Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, tenho acompanhado muitos tópicos, mas continuo com dúvidas.
    Neste momento, tenho uma moradia em banda que vale cerca de 300000 euros, devendo ao banco 75000 euros.
    Gostava muito de me mudar para uma moradia térrea com pelo menos 800 m2, nem que seja numa freguesia mais afastada da cidade onde resido (Braga).
    Para tal, pretendo comprar terreno e construir. Neste momento, teria de fazer crédito para a compra do terreno+crédito a construção.
    Podia vender a moradia facilmente mas não queria vendê-la antes da nova casa estar concluída. Acham que devo juntar dinheiro para a compra de um terreno e fazer crédito a construção ou há outra solução? Gostava de iniciar este projeto agora e não esperar alguns anos.
    Desde já, agradeço as vossas sugestões.
    Camila Teixeira
  2.  # 2

    só para ter a certeza, para uma casa com 800m2 ou para um terreno com 800m2?
  3.  # 3

    Um terreno.
    Pretendo uma casa térrea com cerca de 220/250 metros quadrados.
  4.  # 4

    Boa noite,

    Também sou da zona de Braga (concelho vizinho) e estou a construir em terreno de dimensão semelhante e casa de dimensão semelhante.

    Digo-lhe desde já que se tivesse uma casa, não me metia a construir outra. :D mas de esta mesmo com essa ideia, eu diria que se conseguir vender a actual por 300mil, liquida o crédito e ainda fica com 225mil, se por para zonas mais rurais, consegue comprar terreno e construir, talvez com a ajuda de novo crédito habitação.

    Agora... se não quer vender já a casa que tem, não tem terreno e não tem dinheiro para o comprar já, tem dois problemas:
    1) Não sabe que quando terminar de construir, se ainda lhe dão 300mil pela actual casa;
    2) Tem que ter DSTI que "aguente" com os dois crédito entretanto.
  5.  # 5

    Há outra questão em relação a comprar o terreno a crédito: o banco só empresta para "aquisição e construção" se o terreno já tiver projecto aprovado. Isto é se já estiver pronto a iniciar a construção... O que não acontece normalmente (a menos que seja lotes de terreno em loteamentos, já vendidos com projecto aprovado). Mas não me parece que seja isso que quer.
  6.  # 6

    Obrigada pela resposta.
    O melhor seria vender já a casa mas teria de arranjar um apartamento para alugar, o que não me agrada.
    Já agora,adquiriu o seu terreno por quanto?
    Por cá, na zona onde moro e proximidade, ronda à volta dos 100000€, nas dimensões que pretendo. Acho bastante caro!
  7.  # 7

    100mil por um pedaço de terra é muito, na minha opinião. Eu paguei metade e já achei demais. E perdoe-me a franquesa, mas se ainda não tem esse dinheiro de lado, para si também deverá ser muito.

    A solução que indica, apesar de não lhe agradar, parece-me a mais razoável, por vários motivos:
    1. Não fica com dois créditos em simultâneo (apesar de ficar com uma renda);
    2. Pode contratar o novo crédito desde logo como habitação própria permanente, uma vez que já terá liquidado o 1º;
    3. Não tem que declarar mais valias em IRS porque vai reinvestir o lucro da venda da actual casa em nova habitação própria permanente (Estou a assumir que vai vender com lucro).
  8.  # 8

    Ainda não tenho esse dinheiro de lado. Teria de esperar uns 3/4anos para conseguir poupá-lo! E também acho que é demais só por um bocado de terra!

    Ao vender a casa, terei lucro sim mas será para reinvestir.
    Todo o processo que envolve a construção é muito moroso(uns 3 anos?) É muito tempo numa casa alugada e a pagar renda!
    Tenho de ponderar bem as opções.
  9.  # 9

    se tivesse dinheiro para comprar pelo menos o terreno, dava para ir vivendo na sua casa tratar dos projetos e quando começasse a construir colocava a casa onde habita à venda. com sorte entre encontrar um comprador, fazer o CPCV e fazer a escritura podia dar tempo da construção terminar.
  10.  # 10

    Concordo com o Pauloagsantos. Quem se quer meter na aventura de construir a casa dos seus sonhos, à sua imagem e semelhança, deve pele menos ter o terreno MAIS, no mínimo, 10% do valor da construção de lado. E já não estou a incluir os custos administrativos: projecto, licenças, baixadas da EDP, carradas de impostos...

    Diz-me a minha experiência profissional, que se realmente tivesse capacidade para poupar 100mil em 3 ou 4 anos, já o teria feito. A menos que tenha andado a amortizar antecipadamente o crédito habitação que tem... Se não foi esse o caso, vai ter que rever bem as suas finanças pessoais, porque ter salários altos muitas vezes não significa capacidade de poupança.

    Não entenda isto como crítica. :) Haverá aqui muita gente no fórum que lhe poderá falar de projectos e construção, a minha área é mais toda a carga administrativa que envolve a coisa e como pagar :)
  11.  # 11

    Obrigada pelas vossas respostas!:)
    Eu e o meu marido somos pessoas bastante poupadas. A casa que possuo é nova: só tem um ano e meio e“só” fizemos um empréstimo de 75000€. O resto foi das nossas poupanças. A casa situa- se na zona nobre da cidade, provavelmente conseguiríamos vendê-la por mais de 300000€. Ainda somos jovens, somos funcionários públicos e temos um menino pequeno e um bebé! E estamos arrependidos de ter comprado esta casa: a típica moradia em banda com 3 pisos e um pequeno quintal. Queremos um grande quintal para os nossos filhos mas também para nós e com mais privacidade.
    Quando digo que conseguimos em 3 ou 4 anos, é porque já temos algum dinheiro de lado mas não o suficiente para estes preços de Braga!
    As vossas respostas correspondem ao que já pensava: teremos de adiar alguns anos a construção da casa dos nossos sonhos.
  12.  # 12

    Colocado por: Camila TeixeiraPor cá, na zona onde moro e proximidade, ronda à volta dos 100000€, nas dimensões que pretendo. Acho bastante caro!


