Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite meus caros.

    Recebi á pouco tempo o orçamento, e segundo a empresa que gere o condomínio propõe (ou exige) uma cota extra aos condôminos para pintura do prédio, qualquer coisa como 10mil.

    Ora bem, a ultima vez que o prédio foi pintado foi em 2011, estamos a falar de um prédio de 3 andares(com r/c) e 12 inclinos, todos t2 à exceção de 1 r/c que é t1.

    Pagamos à volta de 25/26 euros por mes, para um prédio sem elevadores e com baixo custo de manutenção, acham este valor normal?
    Conheço quem pague o mesmo ou menos por prédios com mais andares e com elevadores.

    Perdi a conta às vezes que mandei arranjar o meu quarto devido a infiltrações, no verão era picar paredes e pintar, chegava o inverno e tudo na mesma, tudo dinheiro do meu bolso, a solução foi meter pladur afastado das paredes com o devido isolamento , de há 3 anos para cá tem se aguentado.

    Acho agora injusto ter de pagar uma cota extra depois de todo o dinheiro que gastei devido a infiltrações.


    Pelo orçamento que vi, entre os gastos de eletricidade, limpezas, seguro do prédio e manutenção de conta anda à volta de 1400 euros /ano, se formos ver as cotas pagas pelos condôminos ao ano, anda pelos 3500 euros.

    Algo está mal para virem pedir dinheiro ao fim de 10 anos para pintura ou é impressão minha?
    • size
    • 13 fevereiro 2021

     # 2

    Colocado por: Atenas87Boa noite meus caros.

    Recebi á pouco tempo o orçamento, e segundo a empresa que gere o condomínio propõe (ou exige) uma cota extra aos condôminos para pintura do prédio, qualquer coisa como 10mil.
    Ora bem, a ultima vez que o prédio foi pintado foi em 2011, estamos a falar de um prédio de 3 andares(com r/c) e 12 inclinos, todos t2 à exceção de 1 r/c que é t1.


    Pode explicar melhor ? Recebeu o orçamento como ?
    Os orçamentos para obras tem que ser apresentados em assembleia de condóminos, para serem discutidos e aprovados .
    Não foi isso que sucedeu ?


    Pagamos à volta de 25/26 euros por mes, para um prédio sem elevadores e com baixo custo de manutenção, acham este valor normal?
    Conheço quem pague o mesmo ou menos por prédios com mais andares e com elevadores.


    Deve ter presente que esse valor será apenas para o pagamento das despesas correntes, também, devidamente aprovadas em assembleia de condóminos, que nada tem a ver com uma necessidade de obras no prédio.
    Aliás, deveriam pagar muito mais, com a imperiosa contribuição para o Fundo Comum de Reserva, destinado a obras de conservação. Se o tivessem feito ao longo do tempo, já não estariam a ser, agora, confrontados com o valor elevado de uma quota extra.

    Perdi a conta às vezes que mandei arranjar o meu quarto devido a infiltrações, no verão era picar paredes e pintar, chegava o inverno e tudo na mesma, tudo dinheiro do meu bolso, a solução foi meter pladur afastado das paredes com o devido isolamento , de há 3 anos para cá tem se aguentado.
    Acho agora injusto ter de pagar uma cota extra depois de todo o dinheiro que gastei devido a infiltrações.
    Pelo orçamento que vi, entre os gastos de eletricidade, limpezas, seguro do prédio e manutenção de conta anda à volta de 1400 euros /ano, se formos ver as cotas pagas pelos condôminos ao ano, anda pelos 3500 euros.

    Cada coisa no seu lugar. Nessas alturas deveria ter exigido do condomínio a reparação dos seus danos.

    Algo está mal para virem pedir dinheiro ao fim de 10 anos para pintura ou é impressão minha?

    Pode ser impressão sua.
    Tudo depende das obras que prédio necessita, devidamente analisadas e aprovadas em assembleia, para que não tenha infiltrações na sua fracção.
  2.  # 3

    Colocado por: Atenas87Pelo orçamento que vi, entre os gastos de eletricidade, limpezas, seguro do prédio e manutenção de conta anda à volta de 1400 euros /ano, se formos ver as cotas pagas pelos condôminos ao ano, anda pelos 3500 euros.


    não é os outros 1600€ que sobram que se consegue pintar o prédio.

    no entanto as contas tem que ser apresentadas e aprovadas em assembleia assim como os orçamentos para as obras.
  3.  # 4

    RGEU - Regulamento Geral das Edificações Urbanas

    Artº 9º
    As edificações devem ser objecto de obras de conservação pelo menos uma vez em cada período de oito anos. (cfr. artigo 89.º, n.º 1, do Regime Jurídico da Urbanização e Edificação (RJUE))."

