Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Vou construir uma moradia geminada em V.N.GAIA de 125m2 (62,5 m2 de implantação) e estou neste momento a analisar vários orçamentos para os projetos de arquitetura e especialidades. A minha questão é : é importante ter o mapa de quantidades ou é melhor não ter e deixar o empreiteiro calcular? Não vou ter dificuldade em obter orçamentos sem ter o mapa de quantidades?

    Obrigada desde já
  2.  # 2

    sim, deve fazer mapa de quantidades.

    mesmo que um empreiteiro dê um orçamento para o total da obra e não artigo a artigo, fica logo protegido quando aparecer uns alumínios X na obra quando no mapa de quantidades vinha o artigo Y.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: martafgc8
  3.  # 3

    O mapa de quantidades só ajuda se depois tiver um fiscal a controlar quantidades feitas e não feitas.
    Ajuda também pois nos descritivo de cada artigo, se tiver tudo devidamente explicado e quantificado.
    Não esteja á espera que seja o empreiteiro a fazer o mapa de quantidades.
    Concordam com este comentário: zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: martafgc8
  4.  # 4

    Colocado por: callinasNão esteja á espera que seja o empreiteiro a fazer o mapa de quantidades.


    assim não vale... o construtor vai colocar os artigos suficientemente genéricos para dar margem de colocar o que quiser na obra.
  5.  # 5

    O que me disseram já várias vezes foi que para uma casa pequena não se justifica. Disseram-me também que se houver uma falha de cálculo no mapa de quantidades, que o empreiteiro vai reclamar esse trabalho e material a mais (que por lapso não estava contabilizado), acabando eu por pagar caro por isso. A minha questão é relevante porque tenho orçamentos diferentes em função da inclusão ou não do MQ e não sei se vale a pena o investimento...
  6.  # 6

    Vale sempre apena...

    Pelo menos da arquitetura, do betão, águas e afins valor global serve.

    Atenção que mapa de quantidades muito XPTO afugentam empreiteiros pequenos !
    Concordam com este comentário: RUIOLI
    Estas pessoas agradeceram este comentário: martafgc8
  7.  # 7

    Com o mapa de quantidades você paga ao empreiteiro, o que ele faz de acordo com o preço unitário.
    Por exemplo tem previsto 200 M3 em pilares, a 350 euros o M3. O empreiteiro faz 190m3, portanto você só paga 190. O empreiteiro faz 210 m3 , você paga 210.
    Você tem tem previsto pavimento em cubos de granito numa área de 500 M2, a 25 euros M2, no entanto resolve não fazer e vai cimentar, a 12 euros M2, deduz um soma o outro.
    Concordam com este comentário: carlos almeida
    Estas pessoas agradeceram este comentário: martafgc8
  8.  # 8

    Colocado por: RicardoPorto
    Atenção que mapa de quantidades muito XPTO afugentam empreiteiros pequenos !
    Concordam com este comentário:RUIOLI

    É verdade, tem tendência a dar preco global , e não respondem ao mapa trabalhos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: martafgc8
  9.  # 9

    Colocado por: callinasCom o mapa de quantidades você paga ao empreiteiro, o que ele faz de acordo com o preço unitário.
    Por exemplo tem previsto 200 M3 em pilares, a 350 euros o M3. O empreiteiro faz 190m3, portanto você só paga 190. O empreiteiro faz 210 m3 , você paga 210.
    Você tem tem previsto pavimento em cubos de granito numa área de 500 M2, a 25 euros M2, no entanto resolve não fazer e vai cimentar, a 12 euros M2, deduz um soma o outro.
    Concordam com este comentário:carlos almeida


    Isso é verdade se o contrato estiver a condizer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: martafgc8
  10.  # 10

    Isso é a verdade com contrato básico.
    Porque pode ter um contato onde o empreiteiro reivindica x% dos trabalhos não feitos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: martafgc8
  11.  # 11

    Colocado por: martafgc8Disseram-me também que se houver uma falha de cálculo no mapa de quantidades, que o empreiteiro vai reclamar esse trabalho e material a mais (que por lapso não estava contabilizado), acabando eu por pagar caro por isso.

