Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 22 fevereiro 2015

     # 261

    Tem que determinar qual é a marca e modelo. Pelas fotos não é fácil, até porque existem muitos motores parecidos
  1.  # 262

    E se procurar primeiro na marca.
  2.  # 263

    e na marca que compra estes motores a italia....e que alguns modelos são universais .....por vezes aqui consegue-se comprar mais barato e iguais,principalmente ao comerciantes do norte do país....vamos lá entender isto....
    • Mmp
    • 22 fevereiro 2015

     # 264

    Também estou em vias de começar a construir e estou a ponderar instalar aspiração central. Talvez coloque só a instalação, porque o dinheiro não dá para tudo.
    Tenho um bom aspirador, tipo Raibow mas é da mundial casa. Adoro aspirar os tapetes e os colchões.... nada melhor que um aspirador a àgua. O vapor também dá jeito para os azulejos ficarem a brilhar. Mas dá muito trabalho!
    Só de pensar que tendo uma moradia com 2 pisos ter de andar com o aspirador a baixo e a cima....

    Não sei, vou estudar os comentários do forum!

    O ideal era haver aspiração central sem sacos, mas sistema a àgua....
  3.  # 265

    o ideal era mesmo não ter de limpar... :)
  4.  # 266

    Colocado por: euTem que determinar qual é a marca e modelo. Pelas fotos não é fácil, até porque existem muitos motores parecidos


    Era mesmo de si que estava à espera! Pode dar uma olhada ao meu post 261 por favor? Pelo seu comentário parece perceber da coisa...
    • eu
    • 23 fevereiro 2015

     # 267

    Colocado por: braga68Esta discussão já tem uns anos mas aconteceu-me agora a aspiração central deixar de funcionar. Sim, no meu caso ouve-se o tal clique.

    Então podemos já colocar de parte dois eventuais problemas. Não é da mangueira nem dos circuitos que vão das tomadas ao aspirador.

    Fiz um teste para ver se o motor trabalhava mas mais valia estar quieto. Confirmei que o motor funciona com 220 V, por isso liguei-o direto mas só por 2 segundos porque aquilo até deitava lume na zona das escovas.

    As faíscas nas escovas é normal. Se ele funciona com uma ligação direta, então o problema pode ser dos fusíveis ou do relé...

    Só depois pensei que deveria ter desligado as "fichas" que estão ligadas às escovas com fios que vêm da placa.

    Placa? Que tipo de placa é? Pode colocar uma foto?
  5.  # 268

    ora aqui tb me explicaram o que fizeram, trocaram as escovas por umas não originais mas com a mesma medida, disseram-me que agora o motor deixou de trabalhar, pois estiveram a ver e já tinha gasto um pouco as escovas, ligaram-no num outro sistema igual e queimou o fusível, portanto o motor está com algum problema..penso eu de que...portanto coloquei aqui a foto do motor.
  6.  # 269

    wrong post
  7.  # 270

    Sr. "eu", aqui estão as fotos:
      DSC05062.JPG
  8.  # 271

    mais:
      DSC05066.JPG
  9.  # 272

    mais:
      DSC05071.JPG
  10.  # 273

    mais:
      DSC05065.JPG
  11.  # 274

    mais:
  12.  # 275

    mais:
      DSC05068.JPG
  13.  # 276

    mais:
      DSC05072.JPG
  14.  # 277

    Fui direto aos fusíveis porque já tinham sido substituídos uma vez. Tenho um multímetro digital mas não tenho a certeza se o utilizo da melhor forma. O que fiz foi testar a continuidade pondo em cada extremo do fusível a "ponta de prova" do multímetro e ele apitou. Conclui que existia continuidade então estavam bons. Se bem que num deles se vê a chapinha de cobre mas no fusível mais pequeno não vejo fio nenhum. Depois, e dado que a máquina trabalha todos os dia já lá vão 11 anos, fui ver as escovas mas ainda tem bastante. Quando liguei o motor direto à corrente de 220v não vi chispas a sair das escova, aquilo quase que pegava fogo e cheirou um pouco a queimado. Foram só dois ou três segundos. Fiquei confuso porque como pode ver na foto do motor diz lá 220v. Pensei se não teria nada a ver com corrente alterna e corrente contínua, ou seja, se não existirá alguma coisa naquele "módulo" que transforme a corrente alterna em contínua (já estou a inventar!).
    Obrigado pela sua atenção!
  15.  # 278

    Colocado por: braga68se não existirá alguma coisa naquele "módulo" que transforme a corrente alterna em contínua (já estou a inventar!).
    Obrigado pela sua atenção!

    O modulo electrónico é apenas para ligar/desligar o motor. tem um transformador de 220 para 12V (normalmente) para não apanharmos choque nas tomadas.
    o Motor trabalha a 220V

    provavelmente deve ser mesmo essa placa electronica que está queimada e não dá "ordem" para o motor arrancar. (tem um relé que faz a alimentação ao motor).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: braga68
  16.  # 279

    Colocado por: carlosfbmanuelBem se houver alguém que saiba onde ou se houver aqui alguém que possa ajudar na compra de um motor para a aspiração central....igual ao das imagens.

    já comprei um para mim, mas não durou muito tempo... tenho o outra vez arrumado....
    comprei novo, de 220V 1400W durou pouco mais de 2 anos.
    estou agora também na duvida se compro outro, ou uma máquina nova completa... é que só o motor custa 150 euros.
    • eu
    • 24 fevereiro 2015

     # 280

    Colocado por: braga68O que fiz foi testar a continuidade pondo em cada extremo do fusível a "ponta de prova" do multímetro e ele apitou

    Testou os fusíveis no sítio onde eles estão ou tirou-os para fora e testou fora do circuito?

    A placa não me parece nada de mais, não vejo electrónica ativa: parece-me só uma pequena fonte de alimentação, um relé que liga e desliga o motor e condensadores de correção do fator de potência...

    Teste novamente os fusíveis (fora do circuito). Se não for dos fusíveis, pode ser o relé avariado.
 
0.0574 seg. NEW