Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, tenho uma dúvida relacionada com um licenciamento e gostaria que alguém me pudesse aconselhar de maneira a que eu vá falar com a arquiteta já com umas ideias. A minha arquiteta fez uma projeto de arquitetura respeitando tudo o que eu pedi e entregou na câmara. Este projeto de arquitetura foi aprovado à quase dois meses. Esta semana deu entrada na câmara as especialidades, assim, eu paguei o trabalho e a sra entregou-me os projetos em ficheiro. Depois com mais calma, vendo as especialidade em casa, deparei com coisas que eu não pedi nem sequer fui informado. Eu pedi que a cobertura fosse com armação de madeira e foi assim no projeto de arquitetura e foi aprovado, inclusive aparece o corte com pormenor, no entanto, nas especialidades a armação está toda em lage aligeirada, toda, inclusivé a garagem. Um outro pormenor muito grave é que na arquitetura tenho uma sacada fora (alpendre) por cima de uma varanda em toda a frente da casa, enquanto que no projeto de estabilidade, tenho a varanda, mas toda descoberta, sem o tal alpendre, com o telhado recuado. Já agora, eu requisitei o serviço à sra. apenas falei com ela e ela por sua vez contatou os eng. para as especialidades. O que é que me aconselham? Eu quero a casa como ficou acordado com ela e como foi licenciado pela câmara no projeto arquitetura. Muito obrigado
  2.  # 2

    Isso de querer a casa como está no projeto de arquitetura, basta falar e combinar com o empreiteiro.

    Em relação às especialidades, fale com quem as fez e indique que as mesmas não estão de acordo com projeto Arquitectura, que as corrijam
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Almeidas
  3.  # 3

    Sinceramente, muito mal se trabalha. Eu não sou nem engenheiro nem arquiteto, se fosse, não pagava pelo serviço de outros. Eu levei 3 dias sem olhar para os ficheiros, mas que do vi, precisei de 15 segundos para perceber que não havia alpendre, penso que são falhas muito graves. Estou aqui a pensar que ainda vão tentar dar-me a volta com a lage aligeirada, por causa disto ou daquilo, mas faltar um alpendre na frente da casa, no comprimento de toda a casa, isto é ser muito amador. Vou falar com ela e dizer que quero como foi aprovado na arquitetura.
  4.  # 4

    o alpendre sempre teve nos desenhos iniciais ou foi posto numa fase final? a arquiteta pode ter dado uma versão errada à equipa de especialidades, mas mesmo que não seja isso as coisas tem que estar conformes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Almeidas
  5.  # 5

    Sempre teve varanda, embora que numa primeira versão fosse mais pequena, mas daí tirar completamente!! Dá ideia que, ou foi para ficar o serviço mais facil, ou foi mesmo incompetência. Eu vou ligar para a Sra. da câmara que está com o processo ainda antes de falar com a arquiteta, quero mesmo que isto pare.
  6.  # 6

    Colocado por: AlmeidasSempre teve varanda,


    então fica descartada a hipótese da arquiteta ter enviado uma versão antiga à equipa que fez as especialidades.
  7.  # 7

    Ás vezes... os engenheiros esquecem-se, ou fazem-se de esquecidos.. ou fazem como lhes dá mais jeito ( não sabem fazer de outra maneira - não tem o modulo x ou y, do program de calculo)...
    Depois, verdade seja dita.... se ninguém olha para aquilo.. qual é o mal !? :(

    Agora a sério, Deve e TEM de pedir a rectificação das especialidades face o projecto de arquitectura e o acordado, assim como quem subscreveu o Termo de Coordenador de projectos, não fez o seu trabalho!!
    Concordam com este comentário: fredcunha, sdv08
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Almeidas
  8.  # 8