    Se você souber fazer o contrato o empreiteiro só pode reclamar antes de assinar o contrato, depois de o assinar já não tem direito a reclamar as quantidades.
    Você está a ser mal aconselhada.
    Concordam com este comentário: marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: martafgc8
  12.  # 12

    Fiz uma versão com mapa de quantidade e outra sem (com a descrição dos trabalhos mas sem quantidades). Até agora, ninguém respondeu ao que eu pedi, dois fizeram uma folha A4 com um descritivo que não é de certeza da minha obra e o valor, outro disse que não queria MQT mas depois apresentou-me um MQT feito por ele com trabalhos que não estão nos projetos e nem sei onde os foi inventar... já cada vez percebo menos disto... se fossem maus executantes em obra cag.va, mas são bons no que fazem...vou esperar mais propostas e depois pedir esclarecimentos e revisão das propostas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: martafgc8
  13.  # 13

    Peça preços a empreiteiros a sério e vai receber preços como quer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: martafgc8
    • JotaP
    • 15 fevereiro 2021

     # 14

    Colocado por: RUIOLIFiz uma versão com mapa de quantidade e outra sem (com a descrição dos trabalhos mas sem quantidades). Até agora, ninguém respondeu ao que eu pedi, dois fizeram uma folha A4 com um descritivo que não é de certeza da minha obra e o valor, outro disse que não queria MQT mas depois apresentou-me um MQT feito por ele com trabalhos que não estão nos projetos e nem sei onde os foi inventar... já cada vez percebo menos disto... se fossem maus executantes em obra cag.va, mas são bons no que fazem...vou esperar mais propostas e depois pedir esclarecimentos e revisão das propostas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:martafgc8


    É algum dos daqui da zona ou dos que falámos? Era bom ir tendo esse feedback.
  14.  # 15

    Não vou ter dificuldade em obter orçamentos sem ter o mapa de quantidades?

    Não vai ter dificuldade em obter orçamentos. Vai no entanto ter dificuldade em comparar orçamentos.
  15.  # 16

    Colocado por: JotaPÉ algum dos daqui da zona ou dos que falámos? Era bom ir tendo esse feedback.


    Esses nem orçamentos deram...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JotaP
  16.  # 17

    Colocado por: RicardoPortoPeça preços a empreiteiros a sério e vai receber preços como quer.


    É preciso que esses tenham interesse em apresentar preço, está do lado deles...
  17.  # 18

    Na minha opinião como dono de obra vale a pena ter Mapa de Quantidades. Por exemplo, já o consultei vezes sem conta para verificar se o que me pedem nos Autos de Medição bate certo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: martafgc8
  18.  # 19

    Colocado por: pipocas4já o consultei vezes sem conta para verificar se o que me pedem nos Autos de Medição bate certo.

    Os autos de medição devem ser conferidos com o orçamento não com o MQ.
    Muitas vezes os orçamentos não correspondem aos MQ
  19.  # 20

    Colocado por: zedasilva
    Os autos de medição devem ser conferidos com o orçamento não com o MQ.
    Muitas vezes os orçamentos não correspondem aos MQ


    O orçamento de todos os construtores que consultei foi feito de acordo com este documento

    "MAPA DE TRABALHOS E QUANTIDADES"

    CAP 01
    TRABALHOS PREPARATÓRIOS
    Montagem, manutenção e desmontagem de estaleiro para execução da empreitada, incluindo a montagem, manutenção e desmontagem de máquinas e andaimes, redes provisórias de águas, saneamento e eletricidade, instalações provisórias do pessoal e fiscalização, vedação do recinto da obra, prospeções e reconhecimentos necessários, obtenção de licenças, indemnizações,colocação de placa identificativa, demolição de pequenas construções existentes com transporte de entulho a vazadouro,e demais trabalhos preparatórios de acordo com a legislação em vigor e o Caderno de Encargos...etc

    Estarei a confundir?
 
0.0203 seg. NEW