Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite. Estou a avançar com umas obras de remodelação em minha casa na zona de felgueiras e tenho algumas dúvidas. Se alguém me conseguir ajudar.
    Pedi 6 orçamentos para instalação total de bomba de calor Daikin para trabalhar com radiadores. Os orçamentos teriam de incluir a instalação da bc, tubagem da água para os radiadores, todos os acessórios para o funcionamento da bc, radiadores, válvulas etc. Ficando ao meu encargo a abertura dos rasgos para a passagem doa tubos e a parte de eletricista para colocar quadro de luz junto à máquina. Acontece que dos vários orçamentos pedidos, houve uma disparidade mt grande de valores. 12 mil € a mais barata e 18 mil a mais cara. Entre eles havia apenas diferença na tubagem. (ppr, pex, inox, cobre)
    Como achei um exagero, decidi ver os preços eu mesmo individualmente e vou avançar para este método. Ser eu a comprar todos os matérias, instalar alguns que sei e apenas pedir a instalação da bomba, a empresa que irei comprar. Avancei entretanto com a pré instalação da tubagem em cobre que o meu picheleiro orçamento em 2000€.
    Nos outros orçamentos, todos foram superiores a 2500€. Ou seja, já poupei 500€.
    Agora hoje ao pedir. Oração de radiadores Duval 80, o técnico falou me da bomba calor baxi platinum iplus. A volta de 6 mil euros. Daikin tenho orçamentos so para a bomba a rondar os 10 mil€. Agora estou ainda mais indeciso. Qual a melhor? Daikin ou baxi? Qual a mais eficiente para o aquecimento de radiadores? Eficiência energética? Gastam mt € de luz?
    Apenas preciso para aquecimento pois para arrefecimento tenho ac.
    Para aqs tenho painel solar baxiroca termosifao.
    Para não atrasar outros trabalhos decidi instalar a bc lá pra Setembro (novas promoções), mas até lá queria exclarecer algumas dúvidas que me estão a deixar mt confuso.
    A área a climatizar ronda os 160m2 mais coisa menos coisa.
    Qualquer dúvida que necessitem para me ajudar posso exclarecer. Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: António carvalhobomba calor baxi platinum iplus. A volta de 6 mil euros. Daikin tenho orçamentos so para a bomba a rondar os 10 mil€. Agora estou ainda mais indeciso. Qual a melhor? Daikin ou baxi? Qual a mais eficiente para o aquecimento de radiadores? Eficiência energética? Gastam mt € de luz?
    a baxi é de baixa temperatura enquanto que a daikin por esse valor deve ser de alta temperatura, logo são soluções dispares absolutamente opostas,

    aconselhava antes a Daikin de media temperatura que deve dar para o que pretende sendo mais em conta na aquisição e na utilização que a alta temperatura.

    baxi ou daikin? dacia ou mercedes? qual deles será melhor pela mesma ordem??
    Estas pessoas agradeceram este comentário: snob
  3.  # 3

    Um dacia é mais fiavel que um mercedes
  4.  # 4

    Boa tarde jfsmoreira. Entendo a sua comparação e por acaso até tenho um Mercedes e uma berlingo (conforto diferente) claro. A minha dúvida é pelo facto de já ter visto muitos artigos aqui no fórum em relação às bombas de calor e para tentar evitar os erros que já aqui foram mencionados, fiz as respetivas perguntas que para já me suscitam dúvidas. Pk se eu questionar os eng de cada marca, a deles é sempre a melhor. Vi tb um comentário seu em que diz que Daikin tem má assistência técnica e outro k já não lembro se foi você ou não, em k diz k funciona bem a Daikin até começar a dar problemas. Depois é um deus me livre.
    Como ainda vou a tempo, queria estudar bem a situação, pra depois não me arrepender. Daí ter pedido a vossa ajuda. Para vários aspetos.
    Já agora depósito de inércia, o k aconselham?
  5.  # 5

    Jorge Alves obrigado pela ajuda. O vendedor baxi indicou baxi platinum iplus 16kw. Pensei k fosse alta temperatura, pois falei lhe k tinha orçamentos Daikin alta temp. (Daikin sb-khbrd014v/rsq) ou a 16kw. Entretanto aconselharam a trifásico pk tenho mt equipanto elétrico em casa e em monofasico, poderia ter problemas no futuro de sobrecarga. Qual equipamento de média temperatura recomenda da Daikin? Apenas ouço falar em alta temperatura e baixa. Obrigado
  6.  # 6

