Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Abro esta discussão tendo em vista a partilha de ideias para dar resposta à pergunta do título.

    Quem é amante de uma boa fogueira de inverno, não troca o recuperador a lenha por outra solução. Contudo isso para além do trabalho gera o problema de armazenamento da lenha.

    Quem tem recuperador/lareira, onde guarda a lenha na sala de estar?
  2.  # 2

    Num cesto de vime á bom português
    Concordam com este comentário: DR1982, Pascendi, NBA, ClioII
  3.  # 3

    Colocava num cesto de verga ao lado da lareira. Desisti por causa dos gatinhos... vou buscar a miude
    Penso reaproveitar agora uma arca de madeira pequena mas qb e cubica, a ver se corre bem
    • Anaa
    • 15 fevereiro 2021

     # 4

    Eu deixei um espaço/nicho na parede ao lado do recuperador, para meter a lenha.
  4.  # 5

    Colocado por: RicardoPortoNum cesto de vime á bom português
    eu também .
  5.  # 6

    😭😭😭 também queria manter 😭😭😭
  6.  # 7

    Colocado por: AnaaEu deixei um espaço/nicho na parede ao lado do recuperador, para meter a lenha.
    Pode colocar fotos?

    Gostei também das sugestões do cesto de vime, ou até um suporte de design para casas mais modernas. Contudo a ideia de deixar já um nicho pré-concebido agrada-me e talvez ajude a convencer a esposa a desistir do recuperador a pellets.
  7.  # 8

    Lol... mais um adepto do serão ao borralho a fazer coisa nenhuma
    Gosto desses nichos na casas modernas/actuais, mas algo permanente só por causa da lenha, não sei
    Nas revistas são bonitos, com aqueles troncos todos certinhos... mas que depois não temos ou não compramos...
    Concordam com este comentário: Ana_Dado, TeresinhaQMX
  8.  # 9

    Colocado por: leonorbLol... mais um adepto do serão ao borralho a fazer coisa nenhuma
    Quem me dera ter tempo para "fazer coisa nenhuma", mas gosto de um bom borralho sim. Evoca-me memórias felizes da terrinha.

    A solução que eu pretendo é para uma casa em construção, logo teria preferência por nichos. Mas o facto de no dia a dia não usarmos a lenha "bonita" é de facto um ponto a ter em conta
    • leonorb
    • 15 fevereiro 2021 editado

     # 10

    Ora essa, falta de tempo?! Há sempre, nem que seja quando acendemos e a "lenha não pega". Há sempre um bocadinho mesmo de vez em quando 🙂

    Pode fazer um nicho amovivél, em madeira. Se não resultar, passa ao cesto

    Conheço quem tenha um pote de cobre, bojudo mas de boca bem larga. Leva lenha para 2 serões. Muito giro e também dá para pôr pellets, just in case
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  9.  # 11

    O suporte foi feito pelo marido. Foi pensado inicialmente para ir de encontro com uma lareira, entretanto trocou-se de casa mas continuamos com o mesmo. Leva cerca de 70kg de lenha. O exagerado meteu no fundo chapa de 5mm, para o desviar para aspirar é dia de halterofilismo para mim. Pelo menos sei que mais facilmente o suporte vai parar à casa do vizinho de baixo, do que me cai a lenha ao chão...

    Numa das fotos ainda não tinha as barras laterais (graças a mim que não as queria), que ele acrescentou depois para os tocos mais pequenos não caírem.
      IMG_20191202_231450-01.jpeg
      Screenshot_20210215-034634.jpg
  10.  # 12

    é pôr umas rodinhas nisso, está bem jeitoso!

    não era lareira, mas fogão a lenha na cozinha. a primeira versão da cozinha levava um nicho feito em paredes de tijolo, por baixo da placa, e com porta igual ao resto dos armários. levava lenha suficiente para quase uma semana. trabalho de braços bem duro para "acarretar" a lenha para a cozinha, ou em braçado, ou em baldes, dois de cada vez! qual ginásio, qual quê!!...

