Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros amigos

    Os vossos comentários aqui neste fórum valem para mim ouro por isso lembrei-me mais uma vez de vir aqui expor algumas duvidas que me atormentam a alma...

    Como sou um nabo autentico em matéria de contruir uma casa surgiram-me várias duvidas.

    Ora bem, tenho a licença pronta a ser levantada,tenho o emprestimo quase aprovado (ficando a faltar a escritura) e tenho o construtor escolhido (ou não!!!)
    Aqui é que a porca torce o rabo.Achei o senhor bastante razoável na forma de tratar a situação qd fui falar com ele.Apresentou-me o orçamento e estava 99% inclinado para ser ele o "eleito".

    Acontece que por portas travessas (e às vezes são só as más linguas!!!)ouvi dizer que este senhor "trabalha" "com menos materiais do que aqueles que são realmente necessários para construir uma casa".Não sei se me fiz entender mas penso que sim.
    o que pergunto é: Como e quem fiscaliza uma obra para que esta apresente as mesmas caracteristicas relatadas no projecto de especialidades ? Hoje em dia é assim tão fácil colocar/aplicar numa obra em vez de X ... X-1 ? É que eu nao percebo patavina...sendo assim só me resta confiar no construtor???

    É que a casa vai ficar situada num sitio um pouco barulhento e frio e por isso não gostava muito de viver num sitio onde se ouvisse constantemente o barulho dos carros e onde o frio fizesse parte do nosso quotidiano!!!
    obrigado e desculpem estar sempre a chateá-los!
    • naar
    • 20 novembro 2009

     # 2

    Boas,

    Só assim muito rápido:

    Tem a certeza do que ouviu é verídico ou são apenas más linguas da concorrência?

    Se não confia nele acho melhor nem começar.

    Nunca pense que se e friso SE esse construtor fôr daqueles "trafulhas" nem com um Engenheiro ou Arquitecto de visita á obra todos os dias você consegue ter a certeza de que "está lá tudo"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ringalinho
  2.  # 3

    Boas

    Como e quem fiscaliza uma obra para que esta apresente as mesmas caracteristicas relatadas no projecto de especialidades ?

    Compara o que está a ser executado com os documentos do projecto.

    Hoje em dia é assim tão fácil colocar/aplicar numa obra em vez de X ... X-1 ?

    Hoje em dia e sempre, se o empreiteiro não for sério e a fiscalização não actuar.

    É que eu nao percebo patavina...sendo assim só me resta confiar no construtor???

    Ou contratar alguém capaz de fiscalizar como deve ser.

    cumps
    José cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ringalinho
  3.  # 4

    Ringalinho
    Os muitos anos de fiscalização dizem-me que nem com uma fiscalização a tempo inteiro é possivel garantir que não é enganado. Pode é ser menos enganado. A confiança é meio caminho andado para que as coisas corram bem.
    Mas para o descançar os meus muitos anos tb me dizem que por norma quando existe uma fiscalização eficiente isso é possivel.
    • naar
    • 20 novembro 2009

     # 5

    Já aqui contei a história de um que só desenrolava a malhasol quando o dono estava na obra (quem diz o dono pode dizer o fiscal), como estas haverão mais....

    Eu é que não dava uma obra a fazer a quem não depositasse total confiança.

    Mesmo com os de confiança as coisas ás vezes nem sempre correm bem, quanto mais...

    E eu sou Optimista. :)
    • naar
    • 20 novembro 2009

     # 6

    Agora por exemplo com uma boa fiscalização e um bom projecto de execução pode sempre ser melhor mas não é garantido :)

    Uns exemplos práticos:

    Se tiver umas vigas em ferro para pintar e se a fiscalização pedir 3 demãos de primário cada uma de sua côr, será dificil enganá-lo (ou não, se não fôr todos os dias á obra, para saber a verdade terá que raspar)

    Quando chegar a fase da pintura quem lhe vai garantir que a tinta é da marca que definiu? poderão ser só as primeiras latas, que servirão depois para receber lá dentro outra de menos qualidade.

    O isolamento nas paredes, só se tiver todo o dia na obra é que terá a certeza que ele está lá todo.

    Etc, etc, ....

    Eu pessoalmente acho é que não terá descanso contratando uma pessoa/empresa que não seja de sua confiança para lhe fazer a obra: Afinal trata-se da sua CASA.
  4.  # 7

    obrigado a todos.Tenho mesmo de decidir o que vou fazer...
  5.  # 8

    Boas Ringalinho,

    Confesso que esse foi também um dos meus maiores receios. Seja como for, concordo em absoluto com o Naar. Tem de haver absoluta confiança.

    Eu no processo de construção da minha moradia, estou a dar bastante (muito mesmo, espero que não demais) valor aos elos de ligação entre as diversas partes (todos costumam trabalhar com todos, a arquitecta, o Engº de especialidades, o construtor, etc.) onde são (foram) responsáveis por uma série de obras ali num raio de 75 kms.

    Quando vou com o empreiteiro no jipe dele, o homem conhece toda a gente. É Dona Alzira como está, é Sr. Sebastião como vai. Conhece todos. Cumprimenta todos.

    Nas terras pequenas, se corre mal, a mensagem passa depressa e perde mercado, e nós sabemos como as empresas pequenas vivem nestes meios pequenos. Vi uma série de obras e gostei do que vi. Vale o que vale, é certo, mas tinha de confiar em alguém. E preferi em confiar num individuo da terra onde vou construir, do que levar um de Lisboa da minha "pseudo" confiança, que se corresse mal, também ninguém saberia (e financeiramente, também não compensava).

    Vamos ver o que dá. Para já e, desde Outubro 2007 em que fiz a compra do terreno, tudo correu às mil maravilhas. Resolvi simplesmente não quebrar aquela "cadeia".

    Penso que aquela ideia base das empresas quando querem recrutar, que a melhor fonte de recrutamento é o interno, porque à partida, e se você acredita nas pessoas com quem está, pessoas honestas dão-se com... pessoas honestas. Aqui é o mesmo ou parecido. Se você confia num dos intervenientes, procure trabalhar com pessoas com quem ele costuma também trabalhar. Eles conhecem-se todos :P

    1 abraço e boa sorte

    RG

    http://montedoregato.blogspot.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lobito, naar
  6.  # 9

    meu caro,

    quem vai ser o coordenador de segurança?

    ou nem isso tem ou, pior, nem isso sabe?

    ab
 
0.0142 seg. NEW