    Colocado por: jfsmoreiraUm dacia é mais fiavel que um mercedes
    obrigado
  7.  # 7

    Colocado por: jorgealvesa baxi é de baixa temperatura enquanto que a daikin por esse valor deve ser de alta temperatura, logo são soluções dispares absolutamente opostas,

    aconselhava antes a Daikin de media temperatura que deve dar para o que pretende sendo mais em conta na aquisição e na utilização que a alta temperatura.

    baxi ou daikin? dacia ou mercedes? qual deles será melhor pela mesma ordem??

    Obrigada pela ajuda, é tanta informação para processar, k uma pessoa fica baralhada.
  8.  # 8

    Colocado por: António carvalhoQual equipamento de média temperatura recomenda da Daikin?
    esta https://www.daikin.pt/pt_pt/product-group/air-to-water-heat-pump-low-temperature/daikin-altherma-3-h.html
  9.  # 9

    Colocado por: jfsmoreiraUm dacia é mais fiavel que um mercedes
    se calhar sim, mas têm valores diferentes de aquisição e na venda ainda são mais dispares.
  10.  # 10

    Colocado por: jorgealvesse calhar sim, mas têm valores diferentes de aquisição e na venda ainda são mais dispares

    Ora bem, faça o saldo final (compra-venda) e tire as suas conclusões!
  11.  # 11

    Sinceramente, e não tentando denegrir a imagem da Daikin, Mitsubishi ou outras similares, acho que existem no mercado muitas marcas com qualidade semelhante mas preços muito mais apetecíveis a considerar.

    Se uma Daikin ou outra de nome equivalente avaria, o preço de uma das pequenas placas eletrónicas é simplesmente assustador!
    E a meu ver, o preço pedido é algo fora do contexto. Não é por qualquer razão que por vezes há descontos na ordem dos 40%. Se a máquina valesse o preço de tabela, não haveriam esses descontos, correto?
    Existe cada vez mais marcas com produtos que usam componentes semelhantes a preços mais baratos. Se é a mesma coisa, não sei. Se os COPs apresentados estão corretos, tb não sei.. mas por vezes até apresentam valores de rendimentos muito melhores.

    E depois é aquela coisa do R32... sendo um gás transitório, valerá a pena investir tanto num equipamento para daqui a um par de anos sair outro tipo de tecnologia mais eficiente e mais amiga do ambiente? Não sei! Eu também tenho as minhas dúvidas!
  12.  # 12

    Colocado por: jfsmoreirao preço de uma das pequenas placas eletrónicas é simplesmente assustador!
    E a meu ver, o preço pedido é algo fora do contexto
    evidentemente que não concordo com esta sua afirmação mas reconheço que os valores cobrados por alguns colegas são absurdos.
    por outro lado soou do tempo em que se reparava tudo e mais um par de botas chegando-se a fazer reparações de chaparia, coisa impensável para os dias de hoje.
  13.  # 13

    Colocado por: jorgealvesmas reconheço que os valores cobrados por alguns colegas são absurdos.


    Como em tudo... Infelizmente na construção isto é o que mais existe e por vezes "até parece" que combinam o preço.

    EDIT: Se bem que eu já comprei algumas placas da Daikin e sei bem o que me custaram. A soma destas dava para comprar uma BC da concorrencia!
  14.  # 14

    Colocado por: jfsmoreiradava para comprar uma BC da concorrencia!
    passava aser descartavél, é muito frequente abater equipamentos de marcas brancas por avaria irremediavél de componentes de baixo custo, nas marcas de renome até existe quem repare as placas eletrónicas com sucesso.
  15.  # 15

