Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas, nos pormenores construtivos da minha moradia o arquitecto utilizou soleiras/peitoris/ombreiras em pedra a cortar a parede face a face.
    No entanto, por razões estéticas e também para evitar pontes térmicas, quero alterar e colocar peitoris em pedra para o exterior, e madeira para o interior.
    A caixilharia vai ficar a meio da parede. As paredes serão duplas (tijolo 15 no exterior/4cx ar/4XPS/tijolo 11 no interior).

Agora as duvidas. Qual a melhor maneira de fazer isto para não ter problemas de infiltrações (há um post recente de um colega forista com um problema semelhante).
    Onde será melhor assentar a caixilharia? Imagino que no peitoril de pedra…tipo o desenho em anexo…mas não sei sinceramente…
    E que outros cuidados teria de haver durante a execução?

Alguém pode dar umas dicas?
    Obrigado,
      peitoril.jpg
  2.  # 2

isso que tem aqui no desenho não resulta, pois está a levar a pedra á mesma para dentro, deve interromper por baixo do caixilho e isolar termicamente e impermeabilizar tambem. de resto está correcto o caixilho estar no enfiamento do isolamento termico da parede.
  3.  # 3

Obrigado marco 1.

Será mais isto então? O caixilho tem 7cm de espessura…assim fica apenas assente em 3cm de pedra…e os parafusos de fixação da caixilharia, fixam aonde?
    Desculpem lá estas duvidas todas mas vejo isto como uma potencial fonte de problemas.
      peitoril2.jpg
  4.  # 4

Eu prefiro correr o risco de ter uma ponte térmica pela pedra, mas ter um batente (em pedra) entre o caixilho e a madeira.

Quando a opção é entre isolar e impermeabilizar, prefiro assegurar a impermeabilização.

Além disso, não estou certo que esse posicionamento do caixilho seja o melhor.
  5.  # 5

há sempre o risco, em chuvadas laterais a água acumular no caixilho e passar para a madeira.
  6.  # 6

Pois é, concordo que na impossibilidade de ter isolamento e impermeabilização a 100%, prefiro não correr riscos na impermeabilização.

Então o que o Luís K.W. refere seria isto…batente de 1cm mais ou menos.
    Subi o peitoril de madeira no interior…estará bem assim?
    E nas ombreiras...a pedra deve ir ate a face interior do caixilho?

Obrigado um vez mais a todos os que comentaram até agora.
    Alguém tem mais sugestões, dicas?
      peitoril janela3.jpg
  7.  # 7

caros senhores,

1º o tijolo de 15 devia ser por dentro - assim tinha uma melhor inercia termica - por fora não faz "nada", apenas serve de resistencia mecanica

2º mesmo caixilhos de corte termico têm uma grande variação termica na sua superficie de contacto com o interior colocando assim a madeira exposta a amplitudes termicas grandes e a humidades

mas fica sempre giro ter esse aro à volta da janela - agora tem de pesar os pros e contras

ab
  8.  # 8

betttencourt

há quem pense exactamente o contrário, podia explicar para que é que precisa de maior massa térmica no interior se imediatamente antes está a isolar térmicamente com o xps?? prefere maior "trocas térmicas" no pano exterior e caixa de ar??
    no seu ponto 2 acaba por não dizer como faria, ou seja prefere a pedra a ir dentro?? criando assim uma "excelente" ponte térmica?? por outro lado diz que a madeira do aro fica sujeita a amplitudes térmicas e humidades, e se fosse reboco/estucado?? se calhar a madeira isola melhor térmicamente e em relação ás humidades fica á mesma sujeita como qualquer outro acabamento e para isso se poem silicones.
    Acho que podia esclarecer com mais rigor

cumprs
  9.  # 9

Colocado por: marco1há quem pense exactamente o contrário, podia explicar para que é que precisa de maior massa térmica no interior se imediatamente antes está a isolar térmicamente com o xps?? prefere maior "trocas térmicas" no pano exterior e caixa de ar??

pois, só se for em climas mais quentes, mas é deitar recursos fora.
    por alguma razão se faz sempre o maior pano por fora.
  10.  # 10

Boas

Já tive casos em que só se conseguiu a classificação energética mínima autorizada com o aumento da inércia térmica das paredes. Se colocasse o pano mais espesso pelo exterior, não conseguia obter os resultados mínimos impostos.

cumps
    José Cardoso
  11.  # 11

caros senhores,

a inercia termica é como o nome indica - mantem a temperatura

é pena nós conseguirmos errar durante anos - tendo como desculpa que se faz isto há muito tempo

numa parede dupla convencional - o mais importante é o que temos de isolamento e desse isolamento para dentro. um pouco igual às paredes ventiladas

amplitudes termicas apenas no pano exterior - sim, qual a duvida

peitos, ombreiras e vergas com corte térmico tem de consultar livros tecnicos - o manual da construção (livro vermelho, formato a4), contudo têm as suas coisas positivas e negativas eu tenho a minha opinião.

ab

0.0156 seg. NEW