mais fotos para que se fique com uma ideia mais clara do telhado.
  2.  # 25

Demolir a cumeeira, o beirado, o encaixe da telha nos guarda-fogos (se existir, normalmente existe), abrir um pouco mais acima um "roço" no guarda-fogo para a nova telha entrar (não é a melhor solução, mas é a mais usual), refazer algerozes, rebocar por baixo do beirado e no guarda-fogos, impermeabilizar a ligação guarda-fogo e telha, pintar as zonas intervencionadas...

Pelo que já descrevi, se as telhas estiverem cravadas no guarda-fogos, juntamente com o beirado, ainda vai partir muitas telhas...mas se tiver de colocar telhas novas, esse será o menor dos custos, a mão de obra envolvida é a parte mais cara.

O XPS fixa à laje com buchas de ETICS
  3.  # 26

Colocado por: PLPHá tempos o vizinho (moradia geminada) partiu uma e teve alguma dificuldade em encontrar, mas acabou por conseguir.

ui... essa é uma informação muito importante para quem pensa levantar um telhado todo e aproveitar as mesmas telhas.
    • PLP
    • 2 março 2021 editado

# 27

Obrigado RUIOLI, penso que algumas das situações que aponta não se verificam no meu telhado.

A chuva escorre para um "canal" e não para uma caleira tradicional. Penso que aqui não será necessário refazer nada a menos que o telhado ficasse mais alto e a água saltasse por cima desse "canal".

Nas laterais, as telhas não entram na parede nem estão coladas a esta. Alguma coisa estará por baixo. Não sei o quê nem se dá para reaproveitar...

Fotos:
      thumbnail_IMG_20210227_172843.jpg
      thumbnail_1614465883601.jpg
      thumbnail_1614465979319.jpg
    • PLP
    • 3 março 2021

# 28

Recuperando um post do user Callinas que não teve desenvolvimento:

Colocado por: callinasTem opção com XPS 300 ou XPS 500 de densidade

O que distingue este XPS do XPS comum, azul?

Aplica-se pelo interior, exterior...?
      fct.jpg
  4.  # 29

Colocado por: PLPO que distingue este XPS do XPS comum, azul?

Nesse aspeto nada, marcas diferentes podem ter cores diferentes.

O XPS de 500 ou 700, tem melhor resistência à compressão, pelo que usa-se para colocar por baixo das fundações, a suportar o peso da casa. Para o seu telhado não necessita desse, até porque é mais caro e não encontra à venda tão facilmente, deve é comprar um que seja de telhado.

Pode aplicar por dentro ou por fora.

Se quiser aplicar por dentro, para reduzir as espessuras pense em algo deste género:
    https://www.eurobuild.pt/transferencias/kingspan-pt.pdf

Fale com o user Atlas, ele costuma andar por aqui no forum.
    • PLP
    • 3 março 2021

# 30

RUIOLI, obrigado pela sugestão, mas só considerarei o isolamento pelo interior caso não seja mesmo viável isolar por fora.

Depois do seu post anterior e de me ter feito ir pesquisar alguns dos termos que utilizou :), coloquei umas fotos que gostaria que observasse. Parece-me que parte dos trabalhos que indicou e complicariam a obra não se verificam no meu telhado. Estou a ver bem? Aquela lateral do telhado é que ainda me deixa com dúvida pois não sei como está o isolamento por baixo, uma vez que as telhas não entra na parede lateral (corta fogo?).

Dos orçamentos que pedi, o que aparentemente demonstrou mais disponibilidade, foi o único que me separou valores de mão de obra do material que possa vir a ser necessário. No momento em que conversamos estava em cima da mesa a possibilidade de se colocar a tal tela isotérmica que eu conseguia, através de um amigo, obter a preço muito interessante. Colocada a hipótese da tela de parte, pesquisei preços de XPS e encontrei uma empresa em Aveiro, Armazéns Reis, que comercializa XPS a 1€/cm/m2, ou seja 6cms a 6€ o m2, 8cm a 8€...pareceu-me que o preço inclui IVA, não sei se será o melhor preço ou se a qualidade é a mesma do finnfoam ou do danopren, que na espessura de 6cm custam mais 2,33€ e 2,52€ por m2. Pelo que tenho lido no fórum, supostamente é tudo igual.

Tenho colocado tantas questões que chega a parecer que quero ser eu a fazer a obra. Quero apenas certificar-me que a coisa fica bem feita. Um dos profissionais a quem pedi orçamento sugeriu estender a tela isotérmica na laje e colocar a telha em cima, pelo que pesquisei a diferença que irai notar seria quase apenas na carteira... fiquei com os meus níveis de confiança no próximo afetados :)

0.0175 seg. NEW