Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas quero colocar um termoacumulador mas o mesmo vai ficar no andar de cima da cozinha em uns arrumos. Somos 3 cá em casa e como espaço não é problema estava a pensar em 150 litros para um consumo "despreocupado".

    A minha ideia era fazer um furo a baixo para a cozinha e ligar nas entradas onde liga o esquentador, ficando também o esquentador para uma eventualidade mas como nunca instalei nenhum surgiu algumas dúvidas.

    1 - escolha do melhor termoacumulador relação preço/qualidade/consumo energético.

    2 - qual o melhor tubo para fazer a ligação ao termoacumulador no andar de cima? Multicamada com isolamento?

    3 - união dielétrica na entrada e saída do termoacumulador ou só na saída?

    4 - para além do grupo de segurança na entrada do termoacumulador também é necessário uma válvula misturadora termostática na saída do termoacumulador?

    5 - não tendo esgoto por perto para a descarga do grupo de segurança posso utilizar um recipiente tendo o cuidado de não deixar encher?

    Peço desculpa estas perguntas todas pois nunca instalei nenhum.
    • 1pedro2
    • 16 fevereiro 2021 editado

     # 2

    1 - Um de 100l chega e sobra .Aproveite o preço deste,o autocolante é Kunft mas é um Vulcano Naturaqua.
    https://www.worten.pt/grandes-eletrodomesticos/aquecimento-de-agua/termoacumuladores/termoacumulador-kunft-kewh2625-100l-8-bar-5768947
    2- Pode ser.
    3-não se preocupe com isso já vem os acessórios de ligação em material apropriado.
    4-sim coloca o termoacumulador a +-65 e a termoestatica a 45 e de 100 passa para 150l de água a 45º.
    5-Sim em teoria pode ser , apesar de não ser recomendável.
    6-Estude os seus hábitos de consumo e compre um programador para ligar 2 horas antes dos banhos e desligar a seguir aos banhos, se os banhos são aleatórios esqueça isto.Nesse caso então não precisa da termostatica e basta regular o TE para +-50º/45º consoante seja inverno ou verão.
  2.  # 3

    Agora vem aí a malta dos Aristons XPTO do seculo XXV , já lhe dão outros conselhos lol
  3.  # 4

    Sim eu acredito que 100 litros que chegue mas será que 150 litros não se pode tornar mais econômico. Eu digo isto porque acho que quanto maior nunca vai utilizar a água quente toda ou seja o termoacumulador não vai gastar tanto a aquecer de novo a água depois da utilização pois não utilizou a água quente toda.
    • 1pedro2
    • 16 fevereiro 2021 editado

     # 5

    Colocado por: micaelmaxiSim eu acredito que 100 litros que chegue mas será que 150 litros não se pode tornar mais econômico. Eu digo isto porque acho que quanto maior nunca vai utilizar a água quente toda ou seja o termoacumulador não vai gastar tanto a aquecer de novo a água depois da utilização pois não utilizou a água quente toda.


    Vamos por partes , são 3 pessoas, tomam todas banho de seguida mais ou menos à mesma hora?
    Sim:
    Então coloca um programador para ligar 2 horas antes do 1º banho e desligar depois do ultimo, com o termostato do TE a 65º e à saida uma termoestática a 45º, esse 100 litros vão ser 150 litros e darão para os três banhos.
    Não:
    Então não faz nada porque não tem hábitos ciclicos de banho , estes podem ser a qualquer hora, neste caso coloca o TE a 45º/50º e deixa sempre assim, neste caso não é necessário nem programador nem termoestática .
  4.  # 6

    E esqueça os 150 litros isso é um desperdicio para 3 pessoas, no máximo 100 e mesmo assim já é muito.Mesmo que os 3 banhos sejam seguidos com a termoestática à saida chega e sobra.

    Mas também não é para ficar meia hora no duche cada um.

    Digo duches de +-8 min e chuveiros com redutores de caudal de 5 litros por minuto, como eu tenho, com a água sempre aberta, 40 litros cada, o que é exactamente um duche médio.
    • 1pedro2
    • 16 fevereiro 2021 editado

     # 7

    Se tiver bi-horario e tomarem todos banho à mesma hora é o mais económico , põe para ligar o programador p.e. às 5h e desligar às 8h a 65º e depois para ligar 1 hora à tarde , pode alguem querer dar banho à tarde/noite, essa 1 hora é suficiente porque a àgua ainda estará pouco fria.

    Neste esquema seriam +-25 eur mes de eletricidade.Mas depois vai vendo e optimizando consoante os seus hábitos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: micaelmaxi
 
0.0120 seg. NEW