    Pelo que vejo à minha volta a grande maioria não cumpre este prazo de 8 anos. O meu prédio tem 26 anos e só fez uma operação destas uma vez. E o seu estado de conservação é bom e não precisa de nova pintura só para cumprir o regulamento.

    Mas no seu caso penso que a pintura, e não só, será necessária. Você fez obras em sua casa mas não resolveu o problema das infiltrações. Limitou-se a ocultá-las da vista. Elas continuam lá. E a pintura e reparação de todas as fissuras na fachada deverão resolver o problema de vez. Dependerá do empreiteiro que contratarem e da memória descritiva que tiverem feito.
  4.  # 5

    Colocado por: size
    Pode explicar melhor ? Recebeu o orçamento como ?
    Os orçamentos para obras tem que ser apresentados em assembleia de condóminos, para serem discutidos e aprovados .
    Não foi isso que sucedeu ?


    Por email, com a respectiva assembleia a realizar-se no dia x para deliberar.

    Colocado por: size
    Deve ter presente que esse valor será apenas para o pagamento das despesas correntes, também, devidamente aprovadas em assembleia de condóminos, que nada tem a ver com uma necessidade de obras no prédio.
    Aliás, deveriam pagar muito mais, com a imperiosa contribuição para o Fundo Comum de Reserva, destinado a obras de conservação. Se o tivessem feito ao longo do tempo, já não estariam a ser, agora, confrontados com o valor elevado de uma quota extra.


    Pagar mais ainda? Nunca conheci ninguém que paga-se tanto de condominio num prédio de
    3andares sem elevadores, mas se houver alguém aqui que se acuse... a titulo de curiosidade sei que a vizinhança à volta paga muito menos, e já vi o predio deles ser pintado pelo menos de 5 em 5 anos.

    Colocado por: size
    Cada coisa no seu lugar. Nessas alturas deveria ter exigido do condomínio a reparação dos seus danos.

    Sim tem razão.

    Colocado por: size
    Pode ser impressão sua.
    Tudo depende das obras que prédio necessita, devidamente analisadas e aprovadas em assembleia, para que não tenha infiltrações na sua fracção.


    Da ultima vez que foi pintado também na altura se disse que iria ser isolado e pintado como deve ser, o que é certo é que bastou 2 invernos para as paredes racharem novamente.



    Colocado por: pauloagsantos

    não é os outros 1600€ que sobram que se consegue pintar o prédio.

    no entanto as contas tem que ser apresentadas e aprovadas em assembleia assim como os orçamentos para as obras.


    durante 10 anos são 16.000 mil euros, ora o prédio não teve manutenção nenhuma além da pintura em 2011.
  5.  # 6

    Pagar mais ainda? Nunca conheci ninguém que paga-se tanto de condominio num prédio de
    3andares sem elevadores, mas se houver alguém aqui que se acuse... a titulo de curiosidade sei que a vizinhança à volta paga muito menos, e já vi o predio deles ser pintado pelo menos de 5 em 5 anos.


    E a administração já vos facultou algum documento (chamado também de "orçamento") onde se evidencie o cálculo de cada quota? Se nunca viu tal documento exija-o para a próxima assembleia ou exija a demonstração do cálculo. Poderá andar a pagar algo que não devia.

    Nota: "pagasse" e não "paga-se"!
  6.  # 7

    Tem de ter a noção que o valor do condomínio é para pagar todas as suas despesas. Alto ou baixo, é o que é para salvaguardar que tudo pago. Não pode pensar ou agir como se o valor do condomínio fosse alto e isso dependesse de alguém. Depende de todos, nas assembleias gerais vejas as despesas e participe, sugira onde o condomínio pode poupar para poder pagar menos de condomínio. Seja voluntário para ser administrador por exemplo
  7.  # 8

    Colocado por: BoraBoraE a administração já vos facultou algum documento (chamado também de "orçamento") onde se evidencie o cálculo de cada quota? Se nunca viu tal documento exija-o para a próxima assembleia ou exija a demonstração do cálculo. Poderá andar a pagar algo que não devia.


    Não posso exigir muito a esta administração pois andam nisto há 2 anos, antes rodava pelos condominos, até que se decidiu de há 2 anos para cá passar a pasta para uma empresa.

    sim diz o total das cotas e quanto paga cada condominio, como disse dá à volta de 3600 euros ano. os calculos são apenas referentes a 2020. Dos outros anos não sei, pois só agora comecei a tratar disto, a casa é dos meus pais.

