Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    É para um amigo. A sério 😁
    Até porque eu ainda não tenho ehehehe

    BC instalada, 16kW, AQC com radiadores novos (baixa temperatura). O amigo está satisfeitíssimo com a solução, o único problema é que "o quadro dispara muito facilmente quando a bomba está ligada". Como se vê no gráfico, não trabalha 24/24h.

    O que é que eu sei: não há sensores de temperatura interior, a BC trabalha pelo diferencial da entrada/saída.
    Pelo que vejo, falta inércia. Ou seja, a bomba dispara para a potência máxima, os radiadores começam a ferver (independentemente da potência da casa), desliga. Máximo, desliga. Em vez de manter um valor base para o que a casa precisa.

    Isto é algo que exija um depósito de inércia? Uma BC moderna (LG Therma V) não inclui um controlador PID que cubra este comportamento?
      IMG-20210215-WA0026.jpg
  2.  # 2

    Que chame aí o instalador que a bomba está mal programada de certeza
  3.  # 3

    Colocado por: RicardoPortoQue chame aí o instalador que a bomba está mal programada de certeza

    Até aí já eu cheguei 😁

    Fora de brincadeiras, essa é a óbvia. Por outro lado, também obviamente o instalador não deu o acompanhamento adequado.
    O que eu pretendia eram respostas diferentes dessa. Sem ofensa.
  4.  # 4

    evidentemente que a bomba tem falta de inercia estando parametrizada apara temp de impulsão fixa e demasiado alta

    colocar um volume de inercia no minimo de 10Litros por cada Kw e alterar a temp de impulsão para modulante com curva dependente da temp exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
  5.  # 5

    É curioso (e é mesmo só curiosidade de quem não percebe nada disto), estive a ver os manuais de instalação e operação da bomba e nenhum dos exemplos típicos de instalação refere depósito de inércia. Sem AQS, com AQS, com e sem painéis, mas nada de inércia.

    Também andei à procura de explicações sobre a parametrização e não me parece que encontre nada sobre modular a temperatura de impulsão com a temperatura exterior.

    Acho mesmo estranho não ter uma parametrização tipo PID.
  6.  # 6

    Peço desculpa por voltar a desenterrar este tópico, mas continuamos em testes, a LG já foi ao local (e não afirmou necessidade de inércia, nem sequer tocaram no assunto pelo que o meu vizinho me disse) mas o resultado final é exactamente o mesmo.

    Em toda a honestidade, não percebo (é mesmo desconhecimento) como é que um depósito de inércia iria resolver isto. Configuração actual, deixada pela LG:
    - funcionamento pela medição da temperatura de retorno
    - setpoint de temperatura de retorno: 50 graus

    O que acontece em termos de consumo é virtualmente o mesmo que coloquei na primeira imagem. Mas hoje passámos um bom bocado a observar os valores instantâneos das temperaturas de entrada/saída e o consumo.
    E, volto a dizer, isto é um controlador de temperatura completamente sem nexo. Não faz qualquer sentido.

    * a bomba desliga-se por excesso de temperatura (como se vê no gráfico de consumo): Entrada 53 graus, saída 67 graus
    * aos 45 graus de temperatura de entrada e saída a bomba arranca com pouca potência.
    * como a água tem inércia, a temperatura de saída sobe mas a entrada continua a descer. Atinge um mínimo de 43 graus
    * a temperatura de entrada continua a subir, a temperatura de saída chega aos 60 graus (e o consumo acima dos 5kW!)
    * a temperatura de entrada chega aos 49 graus, a temperatura de saída está a 65 graus. Aqui é que isto não me faz sentido!. A água tem inércia. Qualquer controlador de temperatura nesta altura estava a reduzir a saída, porque a água tem inércia e a temperatura vai continuar a subir e fazer overshoot ao setpoint!
    * a temperatura de entrada passa o setpoint de 50 graus, 51 graus. A bomba continua com 67 graus na saída e a consumir 6kW(!). Não reduz o consumo, pelo contrário continua a aumentar.
    * a temperatura de entrada atinge 53 graus, a saída atinge 69 graus e passado instantes desliga-se.
    * o ciclo repete-se ad aeternum. Cada um destes ciclos demora cerca de 15min

    Este funcionamento não faz qualquer sentido. Obviamente que não entendo as "entranhas" da BC, não sei se há algum constrangimento que a impeça de ter um funcionamento mais "normal", mas que isto não faz qualquer sentido, não. Não conheço nenhum controlador de temperatura que, passado o setpoint, continue a cravar a potência máxima na saída e isto durante alguns minutos. E, como disse, qualquer controlador decente começa a reduzir a potência ao aproximar do setpoint.
    Alguém sabe porque é que isto acontece? E porque/como é que um depósito de inércia podia eventualmente resolver este funcionamento?
  7.  # 7

    Colocado por: jorgealvestem falta de inercia


    Colocado por: jorgealvesum volume de inercia no minimo de 10Litros por cada Kw e alterar a temp de impulsão para modulante com curva dependente da temp exterior.


    Colocado por: Bruno.Alvescomo é que um depósito de inércia podia eventualmente resolver este funcionamento?
    o deposito de inercia vai evitar isto

    Colocado por: Bruno.Alvesa temperatura de entrada chega aos 49 graus, a temperatura de saída está a 65 graus
  8.  # 8

    Obrigado Jorge. Eu entendo que é essa a recomendação. Não consigo é entender porque é que é assim :-) e era isso que estava a tentar entender, obrigado pela paciência.

    Há alguma limitação, na construção da bomba, que a impeça de ter uma resposta mais dinâmica? Por exemplo porque é que o valor de entrada já estava bem acima do setpoint e ela continuava acima dos 6kW? Não pode reduzir rapidamente a potência? (sendo que esteve alguns 3-4min nesta situação, não é exactamente uma coisa muito rápida). É que a subida da potência parece ser gradual, já a redução só acontece para se desligar.
  9.  # 9

    Colocado por: Bruno.AlvesNão pode reduzir rapidamente a potência? (sendo que esteve alguns 3-4min nesta situação, não é exactamente uma coisa muito rápida). É que a subida da potência parece ser gradual, já a redução só acontece para se desligar.
    é a consequência de 2 situações: falta de inercia da agua e todas as bombas de calor têm ciclos mecânicos mínimos de ativação e desativação a respeitar derivado fundamentalmente ao equilíbrio de pressões no circuito refrigerante interno da maquina.

    não me espanta que muitas marcas não consigam\queiram\possam corrigir estes erros básicos nas instalações, se soubesse o que tenho encontrado em instalações Daikin..............
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
  10.  # 10

    É tipo o fole das casa das avós.
    Você sopra e para, sopra e para. E aquilo vai fazendo chama.
    Se estivesse sempre a soprar, apagava-se porque o braseiro é pequeno.
 
0.0151 seg. NEW