Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: PicaretaSe você souber fazer o contrato o empreiteiro só pode reclamar antes de assinar o contrato, depois de o assinar já não tem direito a reclamar as quantidades

    Verdade, mas um bom MQ é caro, para além de que a grande maioria dos técnicos não está habilitado a executá-los.
    Um exemplo de um CE de um Gabinete reconhecido. São quase 150 páginas em que mais de 100 são dedicadas à arquitetura. Páginas e páginas de palha.
    Quando chegamos às especialidade temos algo como isto.
    Este CE custou mais de 1.500€. Para a obra vale ZERO
    Estas pessoas agradeceram este comentário: martafgc8
      CE.JPG
  2.  # 2

    zedasilva

    precisamente os orçamentos tem os preços nas parcelas do MQT, portanto os autos de medições são feitos "olhando para o executado e para o MQT, digo eu.
  3.  # 3

    Colocado por: marco1precisamente os orçamentos tem os preços nas parcelas do MQT,

    Verdade, mas é necessário haver muito cuidado quando se analisam os orçamentos. É bastante comum termos orçamentos que vêm acompanhados pelo MQ fornecido pelo DO contudo esse MQ sofreu umas ligeiras alterações. Alterações essas que são quase impercetíveis mas que fazem toda a diferença.
    O empreiteiro é um bicho muito matreiro.
  4.  # 4

    o empreiteiro tem um prazo para analisar o MQT e propor alguma retificação, inclusão, ou exclusão, a partir dai fica contratado a executar a obra e arcar com alguma omissão que o MQT tenha.
    Como é evidente depois durante o processo terá que haver bom senso de todas as partes e tentar conciliar questões mais agudas que possam surgir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: martafgc8
  5.  # 5

    Colocado por: marco1o empreiteiro tem um prazo para analisar o MQT e propor alguma retificação, inclusão, ou exclusão, a partir dai fica contratado a executar a obra e arcar com alguma omissão que o MQT tenha

    Correto mas muitas vezes temos os orçamentos feitos com base no MQ que o DO forneceu. Como aquilo parece um copy past o pessoal nem desconfia que lá no meio foram feitas umas ligeiras adaptações.
    No contrato (quando há) diz que a obra é executada de harmonia com os projetos e o MQ anexo ao contrato, que só por mero acaso é ligeiramente diferente do MQ que o DO forneceu.
    Isto para MQ bem feitos. Para MQ igual ao exemplo que dei acima o empreiteiro nem tem que se preocupar em alterar nada. Está à vontade para fazer o que lhe der na real gana
    Estas pessoas agradeceram este comentário: martafgc8
 
0.0068 seg. NEW