Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Tenho uma parede mieira com um vizinho com 25 m de comprimento por seis de altura, parede essa que para o vizinho faz de arrumos e cozinha. Ora, como a solução de pintar a parede, que está em massas finas e já foi pintada, não me agrada, pergunto que plantas trepadeiras sugerem para encher este pano? Bunganvilias? Roseira santa Teresa? Outras, quais?
    Obrigado a quem ajudar com a experiência adquirida.
  2.  # 2

    Sendo parede meeira faz o que quer na sua metade mas atenção às trepadeiras e questões de humidades no vizinho pois pode ser responsabilizado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diogomneves
  3.  # 3

    Sim, eu sei que posso colocar o tipo de planta que quiser. Apenas pedia feedback de quem tenha colocado e mais importante que tipo de trepadeiras, arbusto, etc.
  4.  # 4

    meta maracujá. apenas tem de arranjar apoios para que cresca pela parede
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diogomneves
  5.  # 5

    Tenho visto vinhas/ramadas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diogomneves
  6.  # 6

    Maracujá já foi pensado como solução, mas perto (200m) existe um repositório natural de ratazanas e como temos a ideia que elas virão pelo cheiro aos frutos, descartamos essa solução. Procuramos plantas sem fruto, apenas flor.
  7.  # 7

    As vinhas não são mal pensadas, mas podar, pulverizar e colher as uvas até seis metros de altura é trabalhoso, além de que estou - estamos - a envelhecer, portanto...
    As bunganvilias não fazem parede? E roseiras?
    • lmcaet
    • 12 fevereiro 2021 editado

     # 8

    Veja este post:
    https://forumdacasa.com/discussion/15760/sebes-quais-colocar/#Comment_346752
    Tem sugestões interessantes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diogomneves
  8.  # 9

    As sugestões são interessantes, mas sempre numa base de sebe, q não é o q se pretende. Mas agradeço a atenção.
    • lmcaet
    • 13 fevereiro 2021 editado

     # 10

    As clematis (veja o parágrafo onde diz "rosas") são trepadeiras!
    Tem aqui mais fotos e fica com uma ideia do preço:
    https://m.planfor.pt/viveiros,clematites-clematis-plantas-trepadeiras,51,1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diogomneves
  9.  # 11

    Pois, e feedback de quem tenha plantado é o q eu preciso. A zona do país é Aveiro, a 20 km, em linha recta, do mar.
  10.  # 12

    Pelo que tenho lido aguentam vários tipos de clima e solos.
    Estão muito difundidas em várias regiões de França, costeiras ou do interior.
    Nesta primavera irei plantar algumas para recobrir o gradeamento da frente da casa, e por coincidência também moro a cerca de 20km da costa, mas no distrito de Coimbra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diogomneves
  11.  # 13

    Repetindo o q escrevi, pois o comentário anterior foi-se.
    Do que tenho lido, a maior parte não consegue atingir os seis metros de altura da parede, além de que maioritariamente são de folha caduca, ficando a maior parte do ano, com um monte de paus, pendurado numa parede de seis metros de alto por 25 metros de comprimento, o q esteticamente se torna sobranceiro ao olhar.

    Alguém tem outra sugestão q queira dar?
  12.  # 14

    Com tantos requisitos não vai ser fácil... 😁
    Última tentativa:
    https://www.floresefolhagens.com.br/tipos-de-trepadeiras/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diogomneves
    • leonorb
    • 13 fevereiro 2021 editado

     # 15

    Vinha Virgem. Perde a folha no inverno o que permite a parede arejar alguma coisa e apanhar sol na primavera enquanto as folhas são pequenas. No Outono é muito bonita por causa da cor. É fácil de manter controlada e agarra-se superficialmente
    Terá de plantar vários pés para ter uma cobertura mais rápida e mantê-la devidamente regada e nutrida
    Edit: se a parede é do vizinho não convem arranjar uma fonte de humidade permanente e os ramos nus desta trepadeira até não são nada feios
    Concordam com este comentário: Eugenia Matos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diogomneves
  13.  # 16

    Colocado por: diogomnevesMaracujá já foi pensado como solução, mas perto (200m) existe um repositório natural de ratazanas e como temos a ideia que elas virão pelo cheiro aos frutos, descartamos essa solução
    as ratazanas nao sobem a planta na altura dos frutos (inverno)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diogomneves
    • lmcaet
    • 13 fevereiro 2021 editado

     # 17

    Colocado por: leonorbVinha Virgem. Perde a folha no inverno o que permite a parede arejar alguma coisa e apanhar sol na primavera enquanto as folhas são pequenas. No Outono é muito bonita por causa da cor. É fácil de manter controlada e agarra-se superficialmente
    Terá de plantar vários pés para ter uma cobertura mais rápida e mantê-la devidamente regada e nutrida
    Edit: se a parede é do vizinho não convem arranjar uma fonte de humidade permanente e os ramos nus desta trepadeira até não são nada feios

    Excelente opção, muito bonita visualmente no outono, mas o user já disse que não quer que seja de folha caduca...
    Com todos os requisitos pretendidos talvez o mais fácil seja mesmo a comum hera...
    https://revistajardins.pt/hera-vs-vinha-virgem-qual-escolher/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diogomneves
  14.  # 18

    Sim, mas a Hera danifica os muros...
    Concordam com este comentário: lmcaet, diogomneves
  15.  # 19

    Obrigado pelas respostas.

    A 200 m da casa existe várias casas abandonadas, sendo um centro de reprodução de ratazanas. Qd comprei a casa tinha uma árvore q não sei o nome, q dava umas sementes. Cheguei a ver as ratazanas tanto a subir como a descer o muro de seis metros de altura. E repito, q a parede está em massas finas.

    Quando à parede, a parede é mieira, portanto minha e do vizinho. A dificuldade com as heras tem q ver como estás se alaparem de forma eterna, além do colorido ser muito monocromático.

    Qto à vinha virgem - não sabia q se chamava assim - é muito típica na Áustria, existindo nas paredes de muitas casas. O problema, tal como as bunganvilias é q ao fim de alguns anos ficam muito lenhosas.

    Não entendam que só aponto defeitos às soluções encontradas, apenas ainda não encontrei a solução boa. A óptima já sei q não existe.

    Mas continuo à espera q a malta vá dando sugestões :)
  16.  # 20

    Para essa dimensão, qualquer trepadeira a escolher ficará lenhosa...
    Veja Jasmins Trepadeiras. Há uns cujas flores têm um perfume muito intenso e nem todas as pessoas toleram
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diogomneves
 
0.0206 seg. NEW