Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite no meu prédio tem uma central de detecção de incêndio que desde 2019 não tem estado ligada o administrador do condomínio já foi alertado mas não resolve. Não existe nenhuma lei que obrigue este equipamento a estar ligado? Devemos reportar à protecção civil ou outra entidade?
  2.  # 2

    Não lhe sei responder à questão da legalidade.

    Mas a função do administrador é cumprir as deliberações da AG. O "alerta" individual não funciona. Se quer o problema resolvido terá de expor o problema em assembleia e esta decidir o que pretende fazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CCSantos
  3.  # 3

    Se tem um SADI no predio tem de estar operacional, Isso é grave.
    è obrigatório haver um contrato de manutenção com entidade credenciada.
    Se calhar alem do Sistema Automático de Detecção de Incêndio inactivo.. deve haver outras coisinhas também com problemas, tudo ligado à segurança. Os extintores como estão? a iluminação de segurança? a sinaletica? etc...
    A entidade que tutela essas situações é a ANEPC. as Coimas são valentes!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CCSantos
  4.  # 4

    Colocado por: BoraBoraNão lhe sei responder à questão da legalidade.

    Mas a função do administrador é cumprir as deliberações da AG. O "alerta" individual não funciona. Se quer o problema resolvido terá de expor o problema em assembleia e esta decidir o que pretende fazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CCSantos
  5.  # 5

    Eu concordo com isso mas temos pedido marcação de asseembleia e eles não marcam e saiu uma lei que permite reunião online e nós condóminos estamos de acordo com reunião online mas obrigada pela ajuda
  6.  # 6

    Já reclamei de um certo Shopping à protecção civil nacional várias vezes ao longo dos anos, mas o sistema de detecção de incêndios lá continua avariado como sempre.
    Se nem dos WC's querem saber, montes de vezes fechados à chave e quando está aberto não tem condições para ser usado, chovia lá dentro do centro comercial, imagine-se o sistema de detecção de incêndio, iluminação de emergência... e sistema de extinção automático é coisa que aquele shopping provavelmente nunca vai ver. Mas vá-lá o sistema de detecção de intrusão, que não é obrigatório, repararam ahah... prioridades.

    Sim, quando num prédio não querem saber do sistema de detecção de incêndios, imagino que as multa sejam todas a eito... mas se for como o shopping que referi, eles podem receber multas e mais multas e continuar tudo igual.
  7.  # 7

    Bom dia é isto que diz ser um SADI? Vou colocar aqui foto em anexo, está desligado em ambos os prédios do condomínio. E se isto foi pedido para ser resolvido na última reunião de condomínio e consta na acta quem paga as coimas neste caso será o administrador por não resolver?
      20210212_235926.jpg
  8.  # 8

    Atenção que as coimas podem ascender a dezenas de milhares de euros, e a nova lei é bem clara - o responsável é o condomínio e não o administrador
  9.  # 9

  10.  # 10

    Mas se consta na acta do condomínio que pedimos para resolver e o administrador ainda não resolveu a coima não lhe pode ser imputada a ele?
  11.  # 11

    Mas para haver coima tem de haver inspecção, e para haver inspecção alguém tem de ir lá... e no caso de um prédio de habitações provavelmente só com denuncia à protecção civil... pessoalmente não conheço algum que tenha sido multado pelo que quer que seja relacionado com segurança.

    Para a seguradora é que vai ser um festim... se for lá ao prédio e o sistema não estiver a funcionar... a menos que não conste na apólice a indicação ao tal sistema de detecção de incêndio, mas se for algo obrigatório de estar instalado e ligado não sei como funciona então o seguro nesse caso... mas aposto que a seguradora sabe e provavelmente não pagarão em caso de incêndio.

    Essa central de incêndio está um mimo... indicações em espanhol... nenhuma indicação a que se referem as luzes, é do 1.º andar... do 4.º? É de que lado? Enfim.

    Uma dúvida que tenho, é se quem monta estas centrais coloca o sistema de maneira a disparar o alarme com qualquer sensor que dê indicação ou é como nos alarmes de detecção de intrusão em que supostamente mais que um sensor tem de ser activado num determinado período de tempo para fazer disparar o alarme... porque as polícias estavam fartas de falsos alarmes a toda a hora provocados por avarias e montagens mal feitas.
 
0.0133 seg. NEW