    depois, na segunda versão, esse nicho desapareceu. comprei um balde com rodinhas e passou a ficar a lenha nesse balde e noutro, de plástico com lenha miúda para acender, à mão de meter a lenha na fornalha... mas o uso do fogão de lenha foi descontinuado e agora já nem se acende há quase dois anos.

    gosto de ver uma parede de lenha direitinha nas salas em fotografias pela net. na realidade não é assim tão fácil manter isso. há muita sujidade e bicheza que vem na lenha. não há paciência para estar a bater e a sacudir cada cavaco...
    o nicho que tínhamos era boa solução, ficava fechadinho, mas o fundo estava sempre cheio de farpas, tonas, pedacinhos de lenha... aranhas... e era um "bocadinho" perigoso por estar mesmo por baixo do fogão a gás.

    se voltar a precisar de lenha em casa, ainda temos o tal balde com rodinhas, ou compra-se um novo. não é nada decorativo, mas para o que é, serve.
  11.  # 13

    Esses suportes e nichos sao bonitos mas se fosse com a minha esposa tinham de ter um aspirador pendurado no suporte/nicho :)
  12.  # 14

    Colocado por: DR1982Esses suportes e nichos sao bonitos mas se fosse com a minha esposa tinham de ter um aspirador pendurado no suporte/nicho :)


    então no teu caso nem vale a pena pensares num recuperador, irás ter sempre algum lixo da lenha, cinza para tirar e o vidro para limpar.

    eu irei usar o que se usa por cá, um cesto de vime.
    Concordam com este comentário: DR1982
  13.  # 15

    Colocado por: pauloagsantoseu irei usar o que se usa por cá, um cesto de vime.
    Eu tenho este!
      cesto.jpg
    • Anaa
    • 15 fevereiro 2021 editado

     # 16

    Fiz assim

    Ao canto tenho uma cesta pequena de verga com algumas pinhas e as acendalhas
    Concordam com este comentário: sdv08
      IMG_20210215_102014.jpg
  14.  # 17

    O problema do cesto é que so leva lenha para um serão, e todos os dias aquecemos a dobrar.

    Gosto da ideia da Tanialexandra, não obriga a fazer o nicho, ou na impossibilidade do mesmo.



    Colocado por: AnaaFiz assim
    Anna, As paredes desse nicho foram feitas de que forma?
  15.  # 18

    Eu deixo a lenha no carrinho de mão à entrada da sala. :D
  16.  # 19

    Colocado por: rjmsilvaEu deixo a lenha no carrinho de mão à entrada da sala.
    Lá fora? Ou tem um daqueles carrinhos de mão de enfeitar em madeira?

    Não posso sugerir nada à esposa que seja feio, se não la vou ter de levar com uma verdadeira doutrinação de recuperador a pellets
  17.  # 20

    Então andamos no mesmo dilema! :D

    o mais giro que encontrei até ao momento, para quem não quer os de ferro como o que a Tânia mostrou, que por acaso eu até gosto, mas que acho um pouco "industrial/bruto" para algumas decorações.
    Nichos permanentes, só se não significar perda de espaço útil na sala, sobretudo se forem pequenas, os meus eram fixos e mandei abaixo, precisa do espaço para outras coisas.

    Outra questão, é giro ver nas fotos aqueles nichos enormes cheios de lenha, mas lá está, fica bonito, como já disseram, se a lenha estiver direitinha e bem empilhada, no dia-a-dia esqueçam.
    Na minha opinião é de evitar ter grandes quantidades de lenha dentro de casa, por vezes está minada de bicharada, que eu não gostaria de ter uma semana a viver na minha sala, ainda me começam a comer o soalho :P, lenha para 2, máximo 3 dias, para mim é mais que suficiente.

    Estou à espera que chegue, vamos ver se serve o efeito, que é ........ ser bonito ahahahah!

    https://www.kindahome.com/c/Cesto-ALFONSE/p/86079
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NLuz
 
0.0203 seg. NEW