Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Noite,

    Sigo o Forum há bastante tempo mas apenas me registei agora. Já foram algumas as dúvidas e questões que esclareci por cá, e considero este espaço de enorme utilidade! Venho agora pedir a vossa opinião.
    Estou a vender a minha casa, recorrendo a imobiliária. O objetivo é vender a que tenho e comprar outra, sem recorrer a qualquer crédito. Para não ter qualquer imprevisto, quero dar prioridade à venda e seguidamente investir o valor na nova, nem que para isso tenha que passar uns tempos em casa de familiares por um tempo, entre a venda da atual e a compra da nova.
    De qualquer forma, tenho estado com atenção à oferta existente. Encontrei um imóvel em construção que seria bastante interessante para comprar, mas confesso que estou com algum receio de dar já um sinal com CPCV, porque obviamente não tenho a certeza de quanto tempo vou demorar a vender a atual casa.
    A minha questão é: tendo em conta que os promitentes-vendedores aceitam, por vezes, nos contratos CPCV uma clausula que permita a devoluçao do sinal se o promitente-comprador não obtiver crédito bancário, será muito descabido ter, no meu caso, uma cláusula que diga que se nao conseguir vender a minha casa em X meses me devolvem o sinal? É comum isto acontecer?

    Procurei pelo fórum se alguém tinha passado por esta situação, mas não encontrei...

    Muito Agradecido!
  2.  # 2

    O cpcv pode ser o que você quiser desde que ambos assinem
  3.  # 3

    Obrigado pela resposta RicardoPorto.

    Mas tem conhecimento se esta será uma situação que costuma acontecer? É que pelo que pesquisei, o que mais acontece são compradores que fazem o CPCV com a clausula da aprovação de crédito bancário... Neste caso, felizmente, não terei necessidade de pedir crédito, mas apesar de ter disponível o valor para pagar o sinal (que seria na ordem dos 10%), para o restante tenho mesmo que contar com o valor da venda da minha casa...
  4.  # 4

    Já discutiu a hipótese de permuta? Ainda poupa no IMT.

    Eu curiosamente estou numa situação semelhante.
    Ainda discutimos uma permuta, porque o comprador estava receptivo, mas como era um particular não tinha interesse na localização do meu.

    Também não queria recorrer a crédito, mas como só faltavam cerca de 20% para o valor acordado, optei por pedir um crédito que irei pagar de imediato assim que vender o apartamento.

    Tem alguns custos extra, é um facto, mas permite-me mudar com calma e decidir o que fazer com o apartamento depois.
  5.  # 5

    Colocado por: hangasJá discutiu a hipótese de permuta? Ainda poupa no IMT.

    Eu curiosamente estou numa situação semelhante.
    Ainda discutimos uma permuta, porque o comprador estava receptivo, mas como era um particular não tinha interesse na localização do meu.

    Também não queria recorrer a crédito, mas como só faltavam cerca de 20% para o valor acordado, optei por pedir um crédito que irei pagar de imediato assim que vender o apartamento.
    ="CommentBodyFooter">


    Toquei no assunto da permuta, mas o meu imóvel não será um produto pretendido pelo propietário da casa que tenho em vista.

    Também já pensei no crédito, mas no meu caso falta-me uma percentagem considerável do valor. Consigo suportar um sinal sem problema mas só vou mesmo conseguir pagar a maioria com o dinheiro da casa atual. Assim, o valor de empréstimo seria muito grande e a taxa de esforço seria incomportável. Nenhum banco me emprestaria, mesmo tendo em conta que tenho um imóvel como "garantia"

    Daí colocar a hipótese de um CPCV a salvaguardar a devolução do sinal se, por algum motivo, não conseguir vender a minha casa, mas não sei se será habitual isto acontecer.
    Concordam com este comentário: hangas
  6.  # 6

    Colocado por: Jorge__SantosDaí colocar a hipótese de um CPCV a salvaguardar a devolução do sinal se, por algum motivo, não conseguir vender a minha casa, mas não sei se será habitual isto acontecer.


    Não será a coisa mais comum, nas também não é descabido de todo.
    O risco para o vendedor é semelhante ao do crédito, é dar-lhe uma hipotese de arranjar capital para completar a venda.

    Mas é como o RicardoPorto disse, o CPCV pode ter qualquer coisa que ambas as partes concordem. É uma questão do vendedor aceitar dar-lhe uns meses para vender a casa actual.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge__Santos
 
0.0113 seg. NEW