Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas.... tenho uma pequena grande dúvida...

    Estou com a decisão de escolher entre um sistema de aquecimento central com radiadores aquecidos a caldeira a lenha no valor aproximado de 8.000 euros. A outra opção é colocar recuperador de calor com distribuição de ar quente, sendo que assim terá que o r/c ter tecto falso, logo compensar no pé direito do r/c, aumentando +/- 20 cm. O valor desta opção para recuperador de calor com distribuição será +/- de 3.500 / 4.000 euros. Que solução recomendam? O aquecimento central é mais caro, mas para compensar não terá que haver alterações no pé direito nem tectos falsos no r/c.

    Qual a melhor opção a nível de custos e eficiência?
    • naar
    • 20 novembro 2009

     # 2

    Boas,

    Qualquer um dos dois obriga-o a colocar lenha nos sistemas, portanto já percebi que a duvida não será por uma questão de comodidade :)

    Para mim, se gostasse de andar a "carregar" lenha seria a caldeira.

    Nunca percebi (também nunca perguntei:)) porque se acha a solução do recuperador com distribuição forçada de ar quente boa ideia.

    Eu penso que se o ar quente sobe (é, não é, lol) porque obrigam o desgraçado a descer do tecto para aquecer as divisões?

    Boa escolha!
  2.  # 3

    Colocado por: naarBoas,

    Qualquer um dos dois obriga-o a colocar lenha nos sistemas, portanto já percebi que a duvida não será por uma questão de comodidade :)

    Para mim, se gostasse de andar a "carregar" lenha seria a caldeira.

    Nunca percebi (também nunca perguntei:)) porque se acha a solução do recuperador com distribuição forçada de ar quente boa ideia.

    Eu penso que se o ar quente sobe (é, não é, lol) porque obrigam o desgraçado a descer do tecto para aquecer as divisões?

    Boa escolha!


    não percebi essa de obrigar o desgraçado a descer do tecto... o obrjcetivo será as condutas irem pelo tecto do r/c e subiram para os quartos, mas as saidas de ar iriam ficar junto ao chão
  3.  # 4

    Se tem muita lenha na sua zona é sempre uma solução a considerar (tanto o ar quente como a água quente).

    Se instalar os radiadores isso tem a vantagem de poder depois converter para outro método, mas penso que as condutas de ar quente tb podem ser usadas se mudar para Ar Condicionado (frio/quente) ou não?
  4.  # 5

    POIS... isso não sei, mas se der também poderia ser um bom aproveitamento de futuro.
  5.  # 6

    Eu optaria pela caldeira, mas por motivos meramente estéticos. Não se esqueça é que precisa de espaço para guardar lenha suficiente para ambas as soluções. No entanto antes de pensar na solução definitiva pense primeiro se o isolamento das paredes e vãos é realmente o adequado pois isso é que é deveras importante. O aquecimento só é utilizado 4/5 meses por ano dependendo da zona do país mas o isolamento das paredes é "usado" o ano inteiro.
  6.  # 7

    Eu teria alguns problemas c\ os tectos falsos
  7.  # 8

    em relação a opção do Mendes H, optaria pela caldeira por motivos estéticos? não gosta de ver um recuperador de calor na sala? Recuperador. Em relação ao armazenamento da lenha não será problema. O isolamento está previsto ser tijolo 11 + caixa de ar 4 cm + walmate ou qq do genero (nao sei bem, desculpem) e tijolo11.

    Em relação ao Paramone, porque diz que se fosse você iria ter algum problema com tectos falsos?
    • s@fia
    • 20 novembro 2009 editado

     # 9

    Tenho umas questões a colocar em relação ao aquecimento central e aquecimento de águas sanitárias.

    Estou a construir uma moradia, e como sou "obrigada" a colocar paineis solares para aquecimento das águas sanitárias, e já tinha ouvido por alto falar que era também possivel através dos paineis fazer aquecimento central, falei disso ao canalizador a que entreguei a obra que me disse que os paineis solares que colocamos nas casas por obrigatóriadade da nova lei, não tem capacidade para fazer aquecimento de água e aquecimento central ao mesmo tempo. Mas eu sou completamente leiga na matéria e o que acabei por acordar com ele por seu aconselhamento foi instalar um recuperador de calor para aquecimento central com saida para 5 radiadores, e que ficava tubagem instalada para se poder também "puxar" alguma energia da placa solar para os radiadores. Nas água sanitarias ficou então a instalação para serem aquecidas através da placa solar e ficou instalação a gás para auxiliar nos dias que não houver radiação solar suficiente para aquecer a água. Mas parece-me que ele falou-me que o recuperador também podia auxiliar no aquecimento das aguas sanitárias...

    A minha questão é: supostamente o auxiliar da placa solar não deveria ser a eletricidade em vez do gás de botija, ou seja quando a placa não fabrica-se energia suficiete a caldeira iria buscar a energia em falta à eletriciade, certo?

    E já agora na questão do recuperador de calor, com o tipo de instalação que tentei explicar acima, terá de ser um rcuperador a água ou bastará um convencional?

