Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá pessoal,

Eu pedi uma licença de habitação à CM do Porto e eles enviaram me um certidão de 6 linhas a dizer o endereço,numero de licença de construção, numero de licença de habitação e a finalidade da propriedade (habitação). A minha questão é, este documento representa uma licença de habitação? Pensava que era algo mais desenvolvido.

Obrigado e cumprimentos,
    Daniel
  2.  # 2

Qual é o titulo do documento?
    Licença de autorização de Utilização, certo? Se a resposta é sim, é isso. Queria mais o quê?
    Ou é uma Certidão a dizer que o prédio y, é dotado de LAU, n.º X ? qual é a data disso?
  3.  # 3

O titulo é certidao. Em essencia só diz que o edificio fracção F esta registado com o numero X/19XX com a licença de construção X/19XX no 4º andar da rua Y se destina a habitação.

O documento está datado 12/02/2021.
  4.  # 4

Colocado por: danieldiazO titulo é certidao. Em essencia só diz que o edificio fracção F esta registado com o numero X/19XX com a licença de construção X/19XX no 4º andar da rua Y se destina a habitação.

O documento está datado 12/02/2021.

Ok e para que finalidade pediu o documento?

Em principio tem ai a informação necessária, não precisa de mais nada.
    Se pretende saber mais dados, Peça a consulta do processo.
  5.  # 5

Colocado por: Pedro BarradasLicença de autorização de Utilização, certo?

Por aqui é Alvará de Autorização de Utilização.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  6.  # 6

Obrigado Pedro

A finalidade é este programa:
    https://www.fundoambiental.pt/avisos-2020/mitigacao-das-alteracoes-climaticas/programa-de-apoio-a-edificios-mais-sustentaveis.aspx

Eles recusaram a minha certidão permanente que continha informação sobre a licenca de habitaçao por isso também estou com medo que rejeitem esta certidão.
  7.  # 7

Colocado por: PicaretaPor aqui é Alvará de Autorização de Utilização.

Na Legislação o título é bem claro. Licença de Autorização de Utilização... ;) mas como Câmara faz conforme quer, infelizmente.. é assim.

Colocado por: danieldiazEles recusaram a minha certidão permanente que continha informação sobre a licenca de habitaçao por isso também estou com medo que rejeitem esta certidão.

Agora voce tem um Certidão camararia a atestar. Diferente da menção da Certidão da conservatória.
  8.  # 8

Colocado por: danieldiazEu pedi uma licença de habitação à CM do Porto e eles enviaram me um certidão de 6 linhas a dizer o endereço,numero de licença de construção, numero de licença de habitação e a finalidade da propriedade (habitação). A minha questão é, este documento representa uma licença de habitação? Pensava que era algo mais desenvolvido.

acho que deveria ter o nº de registo da conservatória e da caderneta predial, que identificam o imóvel, apenas com a morada um notário pode não aceitar fazer uma escritura dessa casa.
    Concordam com este comentário: brunomrosa
  9.  # 9

Colocado por: Picaretadeveria ter o nº de registo da conservatória

É o básico para verificar a alínea b do Numero 5 do artigo 77,RJUE

5 - O alvará de autorização de utilização relativo à utilização de edifício ou de sua fração deve conter a especificação dos seguintes elementos:

a) Identificação do titular da autorização;
    b) Identificação do edifício ou fração autónoma;
    c) O uso a que se destina o edifício ou fração autónoma.

É só isto que tem de constar.
    Concordam com este comentário: Picareta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 10

Colocado por: Pedro BarradasNa Legislação o título é bem claro. Licença de Autorização de Utilização... ;)

Colocado por: brunomrosaNumero 5 do artigo 77,RJUE

Pedro, vai lá dar uma espeitadela :-))
    Concordam com este comentário: ADROatelier
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 11

Então ainda falta o nº de registo da conservatória? So tenho mesmo o endereço aqui a identificar a propriedade.
  12.  # 12

Eu deixo aqui anexado a certidão com as partes delicadas censuradas.
      CMPOrto.PNG
  13.  # 13

Nem é LICENÇA, nem é ALVARÁ, é somente Autorização de Utilização.
    Vide Art. 62 e seguintes do RJUE...
    https://dre.pt/web/guest/legislacao-consolidada/-/lc/107981195/201708180200/73463503/diploma/indice

:)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danieldiaz
  14.  # 14

É conforme der mais jeito.
    Atenção que a CM do Porto esta a certificar que determinada fração destina se a habitação, quer me parecer que trata se de um edifício anterior a 51 e por isso não tem licença.
    Mas, por outro lado, tal tb não é mencionado.

Qual o número da licença de construção ? Os últimos dígitos são normalmente referente ao ano.
  15.  # 15

Não é anterior a 1951 é de 1972. Eu vou pedir então à Camara do Porto que me adicione só o numero da licença de utilização e data de emissão para dar mais formalidade ao documento
  16.  # 16

E pedir a cópia da dita cuja, autenticada.?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ADROatelier
  17.  # 17

2ª via.
  18.  # 18

Para quê ter mais trabalho?

Isso não serve para os devidos efeitos?

É para uma escritura?
  19.  # 19

Sim também vou pedir a segunda via do documento da licença de utilização para o futuro. Mas pelo que estou a ler agora no regulamento do fundo ambiental:

Sendo o seu imóvel posterior a 1951 e não tendo consigo o documento da licença de
    utilização/habitação, deverá contactar a respetiva câmara municipal (entidade licenciadora) e solicitar
    uma segunda via dessa licença ou, em alternativa, uma declaração oficial onde conste a morada do
    imóvel, o número e a data de emissão da respetiva licença de utilização/habitação
    .

Por isso vou pedir à CMP só para adicionar a informação em falta e envio a eles já que considero este certificado uma declaração oficial.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ADROatelier
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  20.  # 20

Colocado por: danieldiazEu pedi uma licença de habitação à CM do Porto e eles enviaram me um certidão

Pelo que me parece você pediu uma certidão a atestar que a casa tinha uma licença de utilização e não uma licença de habitação como referiu no primeiro post.

0.0193 seg. NEW