Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Eu e o meu namorado queremos comprar uma casa. Na procura, surgiu uma imobiliária que nos deu a conhecer uma opção Chave na Mão. Como ainda está em terreno, dão-nos a oportunidade de acompanhar todo o processo de construção.

Relativamente ao negócio em si, assinamos um contrato em que: Durante dois anos pagariamos (mensalmente) 10% da casa ao empreiteiro e quando a casa estivesse pronta (daqui a 2 anos) pediamos empréstimo ao banco, dando prova que já pagamos os 10%. Sendo que a casa tem um valor de 195k€, o empréstimo seria de 175,5k€.

Surgiu agora outra opção: pediamos empréstimo já mas seria para compra de Terreno + Construção. Durante os 2 anos de construção pagariamos somente os juros do Terreno e não teriamos que dar 10% sobre o valor total da casa, mas sim sobre o Terreno (um valor bem menor). Apesar disto, o valor da renda mensal a pagar ao banco ficaria mais caro em 50€/mês.

Qual a melhor opção? Qual tipo de empréstimo nos beneficia mais?
    1- sacrificarmo-nos durante dois anos a pagar todos os meses um valor elevado para prefazer os 10%, mas ter uma renda inferior aquando da compra da casa ou
    2- conseguir poupar algum dinheiro durante os 2 anos, pois teriamos só o valor dos juros do terreno para pagar, mas a renda seria supeior aquando da finalização da casa

Além disto, não sabemos se as condições bancárias atuais se vão manter pelos próximos 2 anos.

Obrigada.
  2.  # 2

Mais uma que se vai entalar ....

já agora,

Colocado por: SusanaC.Relativamente ao negócio em si, assinamos um contrato em que: Durante dois anos pagariamos (mensalmente) 10% da casa ao empreiteiro e quando a casa estivesse pronta (daqui a 2 anos)

Ou seja ao fim de 10 meses tem a casa paga e só é concluída depois de 24meses !!! ...grande negócio!!
  3.  # 3

E o que acontece se daqui a dois anos não está pronta?
    E se o empreiteiro abre falência?
    Fica com o quê?

Eu diria tentador porque parece-me estar a pagar dois anos efectivos de casa (sem juros) e depois pagaria menos por mês.
    Mas as duas incógnitas iniciais assustariam-me!

Podia acabar com uma mão cheia de nada...

Abr.
    Falem os dois quais os riscos que aceitam e que podem comportar...
    • Dan
    • 13 fevereiro 2021

# 4

Colocado por: PicaretaMais uma que se vai entalar ....

já agora,

Ou seja ao fim de 10 meses tem a casa paga e só é concluída depois de 24meses !!! ...grande negócio!!

Do que percebi na primeira opção o que está previsto é demorar 2 anos a pagar 10% por isso é que no fim dos 2 anos pediam um empréstimo pelo 90% restante.
    Concordam com este comentário: Varejote, Myself
  4.  # 5

5.  # 6

Assine um cpcv e de um valor de sinal baixo.

Quando tiver pronto faz empréstimo.
  6.  # 7

Ou está mal explicado ou há marosca. Pagam ao empreiteiro?! Ele é o dono do terreno, controi nele de depois vende tudo?
    Informaram-se bem sobre o lote?

Já foram ao banco? Ajuda, porque pedem muita informação/documentação
    • RMDR
    • 13 fevereiro 2021

# 8

Parece-me a história do rato charmoso que comia o seu queijo num tronco de árvore até que passou a raposa e lhe disse tantas palavras bonitas que o rato se levantou para mostrar todo o seu esplendor mas esqueceu-se de segurar no queijo e acabou por o deixar cair...
  7.  # 9

São duas decisões suas mas eu optaria por terreno e construção do que colocar dinheiro numa coisa que não sabe se vai falir ou até mesmo avançar até lá .... já se ouviu imensos casos de chaves na mão que dão barraca...
  8.  # 10

Conselho grande: não se meta nisso. Pessoas queimadas com estes negócios não faltam. Até já fizeram reportagem na televisão.
  9.  # 11

Depois de tantos casos publicitados em que as pessoas ficaram a arder, ainda há quem proponha este tipo de negócios?
    Concordam com este comentário: ForcePT
  10.  # 12

Sim... porque há quem aceite
    Concordam com este comentário: zedasilva, Myself
  11.  # 13

Proponha à imobiliária, assumir parte do risco; se o construtor falir, a imobiliária devolve os €€€€ investidos mensalmente.

0.0164 seg. NEW