    Eu já falei com a Sra. Arquiteta e esta diz que vai falar com o engenheiro e depois diz me alguma coisa. No entanto já me "preparou" para deixar ficar como está. Primeiro, é normal haver alterações durante obra. Depois o que interessa é que o projeto seja licenciado, depois em obra alterar-se. A seguir, ninguém vai ver o projeto de estabilidade durante a obra porque em obra seguem-se pela planta de arquitetura e está está certa. E ainda, embora esteja o telhado em lage, não quer dizer que tenha que ser feita assim, pode ser feita em madeira. O Sr. eng. só predimenssionou em lage para os cálculos baterem certo é ser aceite na câmara mais facilmente. Parece mentira, isto pode ser mesmo real ou possível?
  9.  # 9

    Colocado por: AlmeidasParece mentira, isto pode ser mesmo real ou possível?


    pode ser possível, já não digo nada, mas não devia.

    então faz-se um projeto de estabilidade para o boneco e depois inventa-se uma estrutura para bater certo com a arquitetura da obra.

    quando pedi orçamentos muitos empreiteiros não deram muito relevo às outras especialidades, mas o da estabilidade todos quiseram ver.

    e depois em obra vi muitas vezes o empreiteiro com o projeto nas mãos a confirmar que estava tudo certo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Almeidas
  10.  # 10

    Colocado por: Almeidas. A seguir, ninguém vai ver o projeto de estabilidade durante a obra porque em obra seguem-se pela planta de arquitetura e está está certa.

    Claro que sim. Aliás nem sei para que se fazem projetos de especialidades, basta olhar para o
    projeto de Arquitetura e o empreiteiro faz como bem entender.

    Anda muito mal aconselhado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Almeidas
  11.  # 11

    Colocado por: AlmeidasEu já falei com a Sra. Arquiteta e esta diz que vai falar com o engenheiro e depois diz me alguma coisa. No entanto já me "preparou" para deixar ficar como está.

    Diga á sra arquiteta que ela assinou um termo responsabilizando-se pela coordenação do projeto.
    Uma das funções é a verificação e compatibilização de todas as especialidades com a arquitetura.
    Assim sendo, a sra arquiteta não executou qualquer das funções que nesse termo atestou responsabilizar-se.
    Enquanto do DO não começarem a dar 2 murros na mesa e a exigir aquilo que pagaram as coisas não mudam
    Concordam com este comentário: fredcunha, marco1, NPRP, RRufino
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Almeidas
  12.  # 12

    Colocado por: zedasilva
    Diga á sra arquiteta que ela assinou um termo responsabilizando-se pela coordenação do projeto.
    Uma das funções é a verificação e compatibilização de todas as especialidades com a arquitetura.
    Assim sendo, a sra arquiteta não executou qualquer das funções que nesse termo atestou responsabilizar-se.
    Enquanto do DO não começarem a dar 2 murros na mesa e a exigir aquilo que pagaram as coisas não mudam
    Concordam com este comentário:fredcunha
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Almeidas


    Tem toda a razão. Nem viu o que enviou para a câmara. Ficou surpresa quando eu disse que havia uma falha bem grave. Já liguei para a câmara, expliquei a situação e já me enviaram por email requerimento pedido a anulação do que deu entrada na quinta feira passada. A sra, disse me que isto está tão fresquinho que está na hora certa de anular, antes que se adiante alguma coisa na câmara. Vou preencher e entregar lá e aguardar que sra arquiteta diga o que disse o eng. Quando se decidir já não tem nada na câmara e vai enviar enviar de novo como deve ser.
  13.  # 13

    Colocado por: AlmeidasJá liguei para a câmara, expliquei a situação e já me enviaram por email requerimento pedido a anulação do que deu entrada na quinta feira passada

    Este é sem duvida o procedimento correto, contudo não sei se será o melhor para si.
    Agora está feito, deve notificar a arquiteta disso mesmo e exigir a correção de tudo em tempo útil.
    Está provado que os seus técnicos não estão á altura dos compromissos que assumiram, se puder contrate uma fiscalização ou consultoria externa para o ajudar.
    Concordam com este comentário: Almeidas, sdv08
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Almeidas
 
0.0161 seg. NEW