    É que no meio desta salganhada toda ainda não percebi se vou ter ligado a uma unica caldeira um recuperdor de calor, paineis solares, eletricidade e gás ??? tudo a aquecer água para distribuição sanitária e para aquecimento central ?

    Alguem me pode esclarecer e/ou colocar aqui imagens com um esquema de como estas ligações todas funcionam?

    É que por agora ele só instalou as tubagens de distribuição de água para as torneiras e as tubagens do recuperador de calor para as saidas dos futuros radiadores e fez a ligação até ao sitio onde futuramente será instalada a caldeira e afins, e fez a canalização para um esquentador e para o fogão da cozinha a gás de botija, por isso penso que ainda a possibilidade de imedar possiveis erros que hajam...
  8.  # 10

    Não, não gosto de ver recuperador de calor nem lareira nas salas mas isso sou eu! E tal como disse por questão meramente estética prefiro a caldeira. É obvio que cada um tem o seu gosto e eu tenho este mau gosto...rs
    • naar
    • 20 novembro 2009 editado

     # 11

    Colocado por: sergyio

    não percebi essa de obrigar o desgraçado a descer do tecto... o obrjcetivo será as condutas irem pelo tecto do r/c e subiram para os quartos, mas as saidas de ar iriam ficar junto ao chão


    Pensava que era de R/C, mas para mim, como disse caldeira e depósito de lenha junto para não dar tanto trabalho e sujar o chão da sala!
  9.  # 12

    nunca ninguém aplicou esse sistema? será que é mesmo eficiente? em relação tecto falso e aumentar o pé direito, será que isso vai tornar a opção pelo recuperador mais cara que aquecimento central com radiadores? ou seja, será que a diferença de 4.000 euros não será suficiente para colocar os tectos falsos e ter um pé direito ligeiramente maior?
    • naar
    • 21 novembro 2009

     # 13

    Colocado por: sergyionunca ninguém aplicou esse sistema? será que é mesmo eficiente? em relação tecto falso e aumentar o pé direito, será que isso vai tornar a opção pelo recuperador mais cara que aquecimento central com radiadores? ou seja, será que a diferença de 4.000 euros não será suficiente para colocar os tectos falsos e ter um pé direito ligeiramente maior?


    Boas,

    Na construção a diferença dos 0,20m de aumento é irrisória, entre betão, ferro e cofragem chegam 200,00€ partindo do pressuposto que tem +- 16 pilares; Portanto não será por aí.

    Agora relativamente ao tecto falso é uma questão de fazer contas (20,00 - 7,50) x nº m2 de tectos

    Cump.
  10.  # 14

    Colocado por: aprendiz2
    Colocado por: naarEu penso que se o ar quente sobe (é, não é, lol) porque obrigam o desgraçado a descer do tecto para aquecer as divisões?


    o calor não sobe mas sim expande-se!(termo correcto)...(isto é um aparte)

    quanto hás condutas de ar quente (para mim) é o mesmo que ter os tectos defumados,é uma questão de tempo,e tem sorte se não for a casa toda!

    nota: mas sou um defensor da lenha,mesmo que tivesse que a carregar.


    não percebi essa do ter os tectos defumados....
  11.  # 15

    Colocado por: naar
    Colocado por: sergyionunca ninguém aplicou esse sistema? será que é mesmo eficiente? em relação tecto falso e aumentar o pé direito, será que isso vai tornar a opção pelo recuperador mais cara que aquecimento central com radiadores? ou seja, será que a diferença de 4.000 euros não será suficiente para colocar os tectos falsos e ter um pé direito ligeiramente maior?


    Boas,

    Na construção a diferença dos 0,20m de aumento é irrisória, entre betão, ferro e cofragem chegam 200,00€ partindo do pressuposto que tem +- 16 pilares; Portanto não será por aí.

    Agora relativamente ao tecto falso é uma questão de fazer contas (20,00 - 7,50) x nº m2 de tectos

    Cump.


    podia explicar melhor as contas se faz favor.
    • naar
    • 21 novembro 2009

     # 16

    As do betão ou do tecto?
  12.  # 17

    as do tecto
    • naar
    • 21 novembro 2009

     # 18

    Se o tecto falso lhe custar 20,00€/m2 não necessita de estucar -7,50€/m2.
    • naar
    • 21 novembro 2009

     # 19

    Colocado por: aprendiz2
    Colocado por: sergyionão percebi essa do ter os tectos defumados....


    como até pode acontecer com o ar novo momentâneo desde que exista muita temperatura,.isso acontece também nos radiadores pelo efeito da convecção ao criar movimento do ar....no sitio dos radiadores na parte traseira superior ficam marcados (tipo) riscos na parede.


    Principalmente se não se limpar o pó aos aquecedores, os meus por acaso não estão, mas já entrei em muitas casas com essa situação.

    Quanto ás saídas de ar do recuperador, nunca vi, não conheço ninguém que tenha.
  13.  # 20

    pois, realmente só estou a ter opiniões um pouco negativas em relação a este sistema... já não sei bem o que escolher.
 
0.0259 seg. NEW