    Pela lógica devia haver mais que dinheiro suficiente para pintura.
  8.  # 9

    Pela lógica? Que lógica? Quanto pagam à empresa? Electricidade, água, limpezas. Sabe essas despesas todas para poder dizer que pela lógica devia haver mais dinheiro? Se sabe, diga onde se pode gastar menos. Se não sabe... procure saber. Sem informação não pode dar mais do que palpites.
  9.  # 10

    Colocado por: IronManSousaTem de ter a noção que o valor do condomínio é para pagar todas as suas despesas. Alto ou baixo, é o que é para salvaguardar que tudo pago. Não pode pensar ou agir como se o valor do condomínio fosse alto e isso dependesse de alguém. Depende de todos, nas assembleias gerais vejas as despesas e participe, sugira onde o condomínio pode poupar para poder pagar menos de condomínio. Seja voluntário para ser administrador por exemplo


    Só acho estranho ser o condominio mais caro aqui à volta e mesmo assim agora virem pedir dinheiro extra, o prédio é de 1989 e só foi pintado uma vez.

    Se calhar temos uma piscina escondida algures e ninguém sabe ahah
  10.  # 11

    Colocado por: IronManSousaPela lógica? Que lógica? Quanto pagam à empresa? Electricidade, água, limpezas. Sabe essas despesas todas para poder dizer que pela lógica devia haver mais dinheiro? Se sabe, diga onde se pode gastar menos. Se não sabe... procure saber. Sem informação não pode dar mais do que palpites.


    Eu disse a cima as despesas todas do prédio.
    Luz, Seguro, Limpeza e Manutenção da conta prefaz 1600€/ano.
    Está tudo no documento enviado pela administração
    • AMVP
    • 13 fevereiro 2021

     # 12

    Colocado por: Atenas87

    Eu disse a cima as despesas todas do prédio.
    Luz, Seguro, Limpeza e Manutenção da conta prefaz 1600€/ano.
    Está tudo no documento enviado pela administração


    Diria que falta aí a referÊncia à empresa que faz a administração externa do condomínio.
  11.  # 13

    Colocado por: AMVP

    Diria que falta aí a referÊncia à empresa que faz a administração externa do condomínio.


    Já com os honorários
  12.  # 14

    Colocado por: Atenas87

    Já com os honorários

    Não deve estar a ver bem as contas. As empresas de administração de condomínio cobram em média 80€/ano por fracção. A limpeza dificilmente custará menos de 60€/mês.
    É só fazer as contas...
  13.  # 15

    Colocado por: Carvai
    Não deve estar a ver bem as contas. As empresas de administração de condomínio cobram em média 80€/ano por fracção. A limpeza dificilmente custará menos de 60€/mês.
    É só fazer as contas...


    acabei de dizer atrás as despesas referentes ao ano:
    Limpeza 620€
    Seguro 300€
    EDP(Luz) 350€
    Honorarios 240€
    Manutenção 0€
    Equipamento (não há lol) 0€

    Total de despesas 1510€

    Total de Receitas: 3600€
    • AMVP
    • 13 fevereiro 2021

     # 16

    E qual é o saldo da conta que aprovaram na última reunião?
    • AMVP
    • 13 fevereiro 2021

     # 17

    Desculpe, mas a empresa de gestão de condomínios só cobra 20€/mês, há algo estranho aí.
    Concordam com este comentário: BoraBora
  14.  # 18

    Colocado por: AMVPDesculpe, mas a empresa de gestão de condomínios só cobra 20€/mês, há algo estranho aí.


    Eu pago 17€/mês e também temos o condomínio entregue a uma empresa, com limpeza 1x por semana.
  15.  # 19

    Colocado por: AMVPE qual é o saldo da conta que aprovaram na última reunião?

    Segundo o pdf que recebi este ano, neste momento:
    À ordem 2500€
    A prazo 3500€

    Colocado por: Tanialexandra

    há muita coisa estranha realmente.

    Eu pago 17€/mês e também temos o condomínio entregue a uma empresa, com limpeza 1x por semana.


    Pelos vistos aqui estamos a ser "roubados". se não for indiscrição o seu prédio tem elevadores? quantos andares?
  16.  # 20

    Colocado por: Atenas87se não for indiscrição o seu prédio tem elevadores? quantos andares?


    Sem elevadores, 4 andares, 8 apartamentos. Prédio de 2002 ou 2003.

    Se tiverem um bom fundo de reserva não estão a ser roubados. Isso depende da preferência de cada um. No final do ano passado trocámos o sistema todo de vídeo porteiro para a fermax e tínhamos dinheiro para isso no fundo de reserva. No entanto quando foram pintadas as fachadas do prédio pagou-se cota extra, acho que ficou à volta de 800€ cada condómino, não sei precisar pois foi cerca de um ano antes de me ter mudado para aqui.
 
0.0228 seg. NEW