    Olá.
    Se vier cá para os arredores consegue isso por menos de metade do preço. Cabreiros é a freguesia mais afastada a poente, mas daqui à cidade tarda 10min, o dobro/triplo se for com a TUB. O mesmo do lado sul, norte e nascente. Claro que se procura por Nogueira, Frossos, Ferreiros ou S. Mamede d'Este, são arredores, mas naturalmente o m2 de terra custa mais e provavelmente encontrará menos terrenos com 800m2.

    Acho que para o que quer (tamanho e preço) devia considerar zonas limetrofes do concelho. Ou mesmo noutros. Vila Verde é pertíssimo, ou freguesias de Barcelos (Martim), P. Lanhoso, etc...
  13.  # 13

    Os preços andam loucos em todo o lado. Uma vivenda em banda 300mil, terrenos a 100mil (sendo urbano já fez as contas a quanto paga de imt? Um roubo), enfim... Mas eu compreendo o seu sonho, porque eu também estou a construir (vivo em casa arrendada, nunca comprei).

    Acho que cometeu um erro com essa casa que comprou então. Se já se arrependeu é porque se precipitou um pouco, a vida muda com os filhos... E isso da zona nobre da cidade é uma treta das imobiliárias, na minha opinião há sítios bem melhores para viver que Fraião ou Nogueira.

    Mas não é um erro que não se resolva e que até pode aproveitar em seu favor. Podia fazer uma de duas coisas:
    1. Vender já e arrendar um apartamento (fora do centro de Braga)
    2. Junta mais algum €€, líquida o crédito, e arrenda a casa que tem. Vende a treta da zona nobre a outra família e fica com uma renda para pagar o crédito que vai contrair para a construção. Isso sim, era bom negócio. :)
    Concordam com este comentário: Camila Teixeira
  14.  # 14

    E sim, devia virar-se para Prado, Vila Verde, Amares, Póvoa... Se quer uma vivenda como deve ser, tem de abraçar a possibilidade de ser uma parolinha da aldeia :)
  15.  # 15

    Concordo com as vossas opiniões.
    Neste momento , com os filhos, não me importo de morar um pouco mais afastada de Braga, nomeadamente numa aldeia.:)
    O problema são as deslocações diárias para o emprego ( em Braga) e os colégios ( em Braga) Atualmente, na nossa casa, chegamos rapidamente a todo o lado.
    Tenho de ponderar muito bem.
  16.  # 16

    Falando por experiência própria quanto às deslocações: Eu vivo e estou a construir no centro de Amares, trabalho no centro de Braga (mais no centro só se trabalhasse na Câmara), actualmente demoro 15/20 minutos de carro. Quando há escola, é pior, mas dá para contornar o transito. No pior dos cenários 30 a 40minutos (40 já é a correr mal).

    Mas eu sou nascido e criado na aldeia, para mim isto é o normal. Para si pode ser uma perda de conforto.

    As zonas dos colégios são de facto uma chatice... Mas é lidar. É uma questão que não ponderei, porque não quero pôr a minha filha num colégio (há de sobreviver à escola pública como o pai e mãe 😈). Estou a brincar, ela tem 7 meses, não faço ideia.

    Pondere bem, para não lhe acontecer o mesmo que aconteceu com a primeira casa. Uma coisa é o sonho, outra o que vem anexo a ele:)
  17.  # 17

    Colocado por: Camila TeixeiraA casa que possuo é nova: só tem um ano e meio e“só” fizemos um empréstimo de 75000€. O resto foi das nossas poupanças.


    ou seja, descapitalizou-se e agora está encostada entre a espada e a parede.

    Quer construir uma casa, se conseguir vender a casa onde mora atualmente até tem capacidade financeira para isso, mas não tem liquidez para iniciar o processo. Também é chato vender a casa e ir morar 2 ou 3 anos para uma casa alugada enquanto constrói a casa nova mas se calhar seria a opção mais sensata.
  18.  # 18

    Muito obrigada pelas respostas!:)
    A minha bebé tem 8 meses mas o menino já tem 6 anos e já frequenta o colégio.
    Vou ponderar muito para não me arrepender outra vez.
    Boa sorte para a construção da sua casa e para a sua bebé!:)
  19.  # 19

    Colocado por: pauloagsantos

    ou seja, descapitalizou-se e agora está encostada entre a espada e a parede.

    Quer construir uma casa, se conseguir vender a casa onde mora atualmente até tem capacidade financeira para isso, mas não tem liquidez para iniciar o processo. Também é chato vender a casa e ir morar 2 ou 3 anos para uma casa alugada enquanto constrói a casa nova mas se calhar seria a opção mais sensata.


    Sim, descapitalizou-se. É um erro bastante comum, é chato mas tem solução e está longe de encostar alguém entre a espada e a parede. A casa neste momento tem liquidez e até permite lucrar com ela.

    A venda imediata permite à Camila muito mais do que "iniciar o processo" da construção da nova casa... Há pontos de partida bem piores.
  20.  # 20

    Colocado por: ZeMac86Sim, descapitalizou-se. É um erro bastante comum

    Não concordo, face à capacidade poupança que tem, rapidamente recupera a liquidez, mas claro não é suficiente para comprar terrenos.
    Em todo o caso pode sempre pedir um reforço do empréstimo, e fica com liquidez para comprar o terreno.
    Concordam com este comentário: ZeMac86
 
0.0219 seg. NEW