    Boa noite e obrigado pelas vossas ajudas,Jorge Alves, a máquina que me indicou é de baixa temperatura. Qual o aumento no número de elementos de radiador que teria de fazer face à alta temperatura se viesse a optar pela baixa? Tenho um cálculo na alta temperatura para cerca de 80 a 90 elementos. Os eng que passaram cá por casa, sempre aconselharam alta temperatura porque segundo eles se fosse de baixa temperatura a máquina iria estar sempre a bomba quase no limite. Ou seja iria gastar mt euros de luz... Apenas um me disse k dava os 2. Mas se optasse por baixa teria de aumentar ao número de elementos e ligar a bomba cerca de 2 semana mais cedo do que o que eu pretendo. Pk irá levar mais tempo a aquecer a casa e estabilizar a temperatura. Vou tentar falar com algum eng da Daikin e da baxi para ouvir o parecer deles em relação às máquinas pois os instaladores explicam como querem e não sei até k ponto explicam bem ou se lhes convém vender este ou aquele modelo.
    Consultei os orçamentos que tenho da Daikin e o mais barato são os seguintes.
    Daikin baixa temperatura 5800€
    Daikin alta temperatura 7900€
    Valores que estavam em campanha até 27 de Janeiro. Um outro orçamento as mesmas máquinas, baixa 8700€ e alta 11 mil.
    2 empresas diferentes preços então nem se fala. E isto só as maquinas, fora o resto...
    Em relação a outras máquinas tb me orçamentaram da emmeti e da nive.
    Emmeti preço mt perto da Daikin, ou seja não conheço a marca, optaria pela Daikin por mais meia dúzia de euros.
    Nive, deram me preço superior umas centenas de euros em relação a Daikin. Tb não conheço a marca...
    Enfim, cada vez o buraco é maior...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miguel JR
  16.  # 16

    Colocado por: jorgealvespassava aser descartavél, é muito frequente abater equipamentos de marcas brancas por avaria irremediavél de componentes de baixo custo, nas marcas de renome até existe quem repare as placas eletrónicas com sucesso.

    Amigo qual é a sua área profissional?
    Deposito de inércia, o que aconselha?
    Estou a pensar num de 150lt para compensar pois na maioria dos radiadores irei meter cabeças termostatica de líquido, penso k é assim k se chamam. São umas k fecham quando a habitação atinge a temperatura pré-definida na válvula. A minha ideia será colocar o set point da temperatura ambiente em 20/21 graus.
  17.  # 17

    Pelo que me indicaram os eng, era melhor colocar alta temperatura pois a água é aquecida a 80 graus. Mas a água nos radiadores circula apenas a 55 graus certo? Ora se bem entendo baixa temperatura aquece até 60 graus, logo tb poderá circular a 55 graus nos radiadores certo?
    Agora uma das minha dúvidas. Vale a pena colocar alta temp se na realidade com baixa temp consigo ultrapassar a temp k circular nos radiadores?? Poderei pensar desta forma?? Pois se eu estiver certo o investimento numa de baixa é menor e como não terá de aquecer a tão alta temp, tb irei poupar na luz. Estarei certo? É um pouco confuso talvez... Quem puder ajudar.
  18.  # 18

    Alguém com este tipo de sistemas instalado nas vossas casas k possa dar o vosso feedback real?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miguel JR
  19.  # 19

    Colocado por: António carvalhoPelo que me indicaram os eng, era melhor colocar alta temperatura pois a água é aquecida a 80 graus.
    o equipamento que lhe indiquei faz 60ºC que é exatamente a mesma temperatura que a Baxi platinum plus faz (https://www.baxi.pt/-/media/inriver/30791-10939.pdf), pelo que alguém está enganado.

    mas isto sou eu que não sou eng só sei ler os catálogos dos produtos.


    em Daikin tem ainda mais uma outra opção que faz 75ºC diretos sendo a maquina mais eficiente do mercado: versão Altherma3 H HT.
      2020-11-22 11.18.48-1.jpg
  20.  # 20

    Colocado por: jorgealveso equipamento que lhe indiqueifaz 60ºC que é exatamente a mesma temperatura que a Baxi platinum plus faz(https://www.baxi.pt/-/media/inriver/30791-10939.pdf), pelo que alguém está enganado.

    mas isto sou eu que não sou eng só sei ler os catálogos dos produtos.


    em Daikin tem ainda mais uma outra opção que faz 75ºC diretos sendo a maquina mais eficiente do mercado: versão Altherma3 H HT.
      2020-11-22 11.18.48-1.jpg
      2020-11-22 11.56.49-1.jpg
 
0.0226